Matérias relacionadas
Classificações de páginas

Paladar cibernético
Já por 3 anos, o EnoEventos publica a classificação dos sites/blogs de vinhos pela quantidade de acessos, conforme levantamento efetuado na página americana alexa.com. O assunto desperta sempre grande interesse dos leitores e, ainda mais, dos próprios editores, que podem dessa forma se posicionar quanto à popularidade de suas páginas em relação aos demais participantes.

Com isso, imaginamos que deve despertar igual interesse a classificação dos sites/blogs dedicados à gastronomia e partimos para a realização de um levantamento da classificação global das páginas brasileiras referentes a esse tema.

O que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de endereços que não são atualizados há alguns meses ou anos, evidenciando um comportamento já observado nos blogs de vinho, mas que em relação à gastronomia é muito mais comum: muita gente começa a escrever sobre gastronomia, elabora críticas sobre restaurantes, divulga receitas, mas desiste em curto espaço de tempo. Com isso, há um sem-número de iniciativas que continuam no ar, sem nunca mais terem sido atualizadas. Esses mortos-vivos não foram, é claro, considerados em nosso levantamento.

Foi difícil encontrar endereços de gastronomia com atualização regular. No total, conseguimos compilar um total de 36 sites/blogs, quantidade significativamente menor do que os 82 sites/blogs de vinhos que incluímos em nossa mais recente análise.

Ausências importantes
O alexa.com publica apenas a classificação do endereço principal de uma página Internet. Com isso, os blogs hospedados em sites de jornais ou revistas não são individualmente classificados por aquele serviço e, portanto, não puderam ser incluídos em nosso levantamento. Essa condição faz com que alguns dos mais importantes blogueiros de gastronomia não façam parte de nosso estudo.

Outras eventuais ausências devem ser motivadas por simples omissões. Como este é o primeiro estudo que elaboramos nessa área, é bem provável que tenhamos deixado de fora alguns endereços significativos. Portanto, solicitamos a quem detectar alguma ausência que por favor nos informe, para que possamos, na próxima edição, complementar nosso estudo.

A classificação
A tabela abaixo exibe o resultado do levantamento, com as páginas classificadas do 1º ao 36º lugar. A primeira coluna apresenta a classificação relativa dos 36 endereços. A última coluna apresenta a classificação global dos sites/blogs (x 1000), dentre os mais de 30 milhões de páginas analisadas pelo alexa.com no mundo inteiro.

Por exemplo, a página de gastronomia mais bem colocada, a Basílico, que aparece com a classificação global 236, ocupa na verdade o 236.244º lugar dentre todas as página do mundo, sobre todos os assuntos.

Note-se que essas informações são voláteis e sofrem pequenas alterações a cada dia. Os dados apresentados foram pesquisados nos dias 10 e 11 de dezembro.

Eis a classificação:

Vinhos e gastronomia
E como se posicionam, relativamente, os sites/blogs de gastronomia em relação àqueles dedicados ao vinho? Para responder a essa pergunta, elaboramos uma classificação conjunta das páginas de vinho e de gastronomia, apresentando os 10 mais importantes endereços brasileiros, que é exibida abaixo.

É fácil de perceber que as páginas de vinho demandam um tráfego de visitantes bem superior às de gastronomia: dos 10 melhores classificados, apenas dois - posicionados no 4º e no 5º lugares - tratam sobre gastronomia.

E nossa alegria não poderia ser maior ao verificar que o EnoEventos continua no topo da classificação, como a página dedicada a esses dois assuntos mais visitada do Brasil. Confiram só:

Oscar Daudt
11/12/2012
Comentários
Alexandre Frias
Enoblogs
Campinas
SP
11/12/2012 Olá Oscar...

Acho louvável esse teu enorme trabalho no levantamente mas infelizmente o Alexa é apenas um entre tantos outros critérios para se destacar esse ou aquele site e ainda assim impreciso e até injusto muitas vezes. Nos blogs de vinho por exemplo, você esqueceu de citar blogs ótimos e muito antigos como o Vinhos para Todos e o QVinho. Blogs de gastronomia então nem se fala.

Um exemplo prático: seria possível você divulgar quantas visitas únicas o Enoeventos tem mensalmente, através do Google Analytics? É uma boa referência.

Entenda, estou questionando apenas porque a fonte de informação tem que ser sempre confiável. O Alexa definitivamente não é.

Apenas para compartilhar conhecimento, deixarei abaixo alguns links para que os interessados em subir no ranking do Alexa, possam trabalhar para isso.

