Matérias relacionadas
Restaurantes

Vista pro mar
É uma falha em minha formação - confesso! - mas até hoje não fui visitar o La Fiducia, restaurante de Valmir Pereira, em Copacabana. Para me redimir, então, estive na filial, recém-aberta em Ipanema: o La Fiducia Bistrô.

A nova casa fica localizada no Hotel Sol Ipanema, na Vieira Souto, na sobreloja, descortinando uma vista deslumbrante da praia através de seus janelões envidraçados. É um espetáculo! Mas não é só a vista que é linda: o salão, decorado por Jairo de Sender, é belíssimo, moderno, descolado e confortável.

Patrícia Chami, proprietária do Sol Ipanema, explicou: "Nós temos experiência em gerenciar hotel, mas um restaurante é negócio totalmente diverso. Como queríamos oferecer uma casa de qualidade, convidamos a 'grife' La Fiducia para administrá-la. É uma parceria em que estamos apostando bastante!".

Preços bem mais em conta
A filial é, digamos assim, uma versão mais leve do que a casa-mãe: com a mesma qualidade, mas mais informal e bem mais barata! Só para comparar, o Risotto ai funghi porcini, servido nas duas casas, custa em Copacabana 74 reais (os preços estão na Internet); no Bistrô sai por bem menos, a 48 reais!

Com os vinhos, repete-se o mesmo fenômeno: enquanto no Ristorante o Novas Gran Reserva 2008 está marcado por 87 reais, em Ipanema o preço é bem mais atraente: 58 reais (ou seja, 33% mais barato). E com direito a uma vista imbatível!

Um começo promissor
Estivemos por lá logo na primeira semana de abertura. O maître-sommelier Carlos Vaz - que por muito tempo sacou as rolhas na Osteria dell'Angolo - fez a diferença, com um tratamento gentil e irretocável. Na chegada, ele foi logo informando: "Nós ainda estamos em 'soft opening', portanto desculpem qualquer falha." O comentário foi desnecessário, pois o serviço e a cozinha não deixaram absolutamente nada a desejar.

Estávamos em quatro e de entrada dividimos um carpaccio e uma polenta cremosa. Esta, gentilmente dividida em 4 pratos, mais parecia uma porção para cada um. Deliciosa e bem servida.

Como prato principal, escolhi um Medalhão de filet mignon grelhado, shitakes e capellini na manteiga que estava maravilhoso. E, novamente, com porção generosa (vide foto!).

Em deferência especial, a casa permitiu que levássemos nossos vinhos e, em troca da gentileza, brindamos ao sucesso do novo endereço, solicitando o espumante da casa, o La Fiducia Brut, elaborado por quem? Por Arley Pereira, o filho enólogo do pai coruja Valmir.

Oscar Daudt
19/11/2012
A bela casa
O salão decorado por Jairo de Sender Janelões com vista para a praia de Ipanema Sommelier Carlos Vaz e a proprietária do hotel, Patrícia Chami
O jantar
Polenta cremosa ao gorgonzola e pomodoro fresco Carpaccio de salmão Medalhão de filet mignon grelhado, shitakes e capellini na manteiga
Pato assado em seu próprio molho e risoto de porcini Pernil de vitelo com purê de salsa Espumante La Fiducia Brut
O cardápio
Antepastos Antepastos, sopas e sanduíches Primeiros pratos
Segundos pratos Sobremesas
A carta de vinhos
Espumantes e brancos Brancos e tintos Tintos
Tintos Em taça e de sobremesa
Comentários
Marcos Paulo Fernandes Lopes
M Lopes Bistrô
Niterói
RJ
20/11/2012 Também vou querer experimentar este espumante!
Ana Maria Magalhães
Enófila e Consultora de Vinhos
Rio de Janeiro
RJ
22/11/2012 Parabéns ao Valmir pelo novo empreendimento! A decoração está muito bonita, além do visual - mar de Ipanema -, a comida deliciosa e o atendimento bastante eficiente.

Gostaria, também, de agradecer ao Carlos Vaz pelo carinho e atenção dispensados ao nosso grupo. Recomendo a todos os leitores do EnoEventos que experimentem o novo bistrô.

Ana Maria Magalhães
Carla Lourenço
Gerente de Governança
Rio de Janeiro
RJ
24/11/2012 Parabéns Sr.Vaz, desejo lhe sucesso nesse novo projeto que já vislumbro como vitorioso.
Vera Azevedo
Editora
Rio de Janeiro
RJ
05/01/2013 Foi um excelente almoço o de hoje, junto com a vista agradável. Garçom educadíssimo, ambiente sem barulho - ótimo para conversar! Pães deliciosos e a paleta de cordeiro com risoto siciliano estava muito boa! A decoração é muito bonita.

Pena que, no final, o ar refrigerado não estava muito potente, mas só notei quando já estava no final do almoço.
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br