A melhor aplicação para enófilos
Programas para cadastrar, no celular, os vinhos que se bebe, existem muitos. Uns melhores do que os outros, mas todos exigindo que tenhamos de digitar diversas informações sobre o vinho. Eu já tentei usar vários deles, mas termino cansando de tanto ter de digitar no desconfortável teclado do telefone.

Recentemente, no entanto, fui apresentado por José Grimberg. da Bergut, a um novo programa, o Vivino, que é uma revolução. Basta você fotografar o rótulo e, através de reconhecimento de imagem, a aplicação recupera todos os dados sem a necessidade de digitação. São imediatamente trazidos para o seu cadastro o nome do vinho, o produtor, a região, a descrição, as castas e sugestões de harmonização. Um espetáculo! Você pode até acessar um mapa com a exata localização do produtor.

É exibida, também, a classificação relativa do vinho, conforme as avaliações feitas pelos usuários, separada por 4 divisões: no país de produção, na região, na vinícola e uma classificação global. O sistema pode ser falho, mas é diversão garantida. Outro dia, por exemplo, fomos a um jantar em que cada um deveria levar um vinho diferente. Organizamos, então, um torneio conforme a classificação do Vivino para ver quem havia levado o vinho melhor e a torcida foi grande.

Opcionalmente, você pode informar a sua própria opinião sobre o vinho, usando um sistema simples de 1 a 5 estrelas (detestei, não gostei, ok, ótimo e sensacional). Pode também cadastrar o local onde está bebendo, usando as informações do GPS e, se tiver paciência, incluir comentários sobre o vinho.

Uma base gigantesca
Os números da base de dados do Vivino são de atordoar: no dia em que escrevo, existem mais de 648.000 vinhos, de mais de 14.000 vinícolas, de 46 países. No cadastro, constam nada menos do 531 castas diferentes.

Ainda assim, no meu curtíssimo tempo de utilização da aplicação, já encontrei alguns vinhos que não foram reconhecidos. Mas isso não representa nenhum problema, pois o programa informa que o rótulo não foi identificado e estabelece um prazo de 1 a 2 dias para que seja feita a verificação manual. Estabelece e cumpre, pois até agora todos os rótulos que fotografei foram, por fim, reconhecidos. O negócio é sério...

Nem tudo é perfeito
No início, quando você tem poucos vinhos cadastrados, é fácil encontrar um desses vinhos para recordá-lo. No entanto, à medida em que seu cadastro vai crescendo - e para mim cresce mais rápido do que deveria - vai se tornando cada vez mais complicado localizar um de seus rótulos, pois não há nenhum instrumento de pesquisa no celular, e os vinhos são exibidos na ordem em que foram incluídos.

Afortunadamente, no entanto, seu cadastro pode ser acessado pelo computador, na página do Vivino, onde algumas formas de pesquisa são disponibilizadas. E como os dados de seus vinhos ficam armazenados no site, você tem a garantia de não perder seu cadastro na eventualidade de trocar seu celular.

Outro problema mais importante é que o reconhecimento da safra nem sempre dá certo. E nesse caso, o programa não oferece a possibilidade de se corrigir manualmente. Reconheceu errado, fica errado para todo o sempre... A solução é incluir nos comentários sobre o vinho a safra correta.

E é de graça...
E a grande notícia é que, apesar da sofisticação do serviço prestado, o programa é totalmente gratuito. Como pode isso?

Na verdade, a empresa se sustenta com receitas provenientes dos comerciantes de vinho, que pagam para serem incluídos no cadastro de vendedores. Embora aqui no Brasil não haja essa opção, nos Estados Unidos o usuário pode solicitar a informação de onde comprar o vinho - e por quanto - nas cercanias de onde está. Genial!

O programa tem versões tanto para iPhone quanto para Android.

Oscar Daudt
30/06/2012
As telas do aplicativo
Tela de abertura Relação dos vinhos cadastrados Quando um rótulo não é identificado, o Vivino promete fazê-lo em 1 ou 2 dias Tela de um vinho específico
As castas e a harmonização Descrição do vinho Classificações relativas do vinho Localização da vinícola
Comentários
Carlos Stoever
Advogado, enófilo
Porto Alegre
RS
30/06/2012 Excelente dica!

Recentemente, fiz o download do Descorchados 2012! Traz, na prática, todas as informações do guia, o que achei bem interessante para quando vamos provar algo novo! Ao menos por enquanto, a base de dados é somente do Chile...

Abraço!

