Matérias relacionadas
Brasil

O roteiro italiano
Eu gosto muito quando chego em casa e o porteiro logo anuncia, sem que eu esteja esperando: "Chegou um vinho!". Desta vez, a alegria veio multiplicada por 6, com uma caixa, recebida para divulgação, de uma amostra representativa da produção da Vinícola Basso.

A história da família Basso, no Rio Grande do Sul, começa com a chegada do italiano Vitorio Basso, no final do século XIX, que se instalou na região onde hoje é o município de Flores da Cunha. Seguindo o roteiro desempenhado pela maioria dos imigrantes, Vitorio trouxe consigo algumas mudas de videiras, que logo começou a plantar para fazer vinhos destinados ao próprio consumo.

Mas foi apenas muitos anos mais tarde que a família inaugurou sua vinícola comercial, a Basso Vinhos e Espumantes, localizada no município de Farroupilha. A empresa opera com duas identidades distintas: a Del Grano, dedicada à elaboração, principalmente, de vinhos de mesa e de sucos de uva; e a mais sofisticada Monte Paschoal, voltada, exclusivamente para vinhos finos.

Em 2014, a Basso completa 40 anos e para comemorar a data, lançou um novo espumante, o Monte Paschoal Dedicato Brut 2012, um dos vinhos recebidos.

No capricho
O espumante impressiona já pelo impacto visual. Sua bela garrafa bem escura, quase negra, vem decorada com letras douradas, o que proporciona um conjunto de requinte e bom gosto.

Com a assinatura do jovem enólogo Magnos Basso, o novo espumante é elaborado com um corte de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir, o que lhe confere uma elegância invejável. O método de produção é o tradicional, com um mínimo de 2 anos de repouso em garrafa, em contato com as leveduras. O teor alcoólico não se distancia da média da Serra Gaúcha, posicionando-se em discretos 12%.

Na taça, aparece uma cor límpida, brilhante, com tons de amarelo-palha. A espuma é de qualidade, com bolhas bem pequenininhas e que, embora não sejam muito fartas, têm permanência de pilhas Duracell.

No nariz, bastante agradável destacam-se os aromas florais, com notas de pêssego e padaria. E no paladar, o ataque é crocante, pipocando na boca, com deliciosa acidez e boa estrutura.

Em suma, um excelente espumante que está sendo vendido, pela página Internet da empresa (acesse aqui) pelo preço de R$71,40.

Oscar Daudt
05/05/2014

Comentários
Sem comentários até o momento    
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br