Matérias relacionadas
Restaurantes

Sadismo
Quando criança, cada vez que eu encontrava um caracol no jardim de casa, corria para buscar sal, jogava em cima e curtia a visão do pobre molusco se desfazendo em bolhas de gosma. Eu poderia até capitalizar em cima disso, afirmando que era a precocidade de um gourmet, mas - qual o quê! - era mesmo puro sadismo infantil.

Hoje em dia, para mim, os caracóis - ou melhor, escargots, nome bem mais palatável - continuam sendo salgados, mas com objetivos mais nobres: deliciar-me com a iguaria.

Otton Junqueira possuía criação dos moluscos em Araras, na Serra Fluminense. Um belo dia, decidiu abrir um pequeno restaurante em sua própria casa e o sucesso foi tanto que o embalou a alçar vôos maiores. Deixou a helicicultura (peguei pesado, agora), mudou-se para o Rio de Janeiro e abriu o Alameda Restaurante, em Botafogo, o grande templo dos escargots - e acredito que o único - nas areias cariocas.

O negócio deu certo, a casa vive lotada e serve estonteantes 150kg de caracóis por mês. Como esse molusco é muito levinho, não consigo imaginar a quantidade numérica que é consumida pelos apreciadores.

Transparência
Embora seja prática comum nos países do primeiro mundo, conta-se nos dedos de uma só mão os restaurantes cariocas que apresentam seu cardápio pela Internet e, portanto, deve-se aplaudir de pé a iniciativa do Alameda que revela, sem temor, seus pratos e preços. É um grande conforto poder estudar com antecedência, calmamente, o que se vai comer e quanto se quer pagar, coisa que nem sempre se consegue fazer quando já se está sentado à mesa do restaurante.

Otton reconhece que esse molusco gosmento não é uma unanimidade e os estômagos mais delicados podem rejeitá-lo. Portanto, sabiamente, o cardápio da casa tem duas seções: uma de pratos com escargots e outra com iguarias de gosto, digamos, mais universal.

Os dois pratos que eu pedi eram da especialidade da casa. A entrada foi Polentinhas com escargots flambados no cognac (R$33), maravilhosas, cremosas, bem temperadas e que, como vêm com 6 unidades, podem ser compartilhadas por 2 ou mais pessoas. Como prato principal escolhi o Tagliatelle com escargots, shitake e alho porró (R$43,50) que era uma concentração de sabores marcantes e deliciosos. Bela opção!

Carta de vinhos
Para quem é sócio da ABS, o restaurante oferece a possibilidade de se levar o vinho, sem a cobrança de rolha. Foi o que fizemos e cada um levou vinhos excepcionais: foi um Chardonnay do Lazio, um Châteauneuf-du-Pape branco e dois Barolos (um deles de 1997!).

Para quem preferir consumir os vinhos da casa, a carta é bem enxuta, daquelas que facilitam a escolha: são apenas 28 rótulos (5 espumantes, 8 brancos, 2 rosés e 13 tintos). E os preços são bastante honestos. Mas como a carta de vinhos não está na página do restaurante, divulgo abaixo para que os leitores possam pré-escolher.

Para alguns rótulos, comparei o cobrado pelo Alameda com o preço do importador. Dá para verificar que as margens aplicadas estão bem abaixo daquelas usadas pela maioria das casas cariocas. Pontaço a favor! Vejam só:

  • De Martino Legado Reserva Carmenère: 72,45 no importador, 91 no restaurante (25% a mais)
  • Albert Bichot Vieilles Vignes Pinot Noir: 77 no importador, 93,80 no restaurante (22% a mais)
  • Guado al Tasso Vermentino: 92 no importador, 139 no restaurante (51% a mais)

    Por fim, não posso deixar de citar o sommelier da casa, o jovem Elvis Baltar, que faz toda a diferença com sua gentileza. E não é só a gentiliza, pois no último concurso regional da ABS, ele foi um dos 5 finalistas e contou-me que já está se preparando para a próxima edição. O rapaz vai longe...

    Oscar Daudt
    05/02/2012


    Serviço
    Alameda
    www.alamedarestaurante.com.br
    Rua Visconde de Caravelas, 113
    Rio de Janeiro - RJ
    (21)2527-9662 / (21)2527-2203
  • O jantar
    Bruschetta com ragu de tomates e queijo de cabra Escargot a bourguignonne Polentinhas com escargots flambados no cognac
    Tagliatelle com escargots, shitake e alho porró Parmentier de rabada com escargots na manteiga de agrião com banana grelhada
    Magret de canard grelhado ao molho de acerola com coxa confit e rostie de aipim Tornedor com escargots ao vinho tinto e risoto milanês
    A equipe
    Otton Junqueira, sócio do restaurante Elvis Baltar, sommelier
    A carta de vinhos
    Espumantes Vinhos chilenos
    Vinhos franceses Vinhos italianos e portugueses
    Nossos vinhos
    (esses vinhos não estão na carta do restaurante e foram levados por nós)
    Comentários
    Anselmo Federico Neto
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/06/2012 O jantar ótimo e os vinhos, simplesmente vinhaços, todos.

    Quanto aos caracóis na época de criança, morriam por desidratação, um fenômeno chamado osmose.

    Abraços.
    Teresa Joia
    Analista de TI e enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    05/06/2012 Oscar!!! Como o Alameda é pertinho aqui do trabalho, de quando em vez, almoçamos por lá, pois gostamos muito. O jovem Elvis, é o diferencial, sempre simpático e pronto para esclarecer dúvidas.

    Ah, e no almoço eles tem um ótimo prato executivo!! Bjks
    Ana Maria Magalhães
    Enóflla e consultora de vinhos
    Rio de Janeiro
    RJ
    06/06/2012 Parabéns ao Otton pelo restaurante Alameda: ambiente agradável, comida deliciosa e atendimento perfeito. Ratifico as palavras do Oscar, o Elvis é o diferencial do serviço.

    O jantar foi ótimo!!! Desejo-lhes muito sucesso.

    Abraços,
    Ana Maria Magalhães
    Luiz Carlos Cattacini Gelli
    Empresário
    Rio de Janeiro
    RJ
    07/06/2012 Sou cliente habitual do Alameda, o paraíso dos escargots, como o Oscar bem definiu. Se não estou enganado é o único restaurante do Brasil que é especializado em escargots. Mais um privilégio da Cidade Maravilhosa.

    Para os visitantes, uma ótima oportunidade de conhecer um belo restaurante temático, único, e ainda mais ser atendido pelo Otton e o Elvis, duas pessoas que valorizam ainda mais o restaurante. E para que a experiência seja perfeita, não deixem de experimentar o espumante Cattacini Extra-Brut, par ideal para as iguarias preparadas com os escargots!
    Nei Augusto Ribeiro
    Engenheiro
    Rio de Janeiro
    RJ
    08/06/2012 Por frequentar o Alameda praticamente desde a inauguração, me considero parte da família da casa. Além da comida excelente e de preços pra lá de honestos, a simpatia do Otton e do Sommelier Elvis fazem total diferença no acolhimento deste ótimo restaurante.

    Que continuem assim!!!
    Angela Carcerelli Morales
    Economista
    Rio de Janeiro
    RJ
    20/06/2012 Oscar,

    Realmente o Otton fez do Alameda a nossa casa! Atendimento perfeito, e os pratos são "de comer de joelhos" de tão saborosos!

    Sou literalmente apaixonada por escargots e lá eles preparam magnificamente!
    Pedro
    Enófilo
    Porto Alegre
    RS
    20/07/2012 Telégraphe é d +!
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br