Matérias relacionadas
Brasil

Dunamismo
A Dunamis é uma jovem vinícola gaúcha que abriu suas portas anteontem, em 2010. Apesar da tenra idade e da juventude de seus quadros - ou talvez exatamente por causa disso - é uma empresa dinâmica, com personalidade e que não teme quebrar paradigmas. Sua publicidade é criativa e voltada para os consumidores mais jovens, os nomes de seus vinhos são insólitos: Ar, Ser, Cor e outros monossílabos mais. E ela nem ao menos tem medo de lançar um Merlot vinificado em branco. Merlot branco??? É isso mesmo o que vocês leram. Ah, a ousadia da juventude...

A empresa possui um vinhedo localizado em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, com 15 hectares, de onde provêm as uvas para os vinhos tranquilos, e um outro, de 10 hectares, em Cotiporã, na Serra Gaúcha, onde são plantadas a Chardonnay e a Moscato destinadas aos espumantes. E mais recentemente passou a contar com a parceria de plantadores dos Campos de Cima da Serra, onde colhe as uvas Sauvignon Blanc e Pinot Noir.

Tradicional
Mas o assunto do concorrido almoço oferecido pela Dunamis, no Aprazível, em Santa Teresa, foi mesmo o lançamento de seus novos espumantes: são dois rótulos - um Brut e um Extra Brut - ambos 100% Chardonnay, elaborados pelo método tradicional.

Conforme explicou o jovem enólogo Thiago Peterle, as novas borbulhas são fermentadas pela grande autoridade dos espumantes brasileiros, Mario Geisse. E pode-se sentir sua assinatura na elegância dos lançamentos.

Os dois espumantes esbanjam frescor e personalidade. A versão Brut 2012 localiza-se no limite superior da classificação, com teor de açúcar de 10g/l, com uma textura cremosa, excelente acidez e deliciosos aromas frutados. Mas eu gostei mais mesmo foi do Extra Brut 2012, com um imperceptível teor de açúcar de apenas 2g/l, fazendo-o vestir o bermudão que o habilita a frequentar as praias cariocas. E, mais, as garrafas são lindas, elegantes e os rótulos são mais bonitos ainda, com uma irreverência clássica que enfeita qualquer mesa.

Quem estiver interessado em conhecê-los, pode contactar, aqui no Rio de Janeiro, a querida Jaque Barroso (21-8830-9380), representante da marca.

Oscar Daudt
15/10/2013
Os vinhos
Dunamis Brut 2012
Castas: 100% Chardonnay
Método: tradicional
Maturação: 18 meses sobre as borras
Açúcar: 10g/l
Preço final: entre 49 e 59 reais
Dunamis Extra Brut 2012
Castas: 100% Chardonnay
Método: tradicional
Maturação: 18 meses sobre as borras
Açúcar: 2g/l
Preço final: entre 49 e 59 reais
Os rótulos são de muito bom gosto
O almoço do Aprazível
Retumbão Salada Aprazível Peixe tropical
Medalhão em molho demi-glace e batata Aprazível Banana Santa Teresa Morango do amor
Os participantes
Thiago Peterle, enólogo da Dunamis Didu Russo veio de São Paulo para o evento e foi recebido por Pedro Hermeto, do Aprazível João Pedro Lamonica foi muito festejado por sua conquista de "Melhor Sommelier do Ano"
Vera Carneiro, do Atrium Alessandra Casolato, da CH2A Comunicação, e Ricardo Farias, presidente da ABS-Rio Mario Pereira Costa, diretor comercial da Dunamis
Chef Joel Guérin e Cláudia Lima, do blog Amantes do Champagne Maria Ângela Auler, da ABS, e Vinícius Cercato, enólogo da Dunamis Márcia Monteiro, do blog Viagens de Márcia
Ana Gazzola, da ABS Adriana Chammas e Roberto Rodrigues, da ABS
Comentários
Roberto Rodrigues
ABS-Rio
Rio de Janeiro
RJ
16/10/2013 Oscar,

Jovens enólogos fazendo um espumante (dois na verdade) de grande qualidade pelo método champenoise. Ambos muito bons, apenas com a diferença em termos de açúcar final sendo 2 g/l no Extra Brut e 10 g/l no Brut.

Redimiram-se do "merlot branco" que não passa de um "reinvenção da roda".

Os espumantes nacionais continuam sendo nossos melhores vinhos. Bela reportagem.
Didú Russo
Colunista de vinhos
Carapicuíba
SP
16/10/2013 Oscar amigo, saúde.

Foi um prazer te rever. Precisaria ir mais ao Rio de Janeiro, que adoro e onde tenho tantos amigos e sempre sou tão bem recebido.

Parabéns pela matéria, vou roubar umas fotos suas, as usual...

Bacio. Didú

Obrigado, Didú. Fique à vontade, as fotos são nossas! Abraços, Oscar
Alessandra Casolato
CH2A Comunicação
São Paulo
SP
16/10/2013 Faltou sua foto! :-)
Joel Guerin
Chef
Rio de Janeiro
RJ
17/10/2013 Parabéns aos jovens e experientes enologos! Espumante de boa qualidade, o criterio é qualidade e não quantidade. O nicho do mercado futuro é esse.

Tambem servido num restaurante e ambiente encantador. Diz a Claudia!

A bientot.
Jack Barroso
Representante de vinhos
Rio de Janeiro
RJ
17/10/2013 Oi Daudt!!

Amei sua matéria, super descontraída, descomplicada e alegre, bem estilo Dunamis. Agradeço de coração pelo querida, muito carinhoso e cavalheiro da sua parte.

Muito importante para nós, que acabamos de "nascer", contar com seu apoio e o de todos que estiveram presentes.

Obrigada querido. Bjs Jack
Rafael Mauaccad
Enófilo
São Paulo
SP
17/10/2013 Oscar,

Os pequenos produtores tem enfrentado obstáculo impeditivo para competição de seus preços finais no mercado do Estado de São Paulo, que é a compensação tributária pela cobrança da famigerada Substituição Tributária - ST, notadamente sobre a incidência do ICMS entre estados, que está inviabilizando a distribuição de seus produtos por aqui.

Agora, para as COMPRAS DIRETAS NO PRODUTOR DE CONSUMIDOR FINAL PESSOA FÍSICA NÃO HÁ COBRANÇA DE ST, portanto esta faculdade facilita e muito a competição, pois além de evitar os sobrepreços dos intermediários, há o alívio na tributação, devendo-se somente observar os custos de transporte para viabilizar a operação.

Os pequenos produtores, sabendo explorar o canal de venda direta ao consumidor final, serão imbatíveis em preços, pois em qualidade já demonstram superioridade frente aos grandes concorrentes. Adotem o slogan : "direto do produtor ao consumidor"

Abraços.
Mario Pereira da Costa Junior
Comercial Dunamis Vinhos e Vinhedos
Porto Alegre
RS
30/10/2013 Estamos muito felizes com o resultado deste evento de lançamento do nosso 1º Champenoise. Este sucesso só foi possível pois fomos agraciados com a presença de todos os que estiveram no Restaurante Aprazível neste 15 de outubro de 2013. Muito obrigado!!!
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br