Obrigado pela indicação. Vou baixar... Abraços, Oscar
Yann Lesaffre
Gestor de Eventos e Gastronomia
Rio de Janeiro
RJ
30/06/2012 Oscar

Parece ótimo e para preguiçosos como eu, que não têm paciência de anotar tudo, é sensacional. Pena que não tem para BBerry, mas vai para meu tablet agora mesmo.

Obrigado pela dica, agora vou ter meus arquivos finalmente organizados.
Victor Bastos
Enófilo
São Paulo
SP
30/06/2012 A melhor e mais completa base de dados on-line do mundo do vinho chama-se Cellartracker (www.cellartracker.com).

Esta ferramenta on-line não só permite livre consulta a mais de 2,3 milhões de notas de degustação sobre milhares de vinhos, mas também funciona como uma adega virtual. Basta criar uma conta e inserir os vinhos de sua adega. E ainda por cima é de graça.
Osvaldo Sandim
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
01/07/2012 Dr. Cartier Daudt, essa é 10! Valeu, meu abraço. Sandim.
Paulo Oliveira
Enófilo
Florianópolis
SC
01/07/2012 Boa matéria, Oscar.

Gostaria de perguntar se você usa ou recomenda algum programa deste estilo para registrar os vinho bebidos (impressões) para PC?

Abraços.

Infelizmente, eu não tenho nada de especial para te indicar. Para registrar os vinhos que tenho na adega, uso apenas um planilha Excel.

Quem sabe algum leitor possa dar alguma sugestão.

Abraços, Oscar
Victor Bastos
Enófilo
São Paulo
SP
02/07/2012 Prezado Paulo Oliveira,

Eu possuo uma adega refrigerada para 140 garrafas que vive abarrotada. A melhor maneira de encontrar as garrafas que procuro sem ter que ficar procurando com a porta aberta, é através de um freeware chamado Open Cellar. Vc também pode inserir suas notas de degustação e todas informações técnicas sobre seus os vinhos. É uma alternativa ao Cellar Tracker que mencionei acima, onde vc também pode inserir suas notas de degustação.

Vc pode fazer o download em www.open-cellar.com.

Espero que te ajude. Abs.

Victor, obrigado pela dica. Vou experimentar.

Eu também uso o Cellar Tracker, esporadicamente, mas apenas para consultar a opinião dos leitores sobre determinado vinho. Porém, eu tenho uma implicância aberta com ele. É uma aplicação dos primórdios da Internet que não soube se atualizar. A ideia é excelente, mas a implementação é sofrível. A tela é desorganizada, toda em modo texto, praticamente sem figuras e difícil de se entender. Não é uma página agradável de se usar...

Abraços, Oscar
Luciana de Oliveira
Olivier Bebidas
Rio de Janeiro
RJ
02/07/2012 Excelente!! Instalado e aprovado . Obrigada pela dica.

Bjs e vinhos. Tim Tim.
Victor Bastos
Enófilo
São Paulo
SP
02/07/2012 Olá Oscar

De fato, o CellarTracker foi durante muito tempo criticado pela interface, que cá entre nós, é muito feia.

Porém, já está no ar o novo Cellartracker. O link é https://www.cellartracker.com/new/ ou basta clicar em "CLICK TO SEE THIS PAGE IN THE NEW CELLARTRACKER BETA" na parte de cima da tela. O visual mudou bastante e tem algumas funções novas bastante interessantes, como a mediana e a distribuição de notas de determinado vinho.
Paulo Oliveira
Enófilo
Florianópolis
SC
02/07/2012 Obrigado Victor Bastos, vou tentar o Open Cellar e Cellar Tracker beta.

Abraços.
Carlos Reis
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
03/07/2012 Caros,

Gostei muito do Vivino, que também me foi apresentado pelo José Grimberg em um evento de vinhos recente. Baixei na hora e comecei a usar. Minhas primeiras impressões:

1) Praticidade para registrar vinhos degustados - em um evento de vinhos é bem mais prático "scannear" o rótulo do que digitar;

2) Em um dos vinhos que bebi recentemente, um Chimney Rock Elevage 2005, ao "scannear' apareceu o da safra 2005, porém havia a opção de corrigir a safra, e assim o fiz;

(NR: o Carlos tem toda a razão: o que eu reclamei como defeito era apenas desconhecimento meu. Oscar)

3) Outro vinho que bebi recenetemente, o Chacra Cinquenta y Cinco, não houve o reconhecimento e a equipe do app deu prazo de dois dias para pesquisar e inserir na base de dados. Hoje ainda não houve resposta e no final do dia completam-se 48 horas;

Por outro lado não acho que o app Vivino se destine a gerenciar adegas, nem a realizar análises mais profundas.

