Matérias correlatas
Chile
Hannover
Fasano

Carnaval de jornalistas

Imprensa que eu gamo é um bloco carioca formado por jornalistas, que desfila aqui no bairro das Laranjeiras, 15 dias antes do carnaval. Em 2009, reuniu 4.000 pessoas. Pois, vejam só, o jantar de ontem, no Hotel Fasano, em Ipanema, mais parecia uma concentração desse bloco. Fora eu, só tinha jornalistas!

Como com jornalistas não se pode brincar, a Viu Manent, prestigiada vinícola do Valle de Colchagua, feito macaco velho, não deixou barato e deu um show de vinhos. Mostrando toda a sua força, a vinícola, representada por seu proprietário José Miguel Viu Bottini, conseguiu reunir uma constelação de destacados profissionais dos mais importantes órgãos de comunicação escrita, falada e virtual.

O jantar tinha como mote comemorar os 10 anos de parceria com a Importadora Hannover, de Niels Bosner, que vem dando excelentes resultados, visto que seus vinhos tem uma distribuição invejável, país afora, e são largamente conhecidos e cobiçados pelos mais exigentes consumidores. Dentre eles, modestamente me incluo, já que sou fã de carteirinha de toda a linha, desde os Reserva, passando pelos Secreto e pelos Single Vineyard e finalizando com o ícone Viu 1. Esse último, é claro, precisa de bastante bala na agulha para encarar mas, numa oportunidade como a desse jantar, deu para lavar o fígado com ele!

Porém, conforme adiantei, foi um verdadeiro espetáculo enogastronômico, e havia muita, mas muita vida além do Viu 1. Eu, por exemplo, bebi e abusei do Viu Manent Reserva Chardonnay 2008, um vinho prá lá de elegante, em contraste com os seus congêneres sul-americanos super-barricados. Uma delícia, com seus aromas florais, frutados, com toques minerais e de canela e suave cremosidade. Acompanhando o Antipasto al Mare, então, arrebentou!

Outro rótulo que se destacou nas minhas papilas foi o Viu Manent Single Vineyard El Olivar Alto Syrah 2007, demorado, carnudo, complexo, aveludado, que ficou se insinuando para o Ravioli de Salsicha de Agnello, prometendo casa, comida e roupa lavada... E ganhou a parada!

Agora, como gran finale, a Costeleta de Cordeiro com crosta de frutas secas - sempre um ponto alto no Fasano - desafiou o Viu 1 2006, mas este nem piscou. Com sua tremenda intensidade, suculência e visto de permanência na boca, encarava até o cordeiro vivo! E, claro, com o sommelier enchendo a taça sem parar, a gente tinha de manter o espírito alerta para conseguir se equilibrar na cadeira. Mas eu não quis nem saber, liguei o dane-se e deixei a vida me levar! Sabe-se lá quando eu terei outra oportunidade de beber esse vinho sem contar as gotas!

Oscar Daudt
Os vinhos
Secreto Sauvignon Blanc 2008 Viu Manent Reserva Chardonnay 2008 Secreto Pinot Noir 2008 Viu Manent Single Vineyard San Carlos Estate Malbec 2007
Viu Manent Single Vineyard El Olivar Alto Syrah 2007 Vibo Malbec 2007 Viu 1 2006 Viu Manent Noble Semillon Botrytis Selection 2008
O jantar harmonizado
Mini-bruschetas Canapés de brie com rúcula Canapés de salmão com queijo cremoso Antipasto misto Fasano al Mare
Ravioli de salsicha di agnello con salsa ai funghi Costolette di agnello in crosta di frutta secca Mille foglie Fasano Cogulemos silvestres: esses não estavam no cardápio, mas Rogério Fasano veio orgulhosamente apresentar a nossa mesa
José Miguel Viu Bottini, proprietário da vinícola
José Miguel Parceria imbatível com Niels Bosner, da Importadora Hannover Com Jô e Homero Sodré Com Maria Vargas e Sylvia Braconnot, da Documennta
Os participantes
Os jornalistas Reinaldo Paes Barreto, do JB, e Danusia Barbara, da rádio CBN Laura Cavallieri e Bruno Agostini, do caderno Boa Viagem, de O Globo Rodolfo Garcia, da Veja Luiz André Alzer, do Infoglobo (e filho do professor Célio Alzer)
A crítica de gastronomia do EnoEventos, Luciana Plaas A jornalista Anna Ramalho, do JB O jornalista Pedro Landim, de O Dia Pedro de Melo e Souza, da revista Eatin' Out
A jornalista Alice Granato, da revista Gosto, com Maria Vargas O músico Zé Márcio Rosângela e Jorge Romanos, representantes da Importadora Hannover no Rio de Janeiro
Niels Jô e Homero Sylvia O serviço foi conduzido pelo competente sommelier Cícero Mendes
 
Comentários
Rosângela Romanos
Representante Hannover Vinhos
Rio de Janeiro
RJ
28/10/2009 Oscar, meu amigo,

O dom de escrever expressando de maneira genial as situações vivenciadas não precisa de diploma, mas de alma.

É uma honra para nós da Hannover ter você integrando esse grupo tão seleto que nos prestigiou com sua presença e que brilhou junto com José Miguel Viu e seus vinhos Viu Manent e o serviço de jantar impecável que o Fasano nos contemplou. Não preciso dizer mais nada, sua cobertura e seu texto iluminado falam sozinhos.

Beijos.
Rosângela
Tito Villar
Médico
Juiz de Fora
MG
28/10/2009 Estimado Oscar,
Realmente deve ter sido um dia de gala.

Esta última semana estive na Viu Manent, estava vazio e tive sorte de poder degustar vários vinhos, realmente são espetaculares. A dica lá era o Viu Manent carmenere reserva 2008, bem pontuado, que chegará ano que vem e caberá no bolso e o Malbec Single Vineyard San Carlos com 91pts, que bateu os argentinos. Eles estavam radiantes, um pouquinho mais caro mas valerá a pena. Arrematei várias e paguei o imposto sem choro.

Abçs, Tito
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br