Matérias correlatas
Portugal
Casa Flora/Porto a Porto

A melhor criação de Filipa

O clima do almoço era bem intimista. Uma varanda no Jardim Botânico, poucos participantes, boa comida e mamadeiras, chupetas e carrinhos por todo o lado. Claro, a gente estava se sentindo quase como num almoço em família!

Foi uma excelente oportunidade que tivemos de conversar, leve e agradavelmente, com uma das mais destacadas enólogas de Portugal, Filipa Pato, de personalidade marcante e que tem seus vinhos cantados e decantados pela crítica internacional.

A conversa balançava entre vinhos e aquele bebê rechonchudo, lindo, risonho e feliz da vida, o Francisco. Convergindo os dois assuntos, a enóloga revelou que ela e seu famoso pai, Luís Pato I, rei da Bairrada, estão desenvolvendo, a 4 mãos, o vinho Francisco, um Baga de excelente estrutura tânica, destinado a ser guardado por 20 anos, quando então o jovem homenageado poderá degustá-lo, legalmente, em lugar das mamadeiras, jovens e lácteas, que vem preferindo atualmente. Será uma pequena e exclusiva produção, a ser vendida apenas na vinícola, que poucos poderão desfrutar.

Além de Francisco (o bebê, não o vinho), Filipa veio acompanhada de seu marido William Walters, um chef belga que mantém um restaurante em sua terra natal, e voa para Portugal todos os fins de semana. Os dois criaram, recentemente, a empresa Vinhos Doidos (ah, essa juventude!!!), e estão produzindo dois brancos: o Bossa e o Nossa, em homenagem à música que é a mais completa tradução brasileira.

O Bossa, 100% Maria Gomes, é um vinho de festa, destinado a conquistar os jovens e ser consumido em discotecas. O Nossa, corte de Bical e Encruzado, de vinhas com baixíssimo rendimento, é um vinho mais íntimo, para ser bebido a dois. Mas recomendo nem se interessar por eles, pois infelizmente não estão a venda aqui nos trópicos.

Outro assunto do almoço foi o FLP 2008, um vinho que saiu do plano virtual e aportou em nossas taças na hora da sobremesa. Também elaborado em parceria com seu pai, Filipa o define com um vinho molecular, destinado a harmonizar com a criativa e atual cozinha do mesmo nome. "Um vinho de autor para uma cozinha de autor", explica ela. Na verdade, trata-se de um Ice Wine, mas que a enóloga não nos leia, pois ela não gosta muito desse rótulo. É um corte de Cercial, Sercialinho e Bical, que são congeladas artificialmente. O resultado é estupendo! Com 100g/l de açúcar residual, apresenta uma marcante acidez que não deixa, nem de longe, se imaginar tanta doçura. Os aromas são inebriantes, trazendo à lembrança bananas, lichia e jasmim, com um toque mineral pronunciado. Clarinho, clarinho, foi uma bela companhia para a sobremesa. E este vinho - alegrem-se! - já está a venda pela Casa Flora/Porto a Porto. Não percam!

Bem, não estranhem eu ficar quieto sobre os pratos do almoço - delicioso, por sinal - mas combinei com nossa crítica gastronômica, Luciana Plaas, que ela iria nos contar da cozinha do Lorenzo Bistrô. Portanto, aguardem até sexta, para saber como foi...

Oscar Daudt
Os vinhos
Espumante rosé 3b|FP
Os 3 B's são: Baga, Bical e Bairrada
Leyda Special Vintage Nick & Janjão
Esse vinho, é claro, não é de Filipa, mas sim uma edição especial feita para o Lorenzo Bistrô e que Janjão, proprietário, ofereceu à enóloga
Lokal Calcário 2005 FLP 2008
Para quem, como eu, não entendeu o grafismo, é um pato!
Os participantes
Filipa Pato William Walters, marido e sócio de Filipa Francisco, o herdeiro da dinastia Pato Renata Santos, da Casa Flora
Luciana Plaas e Alexandre Lalas, colunistas do EnoEventos Danusia Barbara Cristina Neves Francisco, degustando uma mamadeira 2009
Luciana, no making of de sua próxima coluna Cristina, Filipa e Renata
 
Comentários
Larissa Bettú
Enófila
Garibaldi
RS
07/08/2009 Oscar, ontem tive o prazer de degustar o FLP, e a delicadeza deste vinho de sobremesa me encantou, tanto quanto tua coluna!

A propósito: obrigada por elucidar o significado do grafismo!!

Abraços cordiais!
Marcelo Santos
Sommelier
Salvador
BA
07/08/2009 É, realmente a Filipa é muito carismática e seus vinhos são excelentes. Já a conhecia de outras apresentações, mas tive a oportunidade de degustar seus vinhos num jantar no Convento do Carmo em Salvador, e foi esplêndido.

Parabéns à Casa Flora e principalmente à Filipa e seu esposo
Erika Moraes
Rio de Janeiro
RJ
09/08/2009 Faço questão de deixar minhas saudações à Filipa, cujo espumante 3B é maravilhoso; e o Francisco é um "patinho" lindo.
Thiago Torres
Sommelier
São Paulo
SP
10/08/2009 Já tive oportunidades de degustar estes vinhos, e digo, sem dúvida alguma, que são dos meus preferidos de Portugal...

O espumante 3B é maravilhoso e o Lokal Calcário é fantástico. Pra mim, são vinhos inesquecíveis.

Parabéns à Filipa e à Casa Flora pelos vinhos.
Dalton
Representante Casa Flora
São Paulo
SP
10/08/2009 Vamos Sambar com a nova Bossa Nova. A Maria Gomes completa a festa.

Parabéns!

Com a Renata ficou meio estranho.
Rodolfo Chaves
Sommelier Casa Flora
São Paulo
SP
24/08/2009 Parabéns a todos da Casa Flora pela divulgação dos TOPs vinhos da Filipa Pato...
Roberto Pereira Franco da Fonseca
Médico
Rio de Janeiro
RJ
31/08/2009 Estou com viagem marcada para Portugal e tentei agendar uma visita à Adega Luis Pato, em Anadia, através do "Fale conosco". Até agora sem sucesso.

Existem outros caminhos? Grato, Roberto.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br