Matérias relacionadas
Chile
Grand Cru
Alloro

De 8 a 80
A Viña San Pedro é o segundo maior grupo vinícola do Chile, só ficando atrás da Concha y Toro.

Sua carteira exibe duas das marcas mais populares do nosso mercado: Santa Helena e Gato Negro, que se pode encontrar em qualquer grotão. Se você for a Cafundó do Judas, é bem provável que possa beber alguma delas no boteco da praça.

Porém, além de passear pelos limites pouco virtuosos dos vinhos de massa, o grupo investe também na extrema qualidade e é proprietário da espetacular Viña Altaïr, casa de dois dos melhores vinhos chilenos.

Vinhos suntuosos
Para quem não sabe, a vinícola foi batizada com o nome da estrela mais brilhante da constelação da Águia. E esta escolha foi quase uma profecia celestina, visto que seu vinho de mesmo nome, o Altaïr, é uma das estrelas mais reluzentes na constelação dos vinhos chilenos, unanimemente cultuado.

A composição do vinho é diferente a cada safra, mas o corte sempre tem a predominância de uma grandiosa Cabernet Sauvignon, que parece ter encontrado seu apogeu no Vale de Cachapoal. Por exemplo, a safra 2005, que nos foi servida, abusa dessa casta, com 85% do vinho, temperada com discretas quantidades de Syrah e menos ainda de Carménère. O tempo hospedado em barricas francesas de primeiro uso é de 15 meses, mas ao provador mais desavisado pode até passar desapercebido, tamanha a integração com a fruta intensa e a estrutura olímpica. É realmente um vinho especial, gigantesco e eu considerei um privilégio poder harmonizá-lo com um delicioso cordeiro do Alloro. Foi daqueles momentos para dar "gracias a la vida".

Mas nossas taças foram, previamente, premiadas com o segundo vinho da casa, o também delicioso e caprichadamente elaborado Sideral 2010. Embora seja o segundo, foi como um cometa que abrilhantou o almoço e preparou nossos corações e mentes para seu irmão mais velho. O corte é tão complexo quanto as Plêiades e mistura, com se fora um buraco negro, 45% Cabernet Sauvignon, 29% Syrah, 16% Carménère, 6% Cabernet Franc, 3% Petit Verdot e - ufa! - 1% Petit Syrah. Tão lindo quanto uma chuva de estrelas!

Preços siderais
O trocadilho acima é bem indevido, pois o Sideral 2010 tem os pés colados à terra. Seus 131 reais são bem razoáveis para a qualidade que engarrafa. O Altaïr 2005 é que embarcou na Sonda Cassini e projetou-se para fora do sistema solar: 433 astronômicos reais!

A bela diretora Claudia disse-me que busca controlar os preços de seus vinhos para que sejam vendidos mundo afora por valores semelhantes. Mas é claro que o indomável mercado brasileiro não respeita as determinações da produtora. Enquanto nos Estados Unidos o vinho custa 74 dólares, aqui nos trópicos a etiqueta exibe um valor equivalente a 188 dólares.

É interessante comparar os preços de hoje com os de 2 anos atrás, durante o Grand Cru Grand Tasting de 2012: o Sideral custava, à época, 110 reais e ganhou, portanto, um aumento de 18%; já o Altaïr, custava 320 reais e sofreu um aumento de 35%!

Eu disse para mim mesmo: "Não deve vender quase nada!" Como eu estava enganado! Na verdade, o Brasil importa anualmente - e vende! - a inacreditável quantidade 4.800 garrafas do ícone Altaïr, o que representa mais de um quarto de toda a produção do vinho!

País rico é outra coisa! Dá a impressão de que quanto mais caro, mais vende...

Oscar Daudt
17/09/2014
Os vinhos
Sideral 2010
Castas: 45% Cabernet Sauvignon, 29% Syrah, 16% Carménère, 6% Cabernet Franc, 3% Petit Verdot, 1% Petit Syrah
Álcool: 14,7%
Estágio: 10 meses em carvalho francês (25% novas)
Produção: 108.000 garrafas
Preço (consumidor): R$131
Altaïr 2005
Castas: 85% Cabernet Sauvignon, 12% Syrah, 3% Carménère
Álcool: 15,1%
Estágio: 15 meses em barricas novas de carvalho francês
Produção: 18.000 garrafas
Preço (consumidor): R$433
O almoço do Alloro
Polvo crocante sobre leito de brócolis e burrata Agnolotti de cotechino, lentilhas e balsâmico
Pente de cordeiro em crosta de ervas e risoto à milanesa Fantasia de sobremesas
Os participantes
Claudia Gomez, diretora da Viña Altaïr Helcio Gleizer, gerente comercial da Grand Cru, e Raphael Zanon, do Satyricon
Ettore Amendola, do D.O.C Ristorante Liana Carreira, consultora da Grand Cru
Renata Zambroni, consultora da Grand Cru Paulo Limarque, do d'Amici
Gilson Agostinho, do Antiquarius Oliver Gonzalez, do Lasai
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br