Matérias relacionadas
Quem é quem 2010

O tráfego na Internet
Em 2010, publicamos pela primeira vez uma análise do tráfego recebido pelas páginas brasileiras de vinho na Internet. A matéria foi uma das que mais interesse despertou entre nossos leitores, tendo em vista a divulgação de informações que nunca haviam sido publicadas.

Refletindo o sucesso que a análise obteve, decidimos repetir o assunto anualmente, para que os leitores possam acompanhar a evolução da importância dos sites. E eis aqui a primeira atualização, com os dados de 2011.

O Alexa - The Web Information Company é um site americano especializado na análise do tráfego da Internet. A base de dados deles é impressionante, com a classificação de mais de 30 milhões de páginas residentes em mais de 125 países.

Para classificar um site, a empresa utiliza o movimento dos últimos 3 meses (considerando visitas e páginas acessadas) a partir de uma fórmula não revelada. Cada um dos sites classificados recebe uma posição que varia de 1 - lugar que, sem surpresas, é ocupado pelo Google - crescendo sequencialmente até o último site classificado.

Os sites de vinhos mais visitados
A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 260 sites, número bem superior aos 152 sites analisados na edição de 2010.

E à exemplo do que foi feito na edição anterior, os sites foram divididos em 4 categorias, conforme abaixo discriminadas:

  • 78 vinícolas (39 em 2010)
  • 81 importadores (50 em 2010)
  • 70 sites e blogs (44 em 2010)
  • 31 organizações e confrarias (19 em 2010)

    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas nos dias 13 e 14/12/2011.

    Os ausentes
    Objetivamos tornar nossas tabelas o mais completas possível, incluindo o maior número de sites que pudemos compilar. Para isso fizemos um criterioso trabalho de pesquisa, em fontes diversas. Entretanto, imaginamos que algumas omissões podem ter ocorrido e se os leitores as identificarem, gostaríamos que fôssemos informados para poder incluí-las na próxima edição.

    Uma segunda causa de omissões é devida aos conceitos utilizados do Alexa, que classifica os sites pelo domínio. Isso significa que blogs residentes em sites de jornais, revistas, etc... não são considerados individualmente por aquele serviço e não puderam ser incluídos em nossa classificação. No entanto, o Alexa abre exceção para os sites de hospedagem de blogs (blogspot, wordpress, etc...) e o movimento de cada uma de suas páginas pode ser individualmente identificado.

    Dinheiro desperdiçado
    Muitas vezes, uma empresa investe um bom dinheiro no desenvolvimento de sua página, imaginando que apenas o fato de participar da rede irá trazer a visibilidade almejada. Nunca é assim e normalmente o capital investido vai direto para o ralo, visto que o site não é acessado pelos consumidores que nem tomam conhecimento de sua existência. Falta a divulgação permanente e um conteúdo dinâmico e bem estruturado para atrair os visitantes e fazer com que eles retornem com frequência.

    Além de mostrar aos leitores a importância de cada um dos sites de vinhos do Brasil, a presente análise servirá, também, para orientar as próprias empresas na estratégia de divulgação de suas páginas. É importante estar presente na Internet, mas isso só não basta. É necessário, também, aparecer...

    Oscar Daudt
  • Classificação das páginas das vinícolas
    Com exatamente o dobro de vinícolas analisadas, em relação ao ano anterior, em um total de 78, a classificação das vinícolas revela algumas surpresas. Infelizmente, quase a metade delas (35) teve um movimento tão insignificante que não foram nem classificadas pelo Alexa.

    Como era de se esperar, as grandes vinícolas gaúchas ocupam as primeiras colocações na tabela, mas chama a atenção a presença de 3 dinâmicas vinícolas de Santa Catarina entre as 10 primeiras colocadas.
    Classificação das páginas das importadoras
    Não escondam seus preços
    Nesta nova edição, analisamos o movimento de 81 importadoras de vinhos (contra apenas 50 em 2010). Dessas, 19 foram solenemente ignoradas pelos consumidores e não puderam nem ser classificadas pelo Alexa.

    Uma informação que salta aos olhos de imediato na tabela é que, para que a página de uma importadora de vinhos seja acessada por seus consumidores, é necessário ser informativa e publicar os preços de seus vinhos. Afinal, de que adianta um site de uma importadora se o cliente (físico ou jurídico) não pode nem ao menos saber quanto é cobrado por cada garrafa? Eu arrisco a dizer: para nada...

