Eu tenho por norma apresentar, em minhas reportagens, as fotos dos vinhos degustados em primeiro lugar. Nada que possa surpreender, eis que este é um portal dedicado ao mundo dos vinhos e esses são o interesse primordial de nossos leitores.
Mas hoje não será assim: a reportagem vai iniciar com as fotos da enóloga e acredito que todos vão entender o porquê! Se houvesse um concurso de Miss Enóloga, com certeza Magdalena Soza, da Viña Casablanca, já estaria com o decanter na mão!
Linda, simpática, carinhosa, cativante, ela nem precisaria fazer mais nada. Mas faz, faz vinhos e muito bem, com paixão e competência. Os marmanjos babavam. Algumas fotos, mesmo, eu tive de censurar para que os mais entusiasmados não enfrentassem o rolo de macarrão em casa.
Foi assim, nesse clima de encanto, que participamos do jantar que a Casa Flora ofereceu no Restaurante Cais da Ribeira, em Copacabana, para apresentar os vinhos que Magdalena nos presenteia.
A noite iniciou com uma mini-degustação vertical do Nimbus Sauvignon Blanc, das safras de 2006 e de 2008, essa última recentemente engarrafada. Como não poderia deixar de ser, 2008 era uma explosão de aromas, com uma atraente lichia, enquanto que 2006 apresentava uma boca elegante e persistente.
Seguiu-se outro branco, o Nimbus Gewürztraminer 2005, com aromas florais e minerais, e uma deliciosa acidez, que foi uma bela harmonização para o prato de bacalhau que lhe fez companhia.
O Nimbus Merlot 2005, vinho bem fácil de se gostar, com boa intensidade e belos aromas de baunilha decorrentes da guarda em barricas francesas por 12 meses.
E duas novidades que Magdalena fez questão de nos apresentar em primeira mão: o Nimbus Pinot Noir Single Vineyard 2007, uma micro-produção de 3.000 garrafas, cortado com 5% de Viognier para incrementar ainda mais os aromas, agradou geral; e o El Bosque Winemaker's Choice Syrah 2005, com aromas de café e ameixas e uma boca elegante, com a madeira bem integrada à fruta.
Mas o grande lance da noite foi o Neblus 2002, um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Carmenère, com um envolvente nariz de couro e canela, e uma boca potente e duradoura com a presença abundante de frutas. Gol de placa!
Oscar Daudt
A enóloga
Magdalena Soza
Momento de concentração
Com Jeanne Marioton
Com o sommelier Marcos Lima
De quem será essa mão tão privilegiada?
Os vinhos
Nimbus Sauvignon Blanc Single Vineyard 2006
Nimbus Pinot Noir Single Vineyard 2007
Neblus 2002
El Bosque Winemaker's Choice Syrah 2005
Santa Carolina Sauvignon Blanc Late Harvest 2006
O jantar harmonizado
Os participantes
Lucília e Ricardo Farias, ex-presidente da ABS
Marcelo Copello, da Escola Mar de Vinho, e a promotora da festa, Cristina Neves
A crítica gastronômica Danusia Barbara
Christian Wyle, diretor da Viña Casablanca
Bruno Agostini, editor do blog Enoteca, do Globo Online, trabalhando...
Cumprimentos por mais esta excelente reportagem. Fiquei impressionado com a beleza ds Enóloga. Deve ter enorme paixão pelo vinho. Não fosse isso, seria uma rival da Gisele.