Para gerenciar adegas, concordo com o Vítor, o Cellar Tracker tem uma incrível e vasta base de dados (o Chacra Cinquenta y Cinco estava lá registrado) com as fotos dos rótulos.

A interface do Cellar Tracker é poluída, embora a versão beta seja mais limpa.

De qualquer forma, existe o Cor.Kz, um aplicativo para IOS (não sei se tem para Android e Blackberry), com interface limpa, e que, na verdade, é uma espécie de cliente do Cellar Tracker, ou seja, vc registra seus vinhos (da adega ou os que tomou por aí) usando sua conta no Cellar Tracker.

Os dados do vinho são inseridos por leitura de código de barras (a maioria não tem código de barras com informações, sinto dizer) ou pelo nome.

A função primordial do Cellar Tracker e do Cor.Kz é registrar vinhos da adega e gerenciá-la. As funções do Cor.kz são bem legais, podendo ser ver por região, por uva, vinhos a beber primeiro etc... É pago, uns 3 dólares, mas vale.

Um dos incovenientes é que para alterar dados específicos, deve se usar apenas o Cellar Tracker via internet.

De qualquer forma, a sincronia entre tablet, celular e site (nuvem) é bem legal e útil. Ademais, se pode exportar sua base de dados do Cellar Tracker para uma planilha Excel.

Já para análises mais detalhadas, tipo ficha de degustação, há vários, mas gosto do Wine Notes, que é de graça. É um app para IOS (iPhone e Ipod Touch, mas que roda em iPad), não sabendo se há para outros sistemas operacionais.

Acho que os três aplicativos juntos são um belo time e se complementam.

Saudações,

Carlos Reis
www.vinocult.net
Rafael Mauaccad
Enófilo
São Paulo
SP
06/07/2012 Oscar,

Estou correndo o risco de ser expulso da comunidade, mas lá vai:

Agora todos os nossos problemas com vinhos acabaram! As Organizações Tabajara lançaram o aplicativo para vinhos portugueses: o "FOOT TREADING WINE PRESSES". Ferramenta gratuita e facílima de baixar em qualquer linguagem, de interfaces limpas, e "on clouds". Basta aproximar seu celular no gargalo, que instantaneamente você receberá todas as informações de quais portugueses(as), suas regiões, nome, apelidos, idade, identificações particulares, peso, altura e odores marcantes, que pisaram a pé o mosto. Em que lagar, tempo de pisa, e mais informações precisas e imprescindíveis dos mais baixos(as) em que o mosto alcançou suas partes baixas. Fotos da equipe vestida e sem roupa, inclusive de sua família, em close ou plano americano, que você poderá arquivar e/ou imprimir de lembrança, como também remeter aos seus melhores amigos(as) pelo Instagram. Com o "FOOT TREADING WINE PRESSES" você nunca irá esquecer, por exemplo, de qualquer safra do Mouchão Tonel 3-4, e os inesquecíveis alentejanos(as) que o pisaram a pé.

Mas não esqueça que quando pintar aquele clima, use o aplicativo!! Eu só quero degustar meu vinho, nada mais.

Abracos,
Rafael

Rafael, eu não sei como deixei passar esse comentário sarcástico e, digamos assim, picante! :)

Abraços, Oscar
Victor Bastos
Enófilo
São Paulo
SP
06/07/2012 A característica mais interessante do Open Cellar é que é possível ver a representação gráfica da adega com posicionamento das garrafas. Tudo pode ser "customizado", desde a quantidade de prateleiras e distância entre elas, quantidade total de garrafas e até mesmo o sentido em que a garrafa é guardada.

Ele também pode ser sincronizado com OS da Apple. O Open Cellar também conta com uma base de vinhos on-line (pequena), de onde é possível baixar o vinho sem necessidade de inserir todas as informações. Existe um outro software na mesma linha, que se chama Avosvins, mas este é pago (http://www.avosvins.ca/).

Victor, agora me interessei mais ainda! Obrigado! Oscar
Alex Rodrigues
Sommelier, Proprietário da Casa Di Vino
São José dos Campos
SP
09/07/2012 Obrigado pela dica Oscar, vou baixar.
Pedro Missioneiro dos Santos
Sommelier - Consultor de Vinhos e Enogastronomia
Manaus
AM
20/07/2012 Caro Oscar Daudt.

Simplesmente sensacional, bem fácil, prático e veio em boa hora, pois já não suportava mais atualizar meu cadastro pessoal e profissional sobre vinhos!

Um caloroso eno-abraço!
Marcelo Cruz
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
23/10/2012 Oscar, obrigado pela dica, que encerrou minha busca até então inglória no meio de vários aplicativos que não me atendiam. Agora uso o Vivino, aliado ao Wine Notes e o Cellar VU.