    Na tabela abaixo, além da classificação das importadoras, revelamos quais as páginas que informam de forma transparente os preços praticados. E pode-se notar que, das 20 páginas mais bem posicionadas, 15 delas informam seus preços. Na outra ponta, das 30 importadoras menos visitadas, apenas 3 delas revelam os valores dos vinhos comercializados. Se isso não mexer com a cabeça dos administradores, sei não...

    Marcadas com um asterisco na tabela abaixo, dois casos reveladores: a gigante Interfood não informa em seu site o preço dos vinhos e com isso ocupa um medíocre 31º lugar dentre as importadoras brasileiras. No entanto, recentemente, a importadora inaugurou um novo site de comércio eletrônico, o Todovino, que em pouco tempo já tem uma classificação global bem melhor do que a da empresa-mãe (1.165.099) e se fosse uma importadora ocuparia a invejável 10ª colocação em nossa tabela.

    Outro caso similar é o da importadora Vitis Vinífera que sem os preços em seu site, está posicionada na última colocação - 62º lugar - dentre os sites classificados pelo Alexa. No entanto, seu braço de comércio eletrônico, a Vinitude, dá um banho na empresa principal, com uma classificação global de 481.642 e, se importadora fosse, abocanharia um honroso 6º lugar em nossa tabela.

    Portanto, nosso conselho totalmente gratuito: quem quiser aumentar seu tráfego - e, consequentemente, suas vendas - basta ser transparente e informar livremente seus preços, à exemplo do que todo o mundo civilizado já faz há muitos anos.
    Classificação dos sites e blogs
    Concorrência acirrada
    Nesta edição 2011, a quantidade de blogs aumentou de 44 para 70. Especificamente para essa categoria omitimos as páginas que não foram classificadas pelo Alexa. Antes que alguém derive uma teoria conspiratória desse fato, informo que o motivo para isso é bastante prosaico. Essa foi a primeira tabela que eu pesquisei no levantamento atual e naquele momento ainda estava empregando os critérios utilizados em 2010, isto é, omitir os sites não classificados pelo Alexa. Quando parti para o segundo levantamento, o das vinícolas, achei que seria interessante apresentar as empresas que não tinham movimento em seus sites, para orientar os produtores, e assim o fiz, daí para adiante. E como eu não sou de ferro, não tive apetite para repetir a análise dos sites/blogs com a nova metodologia. Para o ano que vem, prometo fazer a tabela completa...

    Sem surpresas, o Enoblogs continua comandando as massas com seu blog dos blogs. Mas a grande surpresa foi a do Vivendo a vida, blog do capixaba Silvestre Tavares Gonçalves, que derrubou o EnoEventos para o terceiro lugar e assumiu um honroso vice-campeonato entre os sites/blogs.

    Mas de uma maneira geral, houve uma melhoria quase unânime: das 36 páginas encontradas nas duas edições, 80% melhoraram sua classificação global.
    Classificação das páginas das organizações e confrarias
    Um grande salto
    A quantidade de organizações, associações e confrarias analisadas tevem um salto de 19 em 2010, para 31 em 2011. Desses, o desempenho mais marcante foi o da ABS-Brasília que, correndo pelas pontas, surpreendeu a todos os concorrentes ocupando um ilustre 1º lugar, derrubando organizações de estados bem mais importantes.
    Comentários
    Nelson Lemos
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2011 Excelente trabalho de seleção, com o mérito adicional de que o próprio Oscar Daudt reconhece como ter sido preferido por outro site de notícias sobre vinhos.

    Para quem procura localizar vinícolas e importadoras, melhor não poderia ser.
    Eliane Vasconcellos
    Sommelier
    São Paulo
    SP
    14/12/2011 Oscar,

    Boa iniciativa. Dados interessantes e úteis.

    Abraço,
    Eliane Vasconcellos
    Guilherme Lopes Mair
    Enófilo
    Brasília
    DF
    14/12/2011 Oscar, você me esqueceu de novo, assim como no ano passado...

    Naquela oportunidade, eu apareceria em 40º. Agora, eu estaria em 20º.

    Desculpas, Guilherme. Já corrigi a minha falha e refiz a tabela incluindo seu blog.
    Eduardo Araujo
    Certified Sommelier
    Florianópolis
    SC
    14/12/2011 Belo trabalho. Acompanhei ano passado a mesma matéria, porém nunca utilizei para o blog de vinhos que escrevo. Apesar de tudo, é um blog de "passa tempo".

