Matérias relacionadas
Quem é quem na Internet
2012
2011
2010

Agora mais abrangente
Esta análise de 2013 já é a quarta edição deste estudo, elaborado pela primeira vez em 2010. Desde o início, os resultados despertaram grande interesse entre os leitores do EnoEventos, mas principalmente entre os administradores das páginas de vinhos, curiosos em saber como se posicionam nesse universo virtual, a cada ano mais concorrido.

A novidade desta nova edição é a inclusão de mais uma categoria de páginas, a das lojas virtuais, segmento que adquire, a cada ano, mais importância no comércio de vinhos. Com isso, agora são 5 as categorias analisadas e comparadas separadamente: Vinícolas, Importadoras, Sites e blogs, Organizações e associações e, finalmente, Lojas virtuais.

Os dados que alimentaram este estudo foram coletados no Alexa - The Web Information Company, um site americano, pertencente ao grupo Amazon.com, especializado na análise do tráfego da Internet. A base de dados deles é impressionante, com a classificação de mais de 30 milhões de páginas residentes em mais de 125 países.

Para classificar um site, a empresa utiliza o movimento dos últimos 3 meses (considerando visitas e páginas acessadas) a partir de uma fórmula não revelada. Cada um dos sites classificados recebe uma posição que varia de 1 - lugar que, sem surpresas, é ocupado pelo Google - crescendo sequencialmente até o último site classificado. Portanto, quanto menor a colocação obtida, mais movimento o site recebe.

Os sites de vinhos mais visitados
A partir dos dados do Alexa foi possível determinar quem são os mais importantes participantes relacionados ao vinho na Internet brasileira. Compilamos o movimento de um total de 337 sites, número superior aos 290 de 2012, 260 de 2011 e de 152 de 2010.

E à exemplo do que foi feito nas edições anteriores, os sites foram divididos em categorias, com as quantidades abaixo discriminadas:

  • 86 vinícolas
  • 82 importadores
  • 99 sites e blogs
  • 34 organizações e associações
  • 36 lojas virtuais

    Os leitores irão notar que, ao final de cada tabela de classificação, existem diversos endereços que não foram classificados. Isso significa que o movimento de visitas que chegam a essas páginas é tão pequeno que o Alexa não teve como determinar uma posição para eles. É o pior dos mundos para uma página Internet.

    Os dados do Alexa são atualizados diariamente, apresentando variações de um dia para o outro. As informações que utilizamos para nossa análise foram todas coletadas entre os dias 25 e 27/08/2013.

    Os ausentes
    Objetivamos tornar nossas tabelas o mais completas possível, incluindo o maior número de sites que pudemos compilar. Para isso fizemos um criterioso trabalho de pesquisa, em fontes diversas. Entretanto, imaginamos que algumas omissões podem ter ocorrido e se os leitores as identificarem, gostaríamos que fôssemos informados para poder incluí-las nas próximas edições.

    Uma segunda causa de omissões é devida aos conceitos utilizados do Alexa, que classifica os sites pelo domínio. Isso significa que blogs residentes em sites de jornais, revistas, etc... não são considerados individualmente por aquele serviço e não puderam ser incluídos em nossa classificação. No entanto, o Alexa abre exceção para os sites de hospedagem de blogs (blogspot, wordpress, etc...) e o movimento de cada uma de suas páginas pode ser individualmente identificado.

    Dinheiro desperdiçado
    Muitas vezes, uma empresa investe um bom dinheiro no desenvolvimento de sua página, imaginando que apenas o fato de participar da rede irá trazer a visibilidade almejada. Nunca é assim e normalmente o capital investido vai direto para o ralo, visto que o site não é acessado pelos consumidores que nem tomam conhecimento de sua existência. Falta a divulgação permanente e um conteúdo dinâmico e bem estruturado para atrair os visitantes e fazer com que eles retornem com frequência.

    Além de mostrar aos leitores a importância de cada um dos sites de vinhos do Brasil, a presente análise servirá, também, para orientar as próprias empresas na estratégia de divulgação de suas páginas. É importante estar presente na Internet, mas isso só não basta. É necessário, também, aparecer...

    Oscar Daudt
    28/08/2013
  • Classificação das páginas das vinícolas
    O número que mais chama a atenção nesta tabela é quantidade de páginas que não foram classificadas pelo Alexa, revelando que essas possuem um movimento tão insignificante que impediu a classificação: das 86 páginas pesquisadas, 39 encontram-se nessa situação, o que representa 37% do total.

    Como era de se esperar, as grandes vinícolas gaúchas dominam as primeiras colocações na tabela.

    Chamamos a atenção para o fato de que, para facilitar a leitura da tabela, a classificação global das páginas está dividida por 1.000. Portanto, quando se lê na tabela abaixo que a Miolo, lider do segmento, ocupa a posição global 387, na verdade esse número representa um valor ajustado de 387.000 aproximadamente.
    Classificação das páginas das importadoras
    Nesta nova edição, analisamos o movimento de 82 importadoras de vinhos. Dessas, 30 (ou 36%) foram solenemente ignoradas pelos consumidores e não puderam nem ser classificadas pelo Alexa.

