Matérias correlatas
Brasil

A grande festa do vinho brasileiro

Espetacular é o mínimo que se pode dizer do III Encontro Vinum Brasilis! É uma festa maravilhosa dedicada a promover o vinho brasileiro!

A bem da verdade, deve-se esclarecer que, embora esse tenha sido o III Encontro, ele é realmente o sexto evento de uma série anual que se realiza em Brasília. Mas como os três primeiros foram batizados com nomes específicos, eis o motivo do numeral que pode confundir.

O primeiro dessa série começou modesto, com a participação de apenas duas vinícolas. Já o evento desta semana exibiu números invejáveis: contou com a participação de 19 produtores. Tomara que eu consiga enumerar todos eles:

Aurora, Boscato, Casa Valduga, Cave Geisse, Cordilheira de Sant'Ana, Dal Pizzol, Domno, Don Giovanni, Don Laurindo, Gran Legado, Lidio Carraro, Luiz Argenta, Miolo, Pericó, Pizzato, Rio Sol e Salton. Pelo jeito, faltaram alguns na minha memória.

E além dos vinhos, havia estandes da Beirigo Alimentos, expondo seus queijos, da The Wine School, do blog Decantando a Vida, da SBAV-Brasília e vários outros.

A resposta do público brasiliense também é digna de registro. Como foram elaboradas 600 taças decoradas para a Feira, esse era o número máximo de convidados. Pois os convites se esgotaram e muita gente pedia pelo amor de Deus para ser o 601°.

E é marcante a admiração dos enófilos do Distrito Federal pela produção nacional. Eu que vivo em uma cidade dominada pelas importadoras e onde nossas vinícolas não conseguem nem serem distribuídas - muito menos constar das cartas dos restaurantes - chama a atenção a oferta de rótulos brasileiros por lá. E também o trabalho da ABS local que não poupa esforços na divulgação de nossas marcas. É um outro mercado, completamente diferente do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O requinte da organização foi primoroso. Realizado no imponente salão da ASSEFE, às margens do lago Paranoá, eu, que cheguei cedo, pensei comigo mesmo: "Isso aqui não vai encher nunquinha!", de tão grande que era o local. Eu estava enganado, pois como vocês podem ver nas fotos abaixo, lotou mesmo! E apesar de tanto público, os diversos buffets espalhados pelo salão davam conta do apetite dos enófilos, sendo constantemente repostos. E o cuidado com os detalhes era tanto que até havia à disposição dos convidados, nada menos do que 10 vans para levá-los em casa ao final, medida louvável nesses tempos de Lei Seca.

A esta altura do campeonato, vocês devem estar se perguntando qual é a instituição ou grande empresa de eventos que organiza uma festa dessa magnitude... Pois pasmem - assim como eu fiquei embasbacado - porque isso tudo é obra de um único homem, o abnegado Petrus Lima da Silva (com esse nome, só poderia mesmo gostar de vinhos!), uma espécie de Dom Quixote do Planalto Central, que não poupa esforços para divulgar a produção nacional de vinhos. As más linguas então concluirão: "Ele deve estar ganhando uma baba!" Também não, pois Petrus procura apenas empatar as receitas e as despesas. É pura dedicação ao vinho! Admirável

O evento vem crescendo, ano após ano, e neste momento, sem medo de errar, posso afirmar que se trata da mais importante vitrine de vinho brasileiro fora do Rio Grande do Sul. E para 2011, o incansável Petrus já conta com mais algumas vinícolas engatilhadas para participar do IV Encontro! O céu é o limite...

Como participante do evento, quero parabenizar o organizador. E como gaúcho, quero - emocionado - assinar minha dívida de gratidão!

Oscar Daudt
Os expositores
Cave Geisse
Cave Geisse Terroir Nature Daniel Geisse
Miolo
Almadén Riesling 2010 Miolo Reserva Viognier 2009
Rio Sol
Rio Sol Winemaker's Selection Touriga Nacional 2008 Pedro Magalhães, da Art du Vin
Pizzato
Pizzato Chardonnay 2009 Anamaria Resende, da Zahil, e Jane Pizzato
Cordilheira de Santana
A nova linha Reserva dos Pampas Cordilheira de Sant'Ana Merlot Reserva Especial 2004 Rosana Wagner, enóloga
Beirigo Alimentos
Burrata de Búfala Gorgonzola Marcos Beirigo, diretor
Gran Legado
Espumante Gran Legado Brut Champenoise Gran Legado Chardonnay 2010
Don Giovanni
Don Giovanni Chardonnay 2009 Espumantes Stravaganzza Brut e Don Giovanni Brut
Lidio Carraro
Dádivas Chardonnay 2009 Agnus Cabernet Sauvignon 2008
Pericó Domno
Luiz Gustavo Ferreira, do Mercado Municipal, Tania Camargo, da Pericó, e o sommelier Tiago Pereira Espumantes Punto Neto Brut e Moscatel
Aurora
Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2008 Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 1999 Matusalém Kal Felix
Luiz Argenta
Espumante Luiz Argenta Brut Rosé Luiz Argenta Rosé 2007 Luiz Argenta Gran Reserva Merlot 2005
Boscato
Boscato Merlot Gran Reserva 2005 Sommelier Olinaldo Oliveira, da Super Adega
Dal Pizzol
Dal Pizzol Gewürztraminer 2009 Annie Santos, representante da Dal Pizzol
Casa Valduga
Casa Valduga Identidade Arinarnoa 2006 Casa Valduga XV Years Brandy
Salton
Os espumantes da Salton Os cultuados tintos da Salton
O buffet
Patrocinado pelo Pão de Açucar, o buffet foi um dos pontos altos do evento. Múltiplas ilhas estavam distribuídas pelo salão, proporcionando conforto aos participantes. E a reposição era praticamente imediata, garantindo um invejável serviço.
Os participantes
O sommelier e crítico de vinhos Didu Russo prestigiou o evento
Esse é o cara! Petrus Lima da Silva é o abnegado responsável isolado pelo sucesso do evento. É de tirar o chapéu... Hermínio Almeida, diretor da ABS-Brasília, e Eugênio Oliveira, do blog Decantando a Vida
Edinho Monteschio, chef do restaurante Dom Francisco Luciana Barbo, da CBN Sabores de Brasília Eugênio Echeverria, da The Wine School
Conceição e José Mendonça, da ABS-Brasília Guilherme Lopes Mair, do blog Um papo sobre vinhos Marcos Rachelle, da Art du Vin
Raquel Trevizam Bruno Cardoso, Cláudia Arantes e Bárbara Duqueviz Antonio Carlos Coelho, do blog Decantando a Vida
Rita Venturini e Rui Sobrino, da ABS-Brasília
Joaldo dos Santos Lima, sommelier do Dom Francisco Rachel Alves, presidente da Confraria Amigas do Vinho de Brasília
Renato Tosta, Raquel Trevizam e Eugênio de Oliveira Eu e Didu Russo
(foto de Jane Pizzato)
Vistas do salão e da enorme presença de público que atesta o sucesso absoluto do III Encontro Vinum Brasilis
Comentários
Eugênio Oliveira
Enófilo
Brasília
DF
29/08/2010 Caro amigo Oscar,

