Matérias relacionadas
Restaurantes

Gastronomia no centro
O Bistrô Ouvidor está localizado em um antigo casarão na rua do... Ouvidor. Caprichadamente reformado, suas grossas paredes deixam à mostra as pedras com que eram feitas as construções no século XVIII. O ambiente é bonito e aconchegante, com um bom espaço entre as mesas, coisa rara de se ver no centro da cidade.

A região é dominada pelos restaurantes a quilo e eu não tenho nada contra eles; pelo contrário, sou extremamente favorável, pois quando trabalhava no centro, essa era a minha escolha para o dia-a-dia. Mas, de quando em vez, a gente gosta de partir para um almoço mais elaborado, com esmero gastronômico, e é aí que entra o Bistrô Ouvidor, com um cardápio enxuto - enxutíssimo, na verdade - mas de alta qualidade. São apenas 3 ou 4 pratos no menu regular e outros tantos no menu que varia diariamente.

E onde mais você pode pedir um prato com a assinatura do chef Danio Braga, sem ter de se deslocar para Búzios? No Bistrô Ouvidor, é claro... Quando esteve visitando a casa, há alguns meses, Danio não se fez de rogado e criou um prato que é, atualmente, a grande atração da casa. E eu tive a oportunidade de provar o fenomenal Cassoulet de frutos do mar, onde se pode conferir a maestria do chef do Sollar Búzios.

A hora feliz
Mas se você preferir dar uma relaxada depois do expediente, o restaurante abre, às quintas e sextas-feiras, das 18 às 21 horas, com um cardápio diferente do almoço, oferecendo petiscos e cervejas especiais - e vinhos, é claro! - para ajudar a afrouxar a gravata.

Às quintas-feiras - o dia em que lá estive - a música fica por conta do Ouvidor Jazz Trio, com um repertório de muito bom gosto. Já na sexta, as atrações são bandas de blues.

Carta surpreendente
A carta de vinhos é de entusiasmar. Assinada pelo sommelier Efraim Moraes, são 95 rótulos em garrafa normal e mais 28 rótulos em meia-garrafa, a maior quantidade que já encontrei aqui no Rio de Janeiro. E mais alguns poucos vinhos em taça e em garrafinha de 187ml. Explicou-me Lucas Dias, o proprietário do restaurante: "Como nosso movimento principal é na hora do almoço, muitos clientes preferem beber menos quantidade para poderem voltar alertas ao trabalho. Então, temos de ter muitas opções em meias-garrafas."

Os preços são excelentes. Dos 95 rótulos em garrafa de 750ml, nada menos do que 64 deles custam menos do que 100 reais, e desses existem 17 opções por menos de 60 reais. Nada mal! As margens aplicadas são bastante honestas e a comparação com o preço cobrado pelas importadoras é bem positiva. Por exemplo:

  • Raimat Tempranillo: 69,90 na Interfood; 79,00 no restaurante (diferença de 13%)
  • Luca Pinot Noir: 110 na Vinci; 155 no restaurante (diferença de 41%)
  • Artero Tempranillo: 43,30 na Decanter; 57,00 no restaurante (diferença de 32%)

    A carta é bastante informativa e cada vinho é listado com a região, o produtor, as castas, o teor alcoólico e uma breve descrição de suas características. Se algum defeito há nessa carta é a diagramação. Como os vinhos são apresentados em páginas com apenas 3, 4 ou 5 rótulos, a carta se estende, desnecessariamente, por 25 longas páginas. Uma revisão dessa edição seria muito benvinda tanto pelos clientes, quanto pelo planeta.

    Oscar Daudt
    22/09/2013


    Serviço: Bistrô Ouvidor
    Rua do Ouvidor, 52
    Centro - Rio de Janeiro
    (21)2509-5883
    www.bistroouvidor.com.br
  • A gastronomia
    Funghi porcini com trufas e ovo pochê Cassoulet de frutos do mar
    (assinado por Danio Braga)
    Bolinhos de risoto ao açafrão
    Escondidinho de cordeiro Arroz de pato Rabada com polenta e pesto de agrião
    Mini-cheesecake de tangerina O cardápio da noite
    Os vinhos
    Espumante Bistrô Ouvidor Brut
    (elaborado pela Viapiana)
    Faustino I Gran Reserva 2001
    Faustino I Gran Reserva 2000 Faustino I Gran Reserva 1999
    A casa
    A paredes de pedra originais O Ouvidor Jazz Trio toca às quintas e sextas-feiras As belas e originais mesas do restaurante
    A equipe
    Lucas Lourenço Dias, o proprietário Chef Ivone Lúcio Sommelier Efraim Moraes
    A carta de vinhos
    Taças e meias-garrafas Espumantes Espumantes
    Espumantes Brancos Brancos e rosés
    Tintos Tintos Tintos
    Tintos Tintos Tintos
    Tintos Tintos Tintos
    Tintos Tintos Tintos
    Tintos Tintos Tintos
    Sobremesa Reserva do Sommelier
    Reserva do Sommelier Reserva do Sommelier
    Comentários
    Hildete Nunes Damasceno
    Enófila
    Rio de Janeiro
    RJ
    11/10/2013 Conheço bem o restaurante. Boa comida e bons preços. Vale a visita.
    Pedro Landim
    Jornalista
    Rio de Janeiro
    RJ
    17/10/2013 Se houvesse mais Bistrôs do Ouvidor no Rio, o carioca estaria bebendo mais vinho, imenso desejo do todos nós.

    Um restaurante não precisa de extravagâncias para ser bom. Precisa de critério, cuidado, bons ingredientes, amor pelo que se cozinha e um serviço atencioso.

    O restaurante citado é, simplesmente, um lugar para se sentir feliz. E isso vale ouro. Do que mais precisamos?
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br