    Não há grandes surpresas no resultado e as maiores importadoras ocupam as primeiras posições da tabela.
    Classificação dos sites e blogs
    Nesta edição 2013, a quantidade de sites e blogs aumentou de 82 para 99, revelando ser esse um segmento que não para de crescer. De todos os endereços pesquisados, apenas 6 (ou 6%) não foram classificados, mostrando um dinamismo dos administradores.

    O EnoBlogs - o blog dos blogs - voltou a ocupar a primeira colocação, deixando o honroso segundo lugar para o EnoEventos.
    Classificação das páginas das organizações e associações
    A quantidade de organizações analisadas foi de 34 nesta edição. A ABS-SP, repetindo a colocação do ano passado, lidera a classificação.
    Classificação das lojas virtuais
    A categoria de lojas virtuais estreia este ano em nossa análise, já com 36 páginas compiladas. Como eu já esperava, antes mesmo de levantar as informações a wine.com.br é a lider absoluta não só deste segmento, como também de todos os 5 analisados, deixando o segundo lugar comendo uma distante poeira.
    Comentários
    Rogério Rebouças
    Jornalista/consultor
    Rio de Janeiro
    RJ
    28/08/2013 Oscar, muito legal o trabalho. Parabéns.

    Quando puder, inclua meu blog http://www.jblog.com.br/conexaofrancesa.php

    Estou sempre bem colocado no ranking do Enoblogs.

    Rogério, não foi esquecimento, não. Conforme eu explico no texto, os blogs que ficam residentes em páginas de jornais e revistas não são individualizados pelo Alexa e não há classificação para eles. Abraços, Oscar
    Marcelo Andrade
    Consultor
    Niterói
    RJ
    28/08/2013 Prezado Oscar, excelente pesquisa! Parabéns pelo trabalho novamente!
    Renata Gonçalves
    Enófila, Eventos, Colaboradora do Papo de Vinho
    Cachoeirinha
    RS
    28/08/2013 Parabéns pelo trabalho, Oscar! Graças a ele, sabemos quem é quem...

    Obrigada e mais uma vez, parabéns! Abraço!
    Marcelo (Cello) Carneiro
    Advogado e Enoblogger
    Resende
    RJ
    28/08/2013 A primeira aparição do VinoArti... legal!!!!

    Abraços, Oscar.
    Rogerio Ruschel
    Jornalista e consultor
    Cotia
    SP
    28/08/2013 Não conhecia este trabalho, parabéns Oscar.

    Meu blog In Vino Viajas - http://invinoviajas.blogspot.com.br - de enoturismo e turismo de qualidade, não aparece. Como posso descobrir a causa?

    Rogerio, seu blog não entrou na análise por desconhecimento meu. Mas já anotei para incluí-lo na edição de 2014. De qualquer forma, você terá de se esforçar na divulgação até lá, pois atualmente ele não está classificado pelo Alexa, devido à baixa quantidade de acessos. Abraços, Oscar
    Julio Berruezo
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    28/08/2013 Muito boa a matéria. Parabéns!
    Alessandra Esteves
    Advogada e autora do Blogdovinho.com
    São Paulo
    SP
    28/08/2013 Olá Oscar,

    Parabéns pelo ranking! Vou consultar sempre. Inclua meu blog também: http://blogdovinho.com

    Abraços, Alessandra

    Já incluí seu blog para 2014. Uma pena que ele não tenha entrado nesta edição, pois ele está muito bem classificado no Alexa e ficaria na 19ª posição de nossa tabela. Abraços, Oscar
    Rogério Rebouças
    Jornalista/consultor
    Rio de Janeiro
    RJ
    29/08/2013 Oi, Oscar

    Não sei qual a audiência, pois o jornal não me fornece. Mas estou cadastrado no Enoblogs e apesar de ter um foco no vinho francês tenho conseguido boa quantidade de acessos.

    Hoje estou em sétimo no ranking dos blogs mais visitados. E primeiro no dos mais relevantes. Esta semana estive em primeiro, mas não é sempre assim. Depende da pauta.

    Abraços e parabéns.
    Rogerio
    Jonas
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    29/08/2013 Legal as informações. Se puder inclua o blog http://dionisiosvinho.blogspot.com.br

    Grato

    OK, incluído para 2014. Se tivesse constado da análise deste ano, seu blog estaria em 40º lugar. Abraços, Oscar
    Elisete Gheno
    -
    Porto Alegre
    RS
    29/08/2013 Tens informação sobre a www.vinhosesabores.com.br?