Fiquei muito contente com a sua presença no evento, e mais ainda por ter gostado do mesmo. Agradeço ainda a confiança de ter acreditado, quando te disse que o evento seria diferenciado e de sucesso.

Um forte abraço e espero reencontrá-lo em breve.

Eugênio Oliveira
www.decantandoavida.com
Valdemar de Almeida Rodrigues
Enófilo
Brasília
DF
29/08/2010 Oscar,

Parabéns pela primorosa matéria sobre um dos eventos que busca promover a divulgação do produto nacional em tempos de mundialização dos mercados.

Apareça mais vezes por aqui!
Tito Villar
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
29/08/2010 Estimado Oscar:

Os vinhos brasileiros tem evoluído muito, principalmente nossos espumantes e os brancos, porém o grande problema continua o preço. O mercado do RJ e SP tem uma gama de importados com custo benefício que acabam prejudicando nossos vinhos.

Estive na Cadeg há 15 dias e garimpando comprei rótulos de importadoras com até 50% de desconto. Nossos produtores são heróis.

Aos enófilos, encontrei lá Cave Geisse a 32,00 reais (em Pinto Bandeira, na Geisse, 42,00; outros fornecedores pela cidade de 50,00 a 60,00.) Comprei caixas, ou seja, tem preço, é bom acaba rapido.

Abçs, Tito
Gilvan Pires de Sá
Casa Valduga
Brasília
DF
29/08/2010 A Casa Valduga, presente ao evento desde sua primeira edição, não poderia deixar de parabenizar o amigo Petrus pelo sucesso, que demonstrou a qualidade de vinhos e espumantes brasileiros.

No próximo ano estaremos presentes, pois um evento desse porte deve ser prestigiado por todas as Vinícolas brasileiras.
Didu Russo
Colunista de vinhos
Carapicuiba
SP
30/08/2010 Oscar amigo, saúde.

Parabéns pela cobertura competente do evento que orgulha qualquer brasileiro. Todos os méritos a Petrus que nasceu com um nome abençoado.

Saúde amigo, espero encontrá-lo mais vezes e com mais tempo. Temos muito a degustar em paz... Bacio.
Celio Fortes
Representante Casa Valduga
Rio de Janeiro
RJ
30/08/2010 Mais uma vez, parabéns Oscar, pela cobertura e apoio ao Vinho Nacional, e ao Petrus pela bela iniciativa.

Espero ver, no Rio, um evento dessa magnitude. Tratando o produto nacional com esse glamour.

Abraço
Carlos Alberto Amorim Jr.
ABS-Brasília
Brasília
DF
01/09/2010 Parabéns Petrus. Eu, que moro em Brasília, perdi essa, por motivo de viagem. Quem sabe, no próximo ano.

Oscar, obrigado pela notícia. Quem quiser estar bem informado sobre eventos relacionados ao vinho, não pode deixar de acessar EnoEventos. E várias vezes ao dia, quando for época de Desafio.
Andre Luiz Faria Peres
Gerente de Vendas
Goiânia
GO
10/09/2010 A Vinicola Aurora parabeniza a pessoa do Sr.Petrus que, como bem o colunista Oscar Daudt cita, é um "abnegado" pela oportunidade de levar nossa Cooperativa a tão seleto grupo e a um evento de igual grandeza.
Rogerio Antonio Santos
Representante comercial
Águas Claras
DF
10/09/2010 Caro Oscar...

Parabenizo pela cobertura do evento, e digo que foi um dos melhores eventos de vinhos já realizado em Brasilia, com uma participação belíssima das maiores vinícolas do país, mas gostaria de fazer uma ressalva: na foto da Vinícola Aurora onde aparece Kal Felix como representante, há um engano, ela é demonstradora e o representante é o que vos transmite este e-mail, certo de que será feito a correção...

Abraços...
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br