Matérias relacionadas
Locanda della Mimosa

Globalização
Após um período de indefinições, que deixou seus frequentadores com os nervos a flor da pele, a Locanda della Mimosa, o mais charmoso e requintado restaurante do Rio de Janeiro, reencontrou seu caminho de prestígio, com uma mudança societária não muito radical: entrou Aguinaldo Silva, o consagrado escritor responsável por muitas das novelas de sucesso da Rede Globo, mas continuou Lilian Seldin no comando. Conforme declarou Aguinaldo: "A Locanda della Mimosa manterá a excelência, mas em alguns pontos se tornará ainda melhor; eu e Lilian garantimos."

O fato é que, na alvorada de sua nova fase, com Lilian comandando a operação com rédeas curtas e com o prestígio do novo sócio, o relais de champagne virou moda e tem atraído, feito magneto, os mais badalados frequentadores. Difícil visitar a casa e não esbarrar com algum ator global por lá.

Convidado de honra
Dentro dessa estratégia de melhorar o que já era excelente, Lilian e Aguinaldo convidaram o chef Alexandre Henriques, do melhor restaurante português do Rio de Janeiro (que surpreendentemente fica em Niterói), a Gruta de Santo Antônio, para comandar os fogões em uma tarde de DNA essencialmente lusitano. Embora não houvesse trilha sonora, quase dava para ouvir Amália Rodrigues cantando pelo ar.

A primeira entrada, o Duo de punheta de bacalhau e atum escabeche era um tanto burocrática, mas a partir daí, Alexandre se soltou e proporcionou a todos um almoço inolvidável. A segunda entrada, um prato de Lagostins em perfume de shitake e zuchine era a elegância lisboeta em pessoa, que foi seguida pela Cataplana de cherne com camarão, cuja plasticidade só encontrava concorrência nos delicados sabores.

Eu sou suspeitíssimo para falar de um Bacalhau à Brás, minha forma preferida de consumir o peixe sem cabeça, mas o chef deu um showzaço em sua versão, cujo único defeito era não copiar a generosidade das porções da terrinha. Eu confesso que comeria uns 2 ou 3 daquele prato. Mas, tudo bem, "nos pequenos frascos, as grandes essências!"

Finalmente, a Mousse de grão de bico com lâminas de bacalhau na cama de alho poró e cebola confitada tinha tudo o que eu gosto e mais um exclusivo toque niteroiense de sutileza. Um gran finale!

Mas o "finale" não foi tão definitivo assim. Normalmente avesso a sobremesas, me bateu um banzo da recente viagem ao Alentejo e não resisti a reiniciar os trabalhos e destroçar os doces conventuais que o chef ofereceu. Foi como voltar à bela Évora!

Oscar Daudt
O almoço
Duo de punheta de bacalhau e atum escabeche Lagostins em perfume de shitake e zuchine Cataplana de cherne com camarão
Bacalhau à Brás Mousse de grão de bico com lâminas de bacalhau na cama de alho poró e cebola confitada Pastel de Belém
Toucinho do céu
Rocambole de laranja
Barriguinha de freira
Os vinhos
Campolargo Arinto 2008
Região: Bairrada
Castas: 100% Arinto
Álcool: 12,5%
Fonte da Serrana 2007
Região: Alentejo
Castas: 40% Aragonez, 40% Trincadeira, 10% Alicante Bouschet, 10% Cabernet Sauvignon
Álcool: 14%
Os participantes
A atriz Suzana Vieira e Lilian Seldin
Parceria de sucesso: Lilian Seldin, Alexandre Henriques e Aguinaldo Silva A atriz Josie Pessoa e Alexandre Gantois
O chef Alexandre Henriques, da Gruta de Santo Antônio O escritor Aguinaldo Silva, novo sócio da Locanda Ana Maria Magalhães, Elsa Brum, Sheila e Jorge Sales
Luciana Plaas e Alexandre Lalas Roger Khouri, do Esplanada Grill, e José Crescêncio Elsa e Alexandre
Comentários
Alexandre Henriques
Chef
Niterói
RJ
27/11/2011 Grande Oscar

Realmente, você é uma pessoa muito especial. Muito obrigado pelo seu carinho e relato do nosso evento na serra.

Forte abraço
Alexandre Henriques
Christiane Michelin
Jornalista
Petrópolis
RJ
25/03/2012 Adorei a matéria! Fiquei com vontade de "começar tudo de novo", como você... e também me fez ter saudades de Évora!

Que pena não termos nos conhecido antes... teria sido tão agradável quanto no último sábado! Bjs!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br