    Sem pretensão nenhuma fui acompanhar o ranking e percebi que estou lá! Fico feliz em ver o Vinho Todos os Dias! nessa lista.

    Grande abraço!
    José Augusto Saraiva
    Loja on-line
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2011 Meu prezado Oscar

    Mais uma vez, um excelente serviço prestado aos amantes do vinho. Parabéns. Não é a toa que o Enoeventos está tão bem colocado.

    Como contribuição, tenho duas sugestões:

    1. utilize o ranking Alexa para o Brasil, ao invés do internacional. Para um leitor comum, fica mais fácil comparar num universo que é mais proximo da gente.

    2. promova um levantamento das lojas on-line, entendidas como aquelas nas quais se pode realizar uma transação de compra inteiramente por meio da internet. Há diversas e muito boas em operação.

    Finalmente, uma informação complementar sobre minhas empresas: o site da Vitis Vinifera encontra-se desativado desde dezembro do ano passado. Atualmente o domínio re-direciona para a loja on-line Vinitude, que lançamos em janeiro de 2011. Observando que esse não é um site de importadora, mas uma loja on-line de vinhos de diversas procedências. Considerando o fato, fiquei muito contente em ver a evolução de nosso posicionamento.

    Caro Saraiva, Eu concordo com você de que usar a classificação Alexa para o Brasil seria mais apropriada, com números menores e mais fáceis de interpretar. Mas o que acontece é que - não sei porquê - o Alexa não divulga a classificação Brasil para todos os sites e com isso muitos teriam de ficar de fora. Por isso optei por usar a classificação global.

    Como estamos sintonizados, eu também pensei em fazer uma classificação para as lojas virtuais. O problema, neste caso, é que muitas das lojas são residentes em provedores de serviços de e-commerce e o Alexa com isso informa a classificação do provedor e não da loja.

    Grande abraço, Oscar
    Cristiana Beltrão
    Bazzar
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2011 Oscar, como blog do coração, você tem meu primeiro lugar. Sei que não é muito, mas...

    Parabéns pela colocação e pelo enorme mérito em tê-la conseguido!

    E como restaurante do paladar, o Bazzar também está no topo da minha lista!

    Obrigado, Oscar
    Rafael Moreira
    Importador
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2011 Boa tarde, Oscar! Mesmo a FTP Wines tendo enfrentado alguns problemas no ano de 2011, fico feliz da mesma continuar aparecendo na sua listagem! Isso nos dá força para superar as dificuldades e crescer cada vez mais.

    Abraços!
    Carlos Arruda
    Consultor, professor, Enófilo e Web Manager
    Belo Horizonte
    MG
    14/12/2011 De novo um belo trabalho, Oscar. Você é incansável!

    Gostaria de fazer uma ressalva pública sobre o blog Vivendo a Vida, mas se você achar inconveniente, não publique. Descobri um artigo meu publicado no Vivendo a Vida, (Uvas Autóctones) que foi copiado do Yellow Magazine; as duas republicações não foram autorizadas. Meu nome está citado, mas nada de link para o meu site, pelo menos. No meu site está claramente escrito que toda publicação requer minha autorização.

    Escrevi a ele comentando a publicação, e não tive resposta. Assim é fácil manter um blog de sucesso: copie tudo que achar e siga em frente!

    Um grande abraço!
    Mario Trano
    Blog MondoVinho
    Rio de Janeiro
    RJ
    14/12/2011 Oscar,

    Não tenho certeza de ter bem entendido como funciona o ranking... Sem polêmicas ou teorias da conspiração, realmente não entendo como o meu blog (www.mondovinho.blogspot.com) fica no 12° lugar do ranking do Enoblogs e ao mesmo tempo não consegue figurar entre os primeiros 65...

    Abraço!

    Caro Mário, conforme eu expliquei no texto da matéria, "...imaginamos que algumas omissões podem ter ocorrido e se os leitores as identificarem, gostaríamos que fôssemos informados para poder incluí-las na próxima edição." Foi o caso de seu blog, que eu desconhecia. Examinando no Alexa, pude ver que sua classificação global é 1.155.516, o que o posicionaria, coincidentemente, na 12ª colocação de nossa tabela.

    Peço desculpas pela omissão involuntária e posso te assegurar que na próxima edição da análise, seu blog estará listado.

    A tabela foi atualizada para incluir o blog omitido.

