Matérias relacionadas
Restaurantes

Sempre em movimento
O Entretapas, bar de tapas em Botafogo, acaba de completar 3 aninhos. É uma casa que caiu no gosto do carioca e vive lotada, todos os dias da semana. Antonio Alcaraz, o espanhol que é sócio do empreendimento, contou-me que há uma clientela fiel, que retorna constantemente, havendo mesmo um frequentador que comparece pelo menos uma vez por semana, desde que a casa foi inaugurada.

Com isso, para que os fregueses habituais encontrem sempre novidades no cardápio, Antonio e seu sócio, o chefe Jan Santos, vivem bolando novas tapas e, a cada mês, pelo menos um novo item aparece na carta. E, de 6 em 6 meses, o menu passa por uma mudança mais radical, com a inclusão - e consequente exclusão - de diversos pratos ao mesmo tempo. Foi o que aconteceu recentemente, quando nada menos do que 14 novas tapas passaram a ser oferecidas.

E semana passada, estive na simpática casa, a convite dos sócios, para conhecer as novidades.

Para melhor conhecer
Para facilitar o entendimento do novo cardápio, o Entretapas lançou, junto com as novas criações, dois menus-degustação que permitem aos clientes saborear os novos pratos em - como dizem os sócios - "uma viagem guiada pela Espanha, de norte a sul".

A primeira opção oferece 6 etapas (5 pratos salgados e sobremesa) ao preço de 69 reais. Para os mais esfomeados, a degustação de 9 etapas (8 pratos salgados e sobremesa) é servida ao preço de 98 reais.

Há muita sutileza, muita criatividade e muito conhecimento no caminhar dos pratos, mas eu sugiro que não se deixe de provar as Bombetas Ultramarinas, croquetes redondos com lula e polvo, com delicioso tempero, e o Flamenquin Cordobés, surpreendente - digamos - rocambole de lombo de porco recheado com presunto espanhol e cogumelos ao vinho branco; um espetáculo!

Vinhos "Top 100"
Os vinhos foram levados por Lilian Seldin, que me acompanhava nessa aventura ibérica, e ela nivelou por cima. Escolheu 2 rótulos da Vinci que entraram na lista dos 100 melhores da Wine Spectator.

O primeiro foi o Viña Gravonia Crianza 2003 (29º lugar na lista dos Top 100), um fantástico branco riojano, elaborado pela Viña Tondonia com 100% de Viura. O vinho é nada menos do que o máximo, de impressionante longevidade, com aromas de avelãs embalados por uma incrível mineralidade, um boca cremosa e de surpreendente acidez. Eu nem pensei duas vezes e já pedi, na mesma hora, 3 garrafas para refrescar meu verão.

O tinto foi o grego Boutari Naoussa 2009 (69º lugar na lista dos Top 100), elaborado com a expressiva casta Xinomavro. Um vinho de vibrante acidez, leve e cheio de personalidade, bastante adequado ao verão que já chegou antes da hora.

Oscar Daudt
08/12/2013
Os novos tapas
(fotos de Lilian Seldin)
Montadito de legumes assados em conserva de azeite extra-virgem com queijo de cabra espanhol e mel Montadito "miniatura" de ovo frito e Gazpacho Bombeta Ultramarina: leve croquete com bechamel de tinta de lula e pedacinhos de lula e polvo
Flamenquin Cordobés: lâmina de lombo suíno envolvendo fatia de Jamon espanhol e cogumelos refogados com vinho branco e noz moscada Degustação de Bacalhau confitado ao mel com cebola caramelizada e uvas passas Calamares a la plancha com azeite verde
Rabo de Toro: rabada cozinhada com vinho tinto e Jerez Pedro Ximenes, acompanhada de purê de damasco Magret de Pato em escabeche Língua de vitelo
Cremoso de Arroz com leite e manga Mousse de Chocolate com coulis de frutos vermelhos
Os vinhos da noite
Viña Gravonia Crianza 2003
Produtor: Lopez de Heredia Viña Tondonia
Região: Rioja, Espanha
Castas: 100% Viura
Preço: R$152,20
(29º lugar nos WS Top 100)
Naoussa 2009
Produtor: Boutari
Região: Macedônia, Grécia
Castas: 100% Xinomavro
Preço: R$72,05
(69º lugar nos WS Top 100)
Comentários
Rodrigo Castello Branco
Enófilo
Rio de Janeiro
RJ
12/12/2013 Oscar.

Leio sempre os seus comentários sobre bares e restaurantes e aprecio muito. Percebi que de uns tempos para cá você não publica mais os preços dos lugares comentados o que, na minha opinião, era um diferencial.

O que ocorreu para os preços desaparecerem das resenhas?

Abraços.

Rodrigo, obrigado. Eu também acho importante divulgar as cartas com os preços. Infelizmente, devido a uma série de fatores, nem sempre isso é possível. Mas note que, nesta matéria, eu divulguei, pelo menos, os preços dos 2 menus-degustação. Abraços, Oscar
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br