Matérias relacionadas
Restaurantes

Menu Raízes
Há 10 anos, o chef francês Damien Montecer chegou ao Brasil e para comemorar essa efeméride, decidiu refazer o cardápio de seu prestigiado Térèze - o mais romântico restaurante carioca - como uma homenagem ao país que tão bem o acolheu e onde, recentemente, se casou. Damien conta que "os novos pratos valorizam os ingrediente locais preparando-os com as técnicas da alta gastronomia" e eu acrescento que constituem um espetáculo de criatividade, beleza e sabor bem brasileiro. E tome cupuaçu, caju, jambu, pupunha e outras iguarias que abusam da letra U, a vogal mais tupiniquim que há.

E para apresentar suas novas criações, Damien convidou para um jantar inesquecível: em porções de degustação, ofereceu deliciosas amostras dos principais pratos, 6 etapas salgadas para ser mais exato. E para os bravos que conseguiram chegar ao final, ainda veio uma sinfonia de sobremesas com 11 amostras do que o chef elabora por lá.

Logo de início, um grande destaque, com o Caldinho de feijão Térèze, feito com feijão branco elegantemente temperado com alho, cuja maciez fazia o contraponto com a crocância e doçura da farofa de castanhas acompanhada de um ravioli de cogumelos e mais um gema poché de ovo de codorna que finalizava o conjunto.

O melhor momento da noite, no entanto, foi o Beiju tapioca que harmonizava o foie gras, servido com biscoitinhos de tapiocas, com um surpreendente, colorido e enfeitado chutney de caju. Um sincretismo perfeito!

Correndo por fora ao título de melhor da noite, a Trilogia de pato vinha servida em um prato de ferro quente para preservar as temperatura de seus três componentes: um guioza chinês recheado de pato, um maigret de canard e, de novo, para nossa alegria, um foie gras, ambos bem franceses, envoltos em um molho de açaí. Um verdadeiro G3 da gastronomia.

Taças franco-brasileiras
Quem atualmente saca as rolhas no restaurante é a bela sommelière Lívia Guerrante. Perfeitamente afinada com o espírito do cardápio, Lívia nos ofereceu uma irretocável harmonização que misturava rótulos franceses - o forte do restaurante, como não poderia deixar de ser - com um exemplar tinto do Vale dos Vinhedos. Show de competência... e de simpatia!

Cartas abertas
O Térèze é um dos poucos restaurantes cariocas que, à exemplo daqueles do primeiro mundo, não têm medo de divulgar seu cardápio livremente, pela Internet, com preços e tudo, numa prova de respeito a seus clientes. Se você quiser consultá-lo e conhecer todos os demais pratos que o Térèze oferece, basta clicar aqui.

Oscar Daudt
14/06/2012
O novo menu
Cesta de pães Caldinho de feijão Térèze
Caldo de feijão branco condimentado, farofa de castanhas, mini ravioli de cogumelos trufados
Beiju Tapioca
Foie gras Agrivert, do interior de São Paulo, mi-cuit, cozido no pano, rendas de tapioca, chutney de caju, brotos e ervas
Zé-Cabra
Queijo de cabra da Fazenda Genève, Petrópolis, empanado na castanha do Brasil quente e geléia de cupuaçu, salada de palmito pupunha fresco com jambu
Muqueca de lagosta
Lagosta de pesca da Bahia flambada na cachaça Magnífica, arroz arbóreo cremoso de moqueca e coco fresco
Tambaqui
Costeletas de tambaqui de Belém do Pará, Amazônia, na churrasqueira com vinagrete de vegetais ao maracujá doce e musseline de banana d'água
Trilogia de pato com molho de açaí
Guioza, maigret e foie gras
Doce carnaval
Degustação de sobremesas e sorbets do Térèze
Os vinhos
Château Lamothe-Vincent 2010
Sauvignon Blanc
Bordeaux
Domaine de Pèlerins Sur Lie 2000
Muscadet de Sèvre et Maine
Loire
Vallontano Reserva 2007
Merlot
Vale dos Vinhedos
Domaine Bordenave Harmonie 2005
Gros Manseng
Jurançon
Os anfitriões
Chef Damien Montecer Sommelière Lívia Guerrante
Os convidados
Os músicos Ana Zingoni e Mu Carvalho Bruna Talarico, da Veja-Rio
Lívia Breves, de O Globo A produtora de eventos Lou Bittencourt
Luciana Neiva, da Mural Comunicação
Comentários
Ana Zingoni
Cantora
Rio de Janeiro
RJ
25/06/2012 Parabéns pela ótima materia!!!

O Térèze é um lugar maravilhoso e o chef Damien é um espetáculo. Programa completo!!!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br