    Abraços, Oscar
    Silvestre Tavares Gonçalves
    Wine blogger
    Vitória
    ES
    14/12/2011 Que maravilha Oscar, que bom ver o nome no blog Vivendo a Vida em segundo Lugar!!!

    Quanto à colocação de Carlos Arruda, do qual sou fã e admiro sua escrita e seu trabalho, confirmo. Realmente transmito vários posts de outros blogs e sites que confio, porém sempre coloco a fonte com link. Verifiquei agora e o post sobre Uvas autóctones está com link direcionado http://www.vivendoavida.net/index.php?s=Uvas+Aut%C3%B3ctones.

    Não recebi o seu email. Carlos, meu email é silvestretg@hotmail.com, se quiser retiro o post, ok.

    Oscar parabéns pelo mais este belo trabalho!
    Deco Rossi
    EnoDeco
    São Paulo
    SP
    15/12/2011 Amigo Oscar,

    Por acaso o fato do EnoDeco estar dentro de um portal (R7) ele não é lido? Não sei se isto tem a ver ou não, mas achei estranha a ausência... Não que eu espere estar lá em cima, mas a ausência me estranhou!

    Grande Abraço, Déco

    André, se você consultar o Alexa com o endereço do seu blog, verá que ele reporta o tráfego do R7 e não apenas o do seu blog. Por isso eu não pude incluir o EnoDeco nem diversos outros blogs residentes em provedores que não o Wordpress ou o Blogspot.

    Abraços, Oscar
    Cristina Neves
    Cristina Neves Comunicação e Eventos
    São Paulo
    SP
    15/12/2011 Oscar, parabéns pelo excelente trabalho de divulgar com total transparência esse importante serviço.
    Marcelo Carneiro
    Advogado e escritor
    Resende
    RJ
    16/12/2011 Muito bom, Oscar.

    Legal ver o trabalho de muitos amigos dando resultado. A FTP, pequeno leão entre grandes feras, fazendo bonito. Vinícolas e importadoras parceiras aparecendo bem. Em relação aos enoblogs, vários amigos merecendo a justa atenção: Silvestre, Cláudio (Le Vin au Blog), Daniel Perches, Beto Duarte, Alex Lalas, Alexandre Frias, Victor Beltrami, Eugênio, Oscar Daudt... rsssss), dentre muitos outros enofriends.

    Parabéns a todos pelo trabalho, pois essa visitação não se deu por acaso. Que 2012 seja ainda melhor.
    Gil Mesquita
    Vinho para Todos
    Uberlândia
    MG
    16/12/2011 Prezado Oscar,

    Você se esqueceu do meu modesto Vinho para Todos. Acho que daria pra ficar em 15º lugar...

    Abraço.
    Gil Mesquita

    Gil, também não conhecia seu blog. Mas ele não é tão modesto assim, pois realmente ficaria posicionado na 15ª colocação entre os blogs e sites. Parabéns!

    Abraços, Oscar
    Beto Duarte
    papodevinho.blogspot.com
    São Paulo
    SP
    16/12/2011 Como sempre, belo trabalho Oscar!

    Abraço
    Beto Duarte
    Debora Takushi
    Confraria Amigas do Vinho - SP
    São Paulo
    SP
    16/12/2011 Caro Oscar,

    Parabéns pela matéria, muito útil. Só deixo meu comentário em relação também ao ranking dos blogs, não sei como funciona mas lá no Enoblogs meu "humilde" blog www.amovinhos.blogspot aparece no 60º.

    Abs,
    Débora

    Debora, já vi que o melhor resultado desta análise é conhecer blogs que eu ainda não conhecia.

    O seu blog tem uma classificação global de 5.217.146, o que o posicionaria na 43ª colocação. Ano que vem, ele será incluído na tabela.

    Abraços, Oscar

    Luiz Cola
    Enófilo e Wine Blogger
    Vitória
    ES
    19/12/2011 Caro Oscar,

    Como sempre, suas pesquisas trazem ótimas orientações para todos nós, enófilos ou meros consumidores eventuais de vinho.

    Fiquei muito feliz em ver o meu blog Vinhos e Mais Vinhos em 5º lugar geral (e em 2º se desconsiderarmos os "portais" Enoblogs, Enoeventos e Winetag).

    Quanto a sua surpresa em relação à posição do EnoEventos, saiba que existem diversas maneiras de "multiplicar" artificialmente o tráfego de um site, e o Alexa é incapaz de enxergá-las... Nem sempre a quantidade reflete a qualidade no universo das estatísticas. O seu site é seguramente um dos melhores do Brasil em qualquer categoria!