    Já incluí para o ano que vem. Se tivesse sido incluída nesta edição, estaria em 15º lugar na tabela de lojas virtuais.
    Vanessa Ferreira Sobral
    Falando Sobre Vinhos
    Santo André
    SP
    29/08/2013 Olá Oscar,

    Gostaria que também incluísse o meu blog para a próxima edição: www.falandosobrevinhos.com.br

    Abraços,
    Vanessa Sobral

    Incluído para 2014. Abraços, Oscar
    André Larentis
    Enólogo
    Bento Gonçalves
    RS
    29/08/2013 Meu Amigo Oscar,

    Faltou a Vinhos Larentis no ranking e temos vários acessos. Na próxima não esqueça de incluir: www.larentis.com.br

    Abraços
    André

    Omissão imperdoável, André, após ter passado aquela tarde tão especial em sua vinícola. Ano que vem ela estará aqui. Abraços, Oscar
    Leandro Ebert
    Estudante de agronomia
    Santa Maria
    RS
    29/08/2013 Olá Oscar, parabéns pela iniciativa.

    Informo que podes retirar o Brindes de Cultura - leandroebert.blogspot.com - pois este está desativado, apenas com o conteúdo que já estava até então.

    Estou com um site, o PortalVitivinicultura.tk, mas não faço questão de colocá-lo na lista, uma vez que o promovo muito pouco.

    Abraço
    Sérgio Pinto
    Enófilo - ABS - Rio
    Rio de Janeiro
    RJ
    29/08/2013 Parabéns, Oscar, por mais este excelente trabalho de pesquisa e também pela colocação do EnoEventos.
    Epifânio Galan
    Vinho SIM
    Santo André
    SP
    29/08/2013 Belo trabalho, Oscar!

    Fiquei bastante surpreso de ver meu blog, o Vinho SIM (www.vinhosim.com.br), na lista!

    Grande abraço.
    Marcelo Vargas
    Publicitário
    Porto Alegre
    RS
    30/08/2013 Que trabalho legal Oscar, parabéns!!!

    Também, quando puderes, inclua um blog que começamos no mês passado: http://www.sobrevinho.net

    Um forte abraço.

    Obrigado, Marcelo. Entrará em 2014! Muito bonito seu site. Abraços, Oscar
    Camila H. Coletti
    Wine Writer / Sommelière ABS-SP / Consultora
    São Paulo
    SP
    03/09/2013 Fiquei sabendo agora há pouco, durante o Vinhos do Alentejo, onde recebi parabéns de amigos, pelo 5º lugar na classificação, do Vinho e Delícias. Coincidentemente nestes dias, estou também no 1º lugar no Enoblogs, o que prova a fidedignidade dos números de ambos os veículos. Não é à toa que são os mais lidos, parabéns aos dois.

    Agradeço Oscar por incluir o Vinho e Delícias e pelo trabalho de pesquisa desenvolvido. Aproveito para expressar minha alegria, pela visibilidade, fruto de meus estudos e dedicação ao universo dos vinhos. Espero poder ajudar a tornar o vinho, parte de nossa mesa, do nosso dia a dia, ficou até parecendo promessa de político, não é?...rs...

    Um grande abraço a todos e obrigada!
    Regiane Avila
    Sommelière e Owner do Blog Degustando a Vida
    Osasco
    SP
    05/09/2013 Olá Oscar, tudo bem?

    Tenho o meu blog e minha page no Facebook há mais de um ano - ambas com o nome de Degustando a Vida - mas confesso que alimento muito mais o Facebook do que o blog. Apesar de conhecer bastante gente no mundo do vinho, não conhecia esse ranking e gostaria de participar da próxima vez (desde que meu blog consiga uma audiência para isso, claro!).

    O nome é www.degustandoavida.com e ali dou dicas de lugares para se tomar vinhos (restaurante, bares, etc) e dicas de todas as formas para fazer com que o vinho faça parte do dia a dia das pessoas.

    Obrigada.
    Um abraço!

    Pode deixar, anotado para o próximo ano. Abraços, Oscar
    Wesley Souza
    Enófilo
    Rio de Janeiro
    RJ
    09/09/2013 Olá Oscar,

    Estou gerenciando há poucos meses um site de vendas de vinhos. Se puder incluir para 2014: www.saborevinhos.com.br

    Obrigado

    Anotado, abraços.
    Ewertom Cordeiro Gomes
    Fisioterapeuta, Enófilo e Wine Blogger
    Recife
    PE
    15/09/2013 Oscar,

    Parabéns pelo pesquisa! Feliz pelo Vinhos de Minha Vida ter aparecido mais uma vez na lista, tendo melhorado algumas posições.

    Saúde!
    Alessandra Esteves
    Advogada e escritora
    São Paulo
    SP
    04/02/2014 Olá Oscar, já tinha entrado em contato para você incluir meu blog chamado blogdovinho.com. Porém no fim do ano passado mudei o nome do blog para damadovinho.com.br. Perdi um pouco do trafego do Google, mas dei uma cara mais feminina ao blog. Se vocè puder alterar a lista, agradeço.

    Obrigada e sucesso sempre!!

    Alessandra Esteves
    www.damadovinho.com.br
    Facebook.com/damadovinho
    Instagram.com/damadovinho

    Devidamente anotado. Recebo sempre suas notícias. Bem interessantes sempre, com ótima redação. Parabéns! Oscar
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br