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Análises de preços
I - Introdução

De 2007 a 2012, o EnoEventos publicou anualmente a Comparação das Importadoras, apontando quais as mais baratas e quais aquelas que se deve evitar quando se busca a valorização de nosso dinheiro ao comprar vinhos. Em 2013, por motivos operacionais, não publicamos essa análise e foram incontáveis os pedidos e reclamações de nossos leitores que se sentiram órfãos sem a atualização dos resultados. Mas agora, em 2014, atendendo à demanda, voltamos à carga.

Esta é, portanto, a 7ª edição, na qual analisamos os preços praticados pelas importadoras brasileiras de vinhos, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo EnoEventos.

Nesta nova edição, pesquisamos os preços das 19 importadoras mais importantes, mas como a Zahil possui tabelas diferentes para Rio e São Paulo, ela aparece classificada duas vezes em nossa tabela, que conta então com 20 linhas. Foram 364 os vinhos conferidos, com um total de 1.349 cotações encontradas no mercado americano. E esses números não refletem todo o trabalho envolvido: muitas outras importadoras foram analisadas sem que conseguíssemos qualificá-las para nossa análise. Muitos mais vinhos foram pesquisados e não encontrados. Foi realmente um trabalho estafante, mas a recompensa vale todo o esforço.

A tabela teve movimentos relativos importantes, mas não se pode detectar uma tendência generalizada: das 20 importadoras analisadas, 8 tiveram queda nos índices, enquanto outras 12 sofreram um aumento. A maior queda absoluta no Índice de Divergência foi protagonizada pela Península, que diminuiu mais de 40 pontos e por pouco, muito pouco, não assumiu um lugar dentre as importadoras de preços médios. Por outro lado, a Ravin e a Winebrands apresentaram o maior aumento do Índice e a primeira passou a ocupar o nada louvável último lugar de nossa lista.

Aproveitem bem os resultados e façam compras mais conscientes. É a única arma à disposição dos consumidores. Mais uma vez eu falo: acredito que essa seja a melhor contribuição que o EnoEventos pode prestar ao mercado brasileiro de vinhos, em busca de preços cada vez mais honestos.

Oscar Daudt
18/08/2014
II - Classificação das Importadoras

A 7ª edição da classificação
A tabela abaixo apresenta a classificação das importadoras, em ordem da mais barata para a mais cara, segundo o Índice de Divergência apurado nesta análise. Para cada importadora são apresentados os seguintes dados:

  • Classificação em 2014
  • Nome da importadora
  • Índice de Divergência de 2014
  • Índice de Divergência de 2012
  • Quantidade de cotações em 2014

    Como interpretar o Índice de Divergência
    O Índice de Divergência significa a diferença percentual entre o preço cobrado pela importadora e a média dos 5 menores preços encontrados no mercado americano para esse mesmo vinho, de mesma safra. Se o vinho custasse aqui no Brasil o mesmo que custa nos Estados Unidos, o Índice seria de 0%.

    Nesta edição, o Índice varia de 61,9% para a Cellar, até 273,8% para a Ravin. Isso quer dizer que, teoricamente, se um vinho custasse US$100 nos Estados Unidos, seria vendido pelo equivalente a US$161,90 na Cellar, enquanto que custaria, provavelmente, o equivalente a assustadores US$373,80 na Ravin!

  • III - Análise da classificação

    Segmentação das importadoras
    De acordo com os Índices de Divergência, podemos dividir as importadoras em 4 categorias:

  • preços baixos: de 0-100
  • preços médios: de 101-200
  • preços altos: de 201-300
  • preços altíssimos: acima de 300

    As importadoras de preços baixos
    Apenas duas importadoras foram classificadas nesta categoria:

    Cellar
    Participante de todas as edições de nosso Comparativo, a importadora de Amauri de Faria sempre ocupou colocações invejáveis em nossa tabela. Este ano ocupa a primeira colocação com o Índice de 61,9%, ainda menor do que aquele que obteve em 2012. É o mais próximo que se pode chegar dos preços praticados no mercado americano sem necessidade de um passaporte. A importadora oferece rótulos fantásticos de apenas dois países: Itália e França. É uma verdadeira festa para os muitos apreciadores do Velho Mundo.

    Delacroix
    Essa é uma pequena importadora de São Paulo especializada em vinhos franceses. Diversas joias desconhecidas podem ser por lá encontradas.

