Matérias relacionadas
Sawasdee

Sabores e perfumes do outro mundo
Em matéria de condimentos exóticos e perfumes inebriantes, o Sawasdee é campeão. Só de entrar no restaurante, você já fica seduzido pela mistura de aromas que domina o ambiente. E já nos prepara para as deliciosas experiências gastronômicas que nos aguardam.

A história do restaurante inicia em 1997, quando o engenheiro Marcos Sodré chuta o balde e inaugura a primeira casa tailandesa na charmosa Búzios. O sucesso foi tão grande que em 2007 o Sawasdee abre uma filial no Leblon e logo a seguir uma outra no Fashion Mall. Atualmente, Thiago Sodré, o jovem filho de Marcos, divide com o pai o comando das woks e teve o reconhecimento imediato, sendo escolhido, em 2009, como o chef-revelação pelo guia Danusia Barbara e no ano seguinte recebendo a mesma honraria do juri da Veja Rio.

O menu de inverno
E foi o próprio Thiago que nos recebeu para apresentar as novidades do cardápio destinadas a aquecer nosso moderado inverno. E experimentamos diversas porções de degustação dos principais pratos que permanecem no cardápio enquando durar o frio.

Iniciamos com o Thai Mex (29 reais), um prato indicado apenas para quem fuma Marlboro: há que ser forte! Uma fusão de pimentas mexicanas e orientais tempera um picadinho de carne com feijão azuki. Embora o prato seja classificado como "moderadamente" apimentado, cuidado!, pois eu que sou um pimentófilo de carteirinha tive dificuldades para chegar até o final. Mas é um prato bonito e divertido que vem acompanhado de delicadas cestinhas crocantes.

Quentinha e confortável como cobertores Parahyba, a Shangai Noodle Soup (25 reais) era uma explosão de perfumes que encantavam tanto o nariz quanto as papilas. Com generosas fatias de pato e temperada com ramos de agrião é uma ótima pedida. O único problema está no serviço, pois o prato é trazido sem faca e as fatias do palmípede são grandes demais para serem comidas em uma só bocada. Tentar cortá-las com a colher no meio daquele caldo todo é prenúncio de desastre...

O pincaro da noite foi o Carom Tab Han (38 reais), uma bela porção de foie gras que repousava sobre um chutney de carambola sutilmente temperado com gengibre. Uma combinação espetacular que ainda era acompanhada por um crocante de tomilho que fazia o contraponto a toda aquela maciez. A quintessência da gostosura! Não deixe de pedir esse prato enquanto o inverno estiver no ar.

Outro ponto forte do novo cardápio é o Hang Waw (59 reais), uma rabada cozida por 8 horas em baixa temperatura e desfiada com cebolas amanteigadas. Servida sobre uma musseline de cará, era escortada por um molho de - acreditem! - ostras. E essa insólita combinação funcionou à perfeição.

A sobremesa Ganache de chocolate com castanhas do Pará e morangos flambados no sakê (18 reais) - da qual fujo como o diabo da cruz - desta vez não me escapou. Um bonito trio servido a três temperaturas: o morango era quente, o ganache vinha à temperatura ambiente e o sorvete de creme com lascas de coco era, obviamente, gelado. Mas como eu esperava uma extravagante profusão de condimentos orientais temperando as doçuras, fiquei um tanto decepcionado, pois tudo era muito papai-e-mamãe, bem ocidental...

Vinho com preço inacreditável
Como escolher um vinho para acompanhar todos esses pratos complicados: carne com chili, sopa de pato, foie gras e rabada? Bem achei que o mais aconselhável seria um tinto concentrado que pudesse encarar de frente a potência dos pratos. E a escolha recaiu sobre o Pétalos del Bierzo 2008, da J. Palacios, um vinho 100% Mencía.

Não lembro exatamente o preço, mas era ou 89 ou 99 reais. Mesmo que seja o segundo valor, é um verdadeiro milagre, pois esse vinho, no site da Mistral, sua importadora, custa 88 reais. Eu nunca vi margem tão diminuta em qualquer outro restaurante no Rio de Janeiro!

Oscar Daudt
O menu de inverno
Amuse bouche: "mandiopan" com páprica, irresistível e com gosto de infância Thai Mex
Picadinho de carne com chili e feijão azuki em cestinhas crocantes
Shangai Noodle Soup
Massa fina de arroz com caldo de pato, tofu e folhas de agrião
Carom Tab Han
Foie gras com chutney de carambola e crocante de tomilho
Hang Waw
Rabo de boi cozido em baixa temperatura, desfiado, servido com musseline de cará, molho de ostras e pimenta sishuan
Ganache de chocolate com castanhas do Pará e morangos flambados no sakê
Pétalos del Bierzo 2008
Região: Bierzo - Espanha
Castas: 100% Mencia
Álcool: 14%
Chef Thiago Sodré Restaurante lotado e com fila na porta...
Comentários
Marcos Sodré
Restaurante Sawasdee
Rio de Janeiro
RJ
15/07/2011 Caro Oscar,

É sempre um grande prazer recebê-lo no Sawasdee, espero que na próxima vez eu possa estar presente. Fico feliz que tenha gostado do menu.

Na próxima semana estaremos iniciando com os jantares harmonizados de inverno no Fashion Mall. Conto com a sua presença!

Forte abraço
Marcos Sodré
Eduardo Amaral
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
18/07/2011 Caro Oscar,

Salvo engano, o mesmo vinho sai pro algo como R$ 160 no Venga!

Abs
--
Edu
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br