    Abs,
    Luiz Cola

    Cola, muito obrigado!
    José Paulo Schiffini
    Enófilo da velha guarda
    Rio de Janeiro
    RJ
    19/12/2011 Há 15 anos atrás seria impossível imaginar a quantidade de rótulos de vinhos diferentes existentes no mercado brasileiro.....mas, mesmo assim, hoje o consumo per capta de vinhos finos ainda me decepciona.....hoje os impostos cobrados pelas autoridades incluindo aí taxas e selos diversos também me decepcionam....pois aumentaram muito e poucos benefícios retornaram para desenvolver o mercado.... Os heróis continuam sendo apenas os consumidores finais,e quem sabe os distribuidores e representantes que vendem o tal líquido e que ganham muito pouco por rótulo vendido... Os produtores e os importadores, como intermediários também tem muito a reclamar Comparado com USA e Europa, o vinho ainda está caro no mercado brasileiro,mercado muito deturpado ainda por Sommeliers inescrupulosos "que cobram pedágio" para o vinho ser incorporado em cartas de vinho que preparam.... Falta muito profissionalismo no setor, apesar de existir muitas associações de classe.... Lembrem se o importante é desenvolver o mercado ou seja aumentar o número de pessoas que bebem regularmmente, diariamente, vinhos finos de qualidade crescente pois qualquer coisa diferente disso é mera quimera que se desfaz a cada ano. Ou a gente se une e segue este objetivo maior ou o mercado assistirá nos próximos anos o retorno à idade das pedras, das cavernas, das caves de pedra, das anforas de barro, dos vinhos de garrafão. Shiffini em estado de alerta.
    Juan Jose Verdesio
    ABS-Brasilia
    Brasília
    DF
    26/12/2011 Caro Oscar:

    Repito os parabéns pelos teus esforços de pesquisa e o belo trabalho que resulta dele. E parabéns a nossa ABS-Brasília que deu salto tão significativo em audiência.

    O ponto alto em 2011 da ABS foi a aprovação da lei de regulamentação da profissão de Sommeliers, conseguida graças ao incansável esforço do nosso presidente Antonio Duarte e aos méritos e know-how de nossa Diretora Cátia Vasconelos. Foram muitos anos de perseverança aqui, diretamente em Brasília, desde que entrou em pauta o primeiro projeto de Lei.

    Também este ano abrimos o Curso para profissionais em parceria com a UPIS com um conteúdo excelente e de alto nível. Um curso como para formar verdadeiros bons profissionais. Como diz o José Paulo Schiffini é pelo maior profissionalismo e por outras reformas urgentes e necessárias para o Brasil, que o mercado de vinhos vai evoluir positivamente.

    Educação básica universal e de qualidade, diminuição de tributos com Estado mais eficiente e reforma da previdência são reformas mais do que urgentes.

    Continuo otimista de que a ação coletiva e o voto consciente consiga reverter esta situação.
    João Veloso
    Enófilo
    Itaquaquecetuba
    SP
    26/12/2011 Meu blog aparece em último lugar. Porém, há blogs mais importantes que nem figuram na lista. Ou será que os marcadores de visitas não funcionam corretamente?

    Caro João, conforme explicado na matéria, há três motivos para a ausência de um blog:

  • o blog estar hospedado no site de uma revista ou organização, caso em que o Alexa reporta o movimento do hospedeiro e não o do blog;
  • eu não saber que o blog existe;
  • o blog ter tão pouco movimento que o Alexa não o classifica.

    Abraços e feliz 2012!
    Oscar
  • Evelyn Flagery
    Sommelier
    São Paulo
    SP
    09/01/2012 Oscar,

    Primeiro, parabéns pelo trabalho!

    Segundo, meu blog, o "Taças e Rolhas", vem crescendo no Enoblogs, e eu tinha uma pontinha de esperança de vê-lo figurar por aqui, mas não aconteceu! Tomara que no próximo ranking, eu apareça!!!

    Um grande beijo

    Evelyn, infelizmente não conhecia seu blog. Agora o visitei e gostei muito, com muitos vinhos interessantes e uma linguagem leve e agradável. Parabéns!

    Realmente, uma pena que ele não tenha aparecido na lista, pois ocuparia o 39º lugar dentre os 70 blogs. Ano que vem, prometo que ele estará presente.

    Oscar
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br