Matérias correlatas
  • Brasil
  • Casa Valduga

  • Alma brasileira

    Foi excepcional o evento promovido pela Casa Valduga, para o lançamento de seu exclusivo vinho Villa-Lobos Gran Reserva 2005. O nome do vinho e o local foram escolhas primorosas. Villa-Lobos é inquestionavelmente o maior compositor brasileiro e sua grandeza advém da utilização, em sua obra erudita, dos sons das florestas, dos índios, das músicas populares, valorizando como ninguém a brasilidade!

    Juarez Valduga, proprietário da vinícola, soube aproveitar magistralmente o clima que emana do Museu Villa-Lobos, em Botafogo. Ao fazer a apresentação do vinho, proclamou-se um colono, em um discurso repleto de emoção e transbordando de respeito e admiração à nacionalidade. O sotaque era impagável - não sei se natural ou forçado - e quando ele informou que o vinho era elaborado com 100% de Cabernet Sovinhão, os belos olhos de Bernardete dal Corno, gaúchinha da serra, brilharam ainda mais, e ela, não se contendo, exclamou: - "Ele fala a minha língua!"

    Os convidados foram recebidos com o Espumante Casa Valduga 130 Anos Brut que, para combinar com a festa, apresentava aromas de frutas tropicais e uma boca refrescante como um banho de rio na Amazônia.

    Quando foi servido o Villa-Lobos Gran Reserva 2005, pude ouvir muitos elogios. E olhe que a festa contava não apenas com os mais destacados enófilos e formadores de opinião cariocas, mas também com as principais revistas de vinho do país, que mandaram seus representantes diretamente de São Paulo para cobrir o evento: Adega, Gourmet Life, Gula, Prazeres da Mesa e Wine Style. Bota prestígio nisso!

    O novo vinho, com uma tiragem de boutique - 10.000 garrafas apenas - é elaborado com uvas colhidas tardiamente, repousa por 12 meses em barricas novas de carvalho francês e permanece em adega por mais 12 meses. O nariz apresenta ameixas pretas, especiarias e o tempo em carvalho aporta delicados toques de baunilha e chocolate. Na boca traz equilibrada acidez, robustez, taninos elegantes e bela duração! Os 14% de álcool estão integrados ao conjunto trazendo grande prazer ao degustar. Uma maravilha!

    Lauro Carvalho, ex-presidente da SBAV-Rio, era um dos mais entusiasmados. Contou-me que, em poucas semanas estará inaugurando, na Tijuca, uma loja/bar de vinhos, a Espaço Di Vino, e já anunciava que o Villa-Lobos estará disponível para seus futuros clientes.

    Eu fiquei como pinto no lixo! Acompanhar a evolução da produção brasileira de vinhos - especialmente, a produção gaúcha - é para mim motivo de grande orgulho e alegria. Valorizar o que é nosso é demonstração de cultura. Parabéns à Casa Valduga por esse gol de placa!

    Oscar Daudt
    Os vinhos
    Espumante Casa Valduga 130 Anos Brut Casa Valduga Villa-Lobos Gran Reserva 2005 O serviço do vinho As caixas
    Os petiscos
    Os anfitriões
    Heitor Villa-Lobos Turíbio Santos, diretor do Museu Villa-Lobos Henrique Gandelman, da Academia Brasileira de Música Juarez Valduga, proprietário da Casa Valduga
    Juciane Casagrande, diretora comercial da Valduga Alessandra Casolato, organizadora do evento, e Fabiano Olbrisch, diretor de marketing da Valduga Bianca Bittencourt, representante da Valduga no Rio
    O Museu Villa-Lobos
    O cabeludo maestro e seus tipos populares brasileiros Lembranças de Villa-Lobos, incluindo o indefectível charuto Os instrumentos do compositor
    O conjunto de choros
    O conjunto Os Chorões O maestro do conjunto, Sérgio Barboza
    A imprensa paulista
    A grande imprensa especializada em vinhos compareceu em peso para prestigiar o evento
    Renato Frascino, da revista Gourmet Life José Maria Santana, da revista Gula Ricardo Castilho, da revista Prazeres da Mesa
    Bruno Vianna, da revista Wine Style
    (e presidente da ABS-Campinas)
    Christian Burgos, da revista Adega
    Os convidados
    Renata e o crítico de vinhos Marcelo Copello Luciana Plaas e Alexandre Lalas Lauro e Adriana Carvalho, anunciando a breve abertura da loja Espaço Di Vino, no Tijuca Off Shopping O consultor eno-gastronômico Paulo Nicolay
    A crítica de gastronomia Danusia Barbara Roberto Rodrigues, diretor da ABS-Rio Valdiney Ferreira, da L'Orangerie Teresa Jóia, vice-presidente da Confraria Amigas do Vinho
    Bernardete dal Corno, gaúcha e enófila Marcelo de Moraes, sommelier do Grupo Porcão
    Martha e Romaine Carelli Katia Ribeiro, vice-presidente da FEBAVE É ou não é linda a crítica de gastronomia do EnoEventos, Luciana Plaas?
    Maria de Fátima Duarte Antônio e Catarina Lamarca, da Garapa Doida, do Leblon Henrique, Turíbio e Juarez A nova assistente de Danusia, Kamala Devi
    Comentários
    Alessandra Casolato
    Diretora da CH2A
    São Paulo
    SP
    07/06/2009 Como eu estava "correndo para lá e para cá", seu material me ajudou a resgatar momentos que pude viver só de relance!

    Ah, e o sotaque é aquilo ali mesmo, Cabernet Sovinhão, bolsa Luis Vitão, etc. ;-) Muito bom, né?

    Bjs
    Ale Casolato
    Carlos Teles
    Enófilo
    Niterói
    RJ
    08/06/2009 É ou não é? Não Oscar, ela É !
    Renato Frascino
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    08/06/2009 Parabéns a todos; o dueto pessoas, vinho como arte sempre será um sucesso.

    Viva os Rios de Janeiro e Grande do Sul, em parceria com São Paulo, o trinômio do saber com sabor.

    Renato Frascino
    Roberto Cheferrino
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/06/2009
    Luiz Paulo dos Santos
    Representante comercial
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/06/2009 Estreando neste simpático e aprazivel site. Perfeito a matéria e o titulo: ALMA BRASILEIRA!

    Quanto a interrogação sobre a Luciana! Simplesmente LINDA, ANGELICAL!

    Parabéns a todos colunistas e colaboradores.
    Luiz Paulo
    Flávia Baxhix
    Enófila
    Araçatuba
    SP
    08/07/2009 Ao querido sr. Juarez... simpatia em pessoa, e toda sua equipe... parabéns por elevar o nome do país junto aos grandes produtores de vinho!

    Provamos o Villa Lobos na Expovinis, e nos apaixonamos sem esforço, assim como o espumante 130 e o adorável Chardonnay Grand Reserva!

    Sucesso sempre.
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br