Eventos correlatos
  • Itália

  • Toscana para todos os gostos

    A família Bacci possui três vinícolas nas regiões mais importantes da Toscana: Montalcino, Chianti Classico e Maremma. Um almoço-degustação com esses vinhos só poderia ser nota 10!

    O Castelo di Bossi, em Castelnuovo Berardenga, no Chianti (foto ao lado), é uma construção de 1099 e é a origem dos negócios da família. Mas além dessa invejável propriedade, a família ainda é dona da Tenuta Renieri (foto abaixo), em Montalcino, e da Terre di Talamo, na Maremma, todas elas representadas em nossa degustação. Foi uma aula de Toscana e de tudo o que ela pode oferecer de bom para os apaixonados por vinho.

    A Importadora Vino, de Curitiba, está lançando esses novos vinhos no mercado nacional e convidou o proprietário, Marco Bacci, para apresentá-los aos enófilos brasileiros. Foi fantástico!

    Logo de início, foi apresentado o Vento IGT Toscana 2007, um 100% Vermentino, da Maremma; eu que ando na minha fase de fissura por vinhos brancos, fiquei vivamente impressionado com seus aromas florais e marcada mineralidade e seu excelente corpo, persistência e equilíbrio. Gostei e não foi pouco! Como era a primeira vez em que eu bebia um Vermentino, fiquei pensando: será que todos eles são assim maravilhosos? Acho que não, pois entendi que esse vinho foi escolhido como o melhor branco da Toscana! Mas não confiem muito nessa minha informação, pois como o Marco fez a apresentação em italiano, eu posso muito bem não ter entendido nada! Outra novidade que esse vinho me trouxe foi a de conhecer a tampa de vidro. Nunca havia bebido um vinho com essa tampa e vi que ela é prá lá de prática. É só recolocá-la no lugar e o vinho fica herméticamente fechado.

    A seguir, vieram dois tintos:

  • o Castelo di Bossi Chianti Classico 2004, 100% Sangiovese, 13,5% de álcool, um vinho frutado, com aromas de ameixa e perfeito equilíbrio. É o cavalo-de-batalha da Bacci, com uma impressionante produção de 500.000 garrafas!
  • o Renieri Rosso di Montalcino 2004, também 100% Sangiovese, 14% de álcool, com aromas de madeira, baunilha e couro, rico e macio.

    Mas a coisa deu um salto de qualidade, e muito grande, com a chegada de dois excepcionais exemplares da revolução supertoscana:

  • o Castelo di Bossi Girolamo IGT Toscana 2003, 100% Merlot, de vinhas de 41 anos, com aromas de frutas vermelhas e alcatrão e especialmente macio, com espetacular estrutura. Um vinhaço! O melhor do almoço!
  • o Regina di Renieri IGT Toscana 2004, 100% Syrah, com deliciosos aromas de frutas vermelhas, pimenta e café, complexo e elegante.

    Oscar Daudt

    Serviço: os vinhos da Importadora Vino serão distribuídos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Espírito Santo pela Importadora Terramatter (21)3860-6565
  • Os vinhos
    Vento IGT Toscana 2007
    Castas: 100% Vermentino
    Álcool: 13,5%
    Região: Maremma - Toscana
    Produtor: Terre di Talamo
    Preço: 75 reais
    Castelo di Bossi Chianti Classico 2004
    Castas: 100% Sangiovese
    Álcool: 13,5%
    Região: Chianti Classico - Toscana
    Produtor: Castelo di Bossi
    Preço: 95 reais
    Renieri Rosso di Montalcino 2004
    Castas: 100% Sangiovese
    Álcool: 13,5%
    Região: Montalcino - Toscana
    Produtor: Tenuta Renieri
    Preço: 90 reais
    Castelo di Bossi Girolamo IGT Toscana 2003
    Castas: 100% Merlot
    Álcool: 14%
    Região: Montalcino - Toscana
    Produtor: Castelo di Bossi
    Preço: 250 reais
    Regina di Renieri IGT Toscana 2004
    Castas: 100% Syrah
    Álcool: 13,5%
    Região: Montalcino - Toscana
    Produtor: Tenuta Renieri
    Preço: 250 reais
    Todos os vinhos da degustação Reparem como o rótulo do Regina tem uma árvore caída, diferente das outras duas garrafas em pé.

    A história é a seguinte: as árvores representam 5 pés de carvalho existentes na propriedade. Mas ano passado, uma tempestade derrubou uma delas e o rótulo das safras mais modernas foi alterado para refletir a nova paisagem.
    Bugatti Pizza & Bar
    Eu não conhecia a Bugatti. É excelente! E fica em um shopping pequeno e escondido, na Barra, que faz você se sentir em outro mundo. É tão diferente, que eu estacionei meu carro na porta do restaurante, como antigamente.
    O almoço
    Bolinhos de bacalhau e Tartare de salmão para harmonizar com o Vermentino Farfalle com porcini (italiano!!!) Cordeiro com batatas coradas, acompanhamento ideal para os 2 IGTs
    Os participantes
    O encontro dos blogs: Cláudio do Le Vin au Blog e Bruno, da Enoteca
    Marco Bacci, proprietário do Grupo Bacci Márcio Moualla, da Terramater Importadora
    Paco Torras, do blog Bistrô Carioca, e Lygia Bittencourt, da Factual Comunicação Avelino Zanetti Filho, da Importadora Vino Quantas mãos tem o Pietro Neroni, da Bugatti?
    Rafaela Giordano e Cláudio Werneck Clodoaldo Dias, da Terramater Lygia
    Comentários
    Sem comentários até o momento    
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br