Outros dois aplicativos que uso é o WineStein, ótimo para harmonização e o PWC, que gosto muito, pela minha declarada preferência pelos vinhos portugueses, principalmente os Dão, Bairrada, Douro e Verdes.

Forte abraço a ti e a todos os confrades do site.
Notwen Cardozo
Restaurante Mr. Lenha
Rio de Janeiro
RJ
21/02/2013 Na versão atual (6.0.4), o Vivino permite busca do seu vinho tomado na parte superior da tela do programa. Além de vc poder adicionar vinhos que não existem no banco de dados, também permite que vc troque o ano da safra bem como o nome do vinho.

Também permite que vc coloque aonde tomou o vinho e o preço pago. O sistema de GPS ajuda vc nesta hora pois localiza as lojas, restaurantes no local aonde vc está.

Vc pode seguir ou ser seguido por outros membros que usam o Vivino (inclusive estou seguindo vc mas notei que vc parou de adicionar seus vinhos). A nova versão também dispõe de uma lista de vinhos que vc deseja adquirir ou experimentar (Wish List). Para colocar os vinhos na sua Lista de Desejos, vc pode clicar nas 2 estrelas (uma maior e uma menor) na parte inferior da foto. Vc também pode adicionar pelo site na internet aonde permite que vc faça uma busca.

Clicando nas 3 pessoas abaixo vc visualiza os registros de quem vc segue assim como os seus registros em ordem cronológica. Permite trocar comentários com seus seguidores e ou seguidos sobre um específico vinho clicando nos balõezinhos no canto inferior da foto.

Vc pode adicionar amigos pelo Facebook ou Nome ou email quando vc clica nas 3 pessoas no canto direito superior. O Vivino ainda sugere vinhos a vc embora não saiba qual o critério (acredito que é baseado no que vc tomou e pagou assim como as castas que vc mais experimentou).

Clicando nas 3 barrinhas acima, vc vê todos seus vinhos: os escaneados, os que vc pontuou e os que vc deseja. Ainda diz quais castas que mais apareceram nos seus vinhos, os locais aonde vc os tomou, os países dos vinhos tomados e quais comidas se harmonizavam mais com os vinhos.

Clicando nas 2 setinhas acima, vc pode listar seus vinhos por ordem: cronológica, maior preço, menor preço e pela sua melhor avaliação.

Se vc quiser virar membro "pro" mediante pagamento de R$9,99, pode "colocar" sua adega no programa.

É fato que há algum alguns erros no banco de dados do tipo errar país ou algumas castas, mas no geral é um excelente aplicativo por ser gratuito.

De fato, eu fiquei entusiasmado quando conheci esse aplicativo. Mas depois, com o uso, passei a perceber suas limitações e desisti de usar. Principalmente, na parte da pontuação dos vinhos, pois categorias de 1 a 5 estrelas apenas é muito pouco para eu lembrar do vinho mais tarde.

Atualmente, o que eu acho mais completo é o Wine Notes, que me foi apresentado pelo Alexandre Lalas. Infelizmente, ele só tem versão para IPhone e o meu celular é Android. Eu contactei o desenvolvedor desse programa, mas ele me disse que não tinha planos de desenvolver uma versão Android.

Abraços, Oscar
Donaldo Rezende de Oliveira
Aposentado
Ribeirão Preto
SP
28/07/2014 Parabéns pelo site. Eu e meus amigos somos uns apreciadores de um bom vinho.
Raquel Lanna
Arquiteta
Belo Horizonte
MG
28/07/2014 Oscar,

Eu tenho usado o Vivino há algum tempo e observei que em alguns vinhos que postei, a imagem do fundo está diferente da imagem que eu tirei e que fica em primeiro plano. Não sei como fazer para modificar isso.

Sei que posso alterar a safra, a imagem do rótulo, mas a imagem de fundo não altera. Porque isso acontece? O que estou fazendo de errado.

Obrigada,
Raquel

Raquel, não sei te ajudar. Vamos ver se algum leitor responde à sua pergunta. Abraços, Oscar
Glaucia Menezes 26/08/2014 Como tiro a autorização de uma pessoa que estiver me seguindo ?
Euler 31/08/2014 Alguém em ajude, por gentileza.

Como os rótulos estavam trocados na classificações, procedi uma reinstalação do APP no sistema IOS (Iphone). Pra minha surpresa, meu rótulos SUMIRAM TODOS.

Algum auxílio, ideia, sugestão?

Agradeço a atenção.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br