Matérias relacionadas
Portugal
Adrimar

Os produtos de Portel
Continuando com a prospecção de produtos portugueses para importar para o Brasil, a Adrimar Importadora seguiu para o Alentejo, na região da cidade de Portel, onde nos aguardava uma série de visitas à fábricas de enchidos, queijos, azeites e, claro!, vinhos....

A fábrica de enchidos
A primeira visita foi à Fercarnes, uma impressionante empresa de produção de carnes embaladas e enchidos produzidos a partir dos porcos alentejanos, os famosos Porcos Pretos. O cuidado com a higiene é total e, para visitarmos as instalações, tivemos de vestir aventais, toucas e protetores para sapatos. Sem surpresa, o ambiente é de uma limpeza compulsiva e o desavisado que fosse para lá tele-transportado poderia jurar que estava dentre de uma UTI.

Visitamos a fábrica fora do horário de produção, mas tivemos a deslumbrante visão dos paios, painhos, paiolas e outros embutidos pendurados em seu processo de cura, às centenas. A vontade que dava era de prová-los todos, à mancheias. Infelizmente, naquele ambiente esterilizado, isso era um comportamento impensável. Mas a noite ainda nos reservaria belas surpresas...

Queijos artesanais
Visitamos, a seguir, duas fábricas de queijos artesanais: a Queijaria Oriola e a Queijaria Lactocarmo. Para mim, um apaixonado por queijos e que nunca os havia visto sendo produzidos, foi um aprendizado só. Muito interessante!
Na Oriola, ao final da visita, tivemos uma degustação dos queijos, mas alguns deles me surpreenderam pelo excessivo teor de sal. Nossa anfitriã disse que seguia as preferências locais, o que torna um tanto arriscado para lançar no Rio de Janeiro.

Já na Lactocarmo, não houve degustação, mas em compensação saímos com as burras repletas de queijos que nos foram brindados, dentre eles, os especialmente interessantes Cubos de queijo em azeite, em 5 sabores diferentes: quatro pimentas, alho e louro, orégãos, ervas aromáticas e o normal. Bem, falaram a minha língua e eu bem que gostaria de me tornar freguês.

Jantar-degustação
À noite, fomos ao restaurante São Pedro, localizado no Centro de Portel - muito embora seja um exagero falar em Centro - onde nos foi oferecido um jantar pelos produtores da cidade. Foi nada menos do que sensacional. A recepção calorosa, o orgulho dos produtores ao apresentar seus produtos para degustação, os vinhos e as iguarias alentejanas fizeram uma noite perfeita.

Iniciamos com um buffet onde a produção local estava exposta para nossa degustação. Eram enchidos, queijos, azeites, mel, azeitonas, tudo de bom... O jantar foi uma interminável sequência de torresmos, farinheiras, açordas, migas e, claro!, Porcos Pretos.

Os vinhos eram todos da Monte Cruz, do simpático Manuel Cruz, que nos acompanhava. Iniciamos com um excelente Monte Cruz Antão Vaz 2008, fresco e vivaz. Em seguida um vinho de nome esquisito: Têm Avondo 2007, que no dialeto alentejano quer dizer algo assim como "Estou satisfeito". O Monte Cruz Tinto 2005, corte de Cabernet Sauvignon, Syrah e Alicante Bouschet era bem alentejano mesmo, com muita fruta, maciez e sol. E, finalizando, um belo Monte Cruz Syrah 2006, parrudo e ao mesmo tempo macio, de novo com muita fruta e longa duração.

As sobremesas portuguesas, sempre amarelas com os incontáveis ovos utilizados, eram convidativas, mas eu - como sempre - recusei o convite. Assim como recusei os 40º de alcoól da bagaceira servida ao final. Não era possível, pois eu já estava prá lá de Estremoz...

Sociedade Agrícola Monte Cruz
A visita à Sociedade Agrícola foi um dos pontos altos da visita ao Alentejo. Em lugar das indefectíveis visitas aos vinhedos, subimos na boléia de uma caminhonete fomos conhecer a interminável extensão de terras da propriedade, suas oliveiras, a criação de gado leiteiro, os javalis e uma enorme represa, o que, no Alentejo, é ouro líquido!

Infelizmente, tanto quanto eu saiba, nenhum negócio foi ainda fechado como resultado dessa espetacular visita. Portanto, se você ficou babando com o que provamos, a curto prazo só resta fazer uma visita a Portel.

Oscar Daudt
Fábrica de enchidos
Os enchidos em processo de cura A limpeza chamava a atenção e dava a impressão de que visitávamos uma UTI
Fábricas de queijos artesanais
Na Queijaria Oriola A entrada da Oriola Os interessantes queijos temperados da Queijaria Lactocarmo
Vinícola Monte Cruz
Belas paisagens Bernardo e Márcia com as oliveiras
Criação de javalis Adolfo e Vander com a cortiça recém-colhida Wanderley Santos, nosso motorista paranaense, não bebia, é claro, mas fazia pose...
O jantar em Portel
Vinhos e azeites
Monte Cruz Antão Vaz 2008 Têm Avondo 2007 Monte Cruz 2005
Monte Cruz Syrah 2006 S. Pedro Azeite Virgem Extra S. Pedro Azeite Virgem Extra DOP
Os quitutes alentejanos
Buffet de queijos e enchidos Torresmos do Rissol Farinheiras
Painho de Porco Preto Misto de Cachaço de Porco Preto e Paiola de Oriola Açorda de bacalhau
Miga alentejana e miga de aspargos Porco preto: carré, abanicos e plumas Sobremesas portuguesas
Os anfitriões
Marta Ferro, da Fercarnes Manuel Cruz, da Sociedade Agrícola Monte Cruz Jesuíno Moedas, diretor comercial da Cooperativa Agrícola de Portel
Comentários
Marta Ferro
Dir. Comercial da Fercarnes
Portel
Portugal
23/03/2011 Muito Obrigada.

Adorámos a Vossa Visita e pela descrição podemos constatar que é recíproco. Esperamos que os brasileiros se deliciem com estas magnificas imagens e fiquem ansiosos de experênciar estes paladares.

Beijos
Marta
Wanderley Santos
Lisboa
Portugal
25/03/2011 Olá, Sr. Oscar

Vc´s foram embora e deixaram muitas saudades; é de enaltecer a vossa riqueza em conhecimentos acerca do bom gosto e do fino trato.

Tenho a absoluta certeza que todos os vossos parceiros comerciais estão bem assegurados em vossas mãos, pois foi possivel comprovar que os senhores são verdadeiros profissionais..

Desejo-vos toda a felicidade e realização, e aproveito para parabenizá-lo pelo grande êxito que é o site ENOEVENTOS.

Com os melhores cumprimentos
Wanderley Luiz Santos
Lisboa-Portugal
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br