    As importadoras de preços médios
    Das 20 importadoras classificadas, 11 delas estão concentradas neste segmento, onde se encontram a maioria de vinhos disponíveis em nosso mercado. Alguns destaques:

    Casa Flora (WineStore)
    Ocupando um meritório 3º lugar, a importadora tem uma carteira diversificada, abrangendo os principais países produtores do mundo, é uma excelente alternativa para quem quer rechear sua adega com preços honestos.

    Decanter
    Na classificação de 2009, esta importadora ocupou uma péssima classificação, ficando em 14º (dentre 17) com um índice de 210%. Inconformado, seu proprietário Adolar Hermann comunicou-me que não estava conformado com essa colocação e que iria trabalhar para melhorá-la. Com uma rigidez germânica, vem cumprindo sua promessa e este ano já ocupa a 4ª colocação, em um movimento bastante elogiável!

    As demais importadoras classificadas nesta faixa foram: Nova Fazendinha, Porto Mediterrâneo, Mistral, Vinci, Grand Cru, Taste-vin, Vinos y Vinos, World Wine e Qualimpor.

    As importadoras de preços altos
    Com um Índice de Divergência calculado entre 201 e 300, esta categoria é composta pelas seguintes importadoras: Zahil, Península, Vinea Store, Interfood (Todovino), Winebrands e Ravin.

    As importadoras de preços altíssimos
    Nenhuma importadora ficou posicionada nesta triste categoria. Os enófilos agradecem... E é bom salientar que, ao longo das 7 edições já realizadas, apenas uma importadora conseguiu ser aqui classificada: a antiga Terroir.
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    IV - Inclusões e exclusões

    Diversas importadoras ficaram de fora da classificação. O principal motivo é a não divulgação de seus preços pela Internet, numa inaceitável sonegação de dados a seus consumidores. Com isso, nomes importantes de nosso mercado não puderam ser comparados.

    Outro motivo para as ausências é não termos encontrado um número mínimo de cotações (15) de seus vinhos no mercado americano. Normalmente, são pequenas importadoras, com uma discreta carteira de vinhos que não chegam aos Estados Unidos.
     
    V - Metodologia

    A metodologia utilizada neste novo levantamento de dados contempla os seguintes princípios:

  • no levantamento dos preços praticados pelas importadoras, utilizamos sempre os preços de lista, desconsiderando quaisquer descontos (normalmente estratificados) ou promoções (sempre temporárias);

  • a comparação sempre considerou vinhos de mesma safra, em nosso mercado e no mercado americano, a fim de evitar as variações de preço que algumas vezes ocorrem de um ano para outro;

  • nesta pesquisa o objetivo foi de conseguir comparar 20 vinhos para cada importadora, a fim de oferecer maior confiabilidade ao índice calculado; nem sempre conseguimos encontrar essa quantidade de vinhos no mercado americano;

  • para cada vinho comparado, foram consideradas as cinco mais baixas cotações encontradas nos Estados Unidos e calculada a média; no entanto, nem sempre foi possível encontrar essa quantidade;

  • os preços do mercado americano foram sempre obtidos por consulta ao site Wine-Searcher;

  • a fim de dar maior transparência à composição do índice, publicamos, para cada importadora, a quantidade total de cotações obtidas; o máximo teórico de cotações seria de 100 (20 vinhos * 5 cotações); para nenhuma importadora esse máximo foi alcançado;

  • por outro lado, estabelecemos uma quantidade mínima de 15 cotações no mercado americano, a fim de que a importadora pudesse ser considerada em nossa análise; de qualquer forma, é bom ter presente que quanto maior a quantidade de cotações encontradas, mais confiável é o Índice calculado para uma determinada importadora;

  • não foram nunca considerados vinhos americanos ou brasileiros, já que o método básico da análise é comparar vinhos importados, aqui e lá;

  • em relação aos parceiros e associados do Mercosul, procuramos incluir, para cada importadora, no máximo 4 vinhos provenientes de desses países, já que esses gozam de vantagens alfandegárias em relação aos vinhos oriundos dos demais países e a inclusão de menos ou mais vinhos dessas nacionalidade poderia distorcer o resultado final; no entanto, nem sempre isso foi possível, eis que determinadas importadoras são especializadas em vinhos espanhóis ou franceses ou italianos;

  • como os preços obtidos no Wine-Searcher não incluem o imposto, acrescentamos à cotação o imposto médio americano de 6,5%;

  • a taxa de câmbio considerada para a transformação dos preços em reais para preços em dólares foi de R$2,264.
  • VI - Fontes dos Dados
    Todas as informações sobre os preços dos vinhos no