Caso de sucesso
O ¡Venga! é um caso e uma casa de sucesso! Com endereços no Leblon e em Ipanema, vive com ocupação máxima, de segunda a segunda, em busca de suas tapas espanholas e seu ambiente descontraído. E a grande novidade é o espaço Venga a Los Fogones, no terceiro andar da filial de Ipanema.

O acesso ao novo salão é meio esquisito, ou melhor, esquisito por inteiro. Entra-se por uma portinha lateral de serviço, em meio a caixas de vinhos, via uma escada que vai do nível da rua à estratosfera em um só lance. É desanimador e eu duvido que o arquiteto das duas casas, o famoso Chicô Gouveia, tenha planejado isso...

Mas uma vez lá em cima, você esquece de tudo! O ambiente é charmoso, aconchegante e fica ao lado da cozinha envidraçada que se comunica diretamente com a grande e única mesa através do balcão. Essa mesa tem a capacidade oficial de 12 lugares, mas uma das convidadas contou que comemorou por lá seu aniversário, com 15 pessoas bem acomodadas. E ainda tem o charme de uma varandinha com a horta que serve a cozinha. O espaço só funciona à base de reserva e para um único grupo que fica com a privacidade do ambiente. Mas para tanto, o grupo deve ser de, no mínimo, 8 pessoas. E vocês poderão conferir nas fotos abaixo que vale a pena reunir os amigos para uma experiência fantástica de gastronomia e vinhos.

Um interminável cardápio
Ao reservar o salão, são apresentadas duas propostas de cardápio, ambas custando 100 reais por pessoa. E se você desejar o cardápio já harmonizado pelo famoso sommelier Guilherme Corrêa, o preço sobe para 185 reais por cabeça.

Nós experimentamos o Menu Tapas, que oficialmente é composto por 6 etapas. Mas isso é uma espécie de propaganda enganosa ao contrário, pois se contarmos nas pontas dos dedos, a realidade é que a sequência se constitui da inimaginável quantidade de 16 diferentes pratos. Mais o cafezinho, são 17... Impossível chegar ao final. Desta feita, além de dispensar as duas sobremesas, deixei de lado também o último prato salgado. Simplesmente, não cabia mais.

Depois de um feio e pouco crocante Pan con tomate, o Jamón Pata Negra, Chorizo e Manchego é uma festa harmonizada com um Jeréz Fino. Êta combinação boa! E vem com um potinho de mel condimentado, que eu não provei, mas que fez a alegria de meus companheiros.

Outro momento forte é o ¡Manda Huevos!, uma dupla de pratos que flertam com a cozinha molecular, mas que não passam de prosaicos ovos de codorna que, cozidos por fora, deixam a gema explodir na boca, como se fossem as alquimias de Ferrán Adriá.

Talvez inspirados nos bolinhos de feijoada do Aconchego Carioca, as Croquetas de Paella eram o máximo, com um bolinho de arroz bomba - seja lá o que isso for - encimado por um camarão salteado. Show de - literalmente - bola!

E as delícias vão se sucedendo num pantagruélico espetáculo em que brilham o macio e temperado Pulpo a la Gallega e os Revueltos de Bacalao, que cozinham no forno brando por 1:40h. Mas o gran finale foi mesmo o Rabo de buey al Pedro Ximenez que, discretamente adocicado, quase que imperceptível, eu escolhi como o melhor prato da noite.

Além de muita comida, é muito vinho também. E lembram daquela escada que assusta para subir? Pois é, ao final você tem de descê-la sem a mesma coordenação motora da chegada. Portanto, pegue leve...

Oscar Daudt
O menu
Aceitunas rellenas y almendras picantes Pan con tomate Jamón Pata Negra, Chorizo e Queso Manchego
Ensalada de atún con tomate Ensalada de Bacalao ¡Manda huevos! #1
¡Manda huevos! #2 Croqueta de paella Rollitos de anchoas
Brocheta de espárragos con jamon Serrano y vinagreta de Jerez Pulpo a la gallega Revueltos de Bacalao
Rabo de buey al Pedro Ximenez Solomillo de cerdo com queso azul
Espuma de crema catalana Chocolate con churros
Os vinhos harmonizados por Guilherme Correia
Cava Raventós i Blanc Brut 2008 El Maestro Sierra Jeréz Fino José Pariente Varietal Verdejo 2009
PradoRey Rosado Ribera del Duero 2009 La Solana Pago Florentino 2007 El Maestro Sierra Jeréz Pedro Ximénez
Os anfitriões
Felipe Chagas, o gerente do Venga! Chef Neri Owczarzak O sommelier Márcio Silva
Os convidados
Constance Escobar, da Prazeres da Mesa Jefferson Lessa, das colunas Pé-Limpo e Pé-Sujo, da Rio Show Cristina Grillo, da Folha de São Paulo
Paula Autran, do Globo On-line Fábio Codeço, da Veja Rio Cláudia Amorim, da revista Rio Show
Pedro de Mello e Souza, da Eatin' Out, ficou entusiasmado com o menu Rafael Sento Sé, da Veja Rio Sylvia Braconnot, da Documennta
Comentários
Bruna Talarico
Jornalista
Rio de Janeiro
RJ
04/08/2011 Ahhh, que lindos! Droga de conjuntivite!

Espero que tenha sido tão deliciosa quanto a cobertura do Oscar Daudt! ;)
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br