  • http://www.exorbeo.com/2012/02/o-que-e-o-alexa-e-como-subir-posicoes.html
  • http://www.tolnetwork.com/2008/ranking-alexa-como-manipular/
  • http://dinheiromais.com.br/2009/02/como-aumentar-ranking-alexa.html

    Um abs!
    Alexandre

    Frias, quanta deselegância! E o que mais me chama a atenção é o fato de que, nos levantamentos de 2010 e 2011, aqui publicados, em que seu Enoblogs aparecia em primeiro lugar na classificação, você não tenha apresentado esses questionamentos. Apresentá-los apenas agora, quando sua excelente página está perdendo posições, fica parecendo o choro dos derrotados.

    De qualquer forma, já que você questiona a validade da fonte, convido você a apresentar outra análise de fonte que você considere mais confiável. Comprometo-me a publicar seu levantamento aqui nas páginas do EnoEventos. Enquanto isso não ocorrer, continuarei a informar meus leitores com essas pesquisas realizadas sobre os dados do Alexa, que são as mais confiáveis que conheço. Minhas pesquisas podem não ser perfeitas, mas são as únicas até hoje publicadas no Brasil quanto à popularidade dos sites.

    Agradeço suas informações de como aumentar o ranking no Alexa. Vê-se que você está bem informado sobre o assunto.

    Oscar Daudt


    Oscar...

    Não quis ser deselegante e sim alertá-lo que usar o Alexa apenas não é confiável. É claro também que sabia que você iria argumentar desta forma... que eu não havia falado antes, etc, etc. É óbvio!

    Sobre uma análise melhor que vc pediu, nem inventei muito e pedi simplesmente os do Google Analytics. Simples. É por esse relatório que os anunciantes avaliam os sites e compram midia.

    Sou muito bem informado não para usar tais recursos, mas sim para não cometer injustiças. Por isso compartilhar informação é tão importante.

    De qualquer forma Oscar, fique tranquilo. Não voltarei mais nesse assunto. Se você considera justo, siga em frente.

    Um abs!
    Alexandre

    Frias, os dados do Google Analytics não são disponibilizados para consulta pública. O Alexa continua sendo a melhor forma de se fazer a classificação dos sites. Oscar
  • Rafael Mauaccad
    Enófilo
    São Paulo
    SP
    11/12/2012 Oscar,

    Tem até ministro contestando as apurações do IBGE, rsrsr!!

    Utilizando a ferramenta iluminista de busca, ou "googlando", encontrei o brilhante artigo de Leandro Cosas, consultor de marketing digital e editor do site www.webcortex.com.br, com o título "10 dicas de como divulgar um blog". Vou tomar a liberdade de transcrever as 10 dicas. Para leitura completa desta elucidativa matéria clique aqui.

  • Tenha conteúdo relevante
  • Otimize seu blog
  • Perfis nas redes sociais
  • Crie algum material interessante
  • Agregadores de notícias
  • Diretório de artigos
  • Guest Post e relacionamento com blogueiros
  • Comente em foruns
  • Comente em outros blogs
  • Endereço em assinatura do email

    Aos editores/blogueiros, em seguindo um pouco de cada uma das dicas, mesmo em separado, verificarão o resultado do acréscimo de público e a consequente melhora na classificação de acessos, evitando assim o deplorável abandono aos leitores.

    Parabéns ao EnoEventos por mais esta 1ª colocação!!

    Forte abraço,
    Rafael
  • Marcus Ernani
    Leitor
    Rio de Janeiro
    RJ
    11/12/2012 Somando o que o Oscar usou como parâmetro e o Rafael como forma, o blog do Paco (bistrocarioca) é uma exceção à regra, pois está desatualizado há mais de 3 anos e ocupa a ótima posição n.26!

    Abs

    É mesmo, Marcus, este me passou desapercebido. O blog não deveria ter participado da classificação. Abraços, Oscar
    Thiago Bulla
    Blogueiro / Enófilo / Engenheiro
    Sapucaia do Sul
    RS
    12/12/2012 Olá Oscar

    Parabéns pela ótima matéria informativa e pela excelente popularidade de seu site.

    Aguardo ansiosamente a próxima edição do "Quem é quem" dos Blogs de Vinho brasileiros.

    Um forte abraço
    Tiago Bulla
    universodosvinhos.com

    Thiago, obrigado. A próxima edição do Quem é Quem dos Blogs de Vinhos deve ser publicada na metade de 2013. Abraços, Oscar
    Silvestre Tavares Gonçalves
    Blog Vivendo a Vida
    Vitória
    ES
    12/12/2012 Nem Jesus Cristo agradou a todos, imagine nós, meros mortais pecadores!

    Parabéns pelo seu trabalho sólido e honesto na divulgação do vinho.

    Muita saúde e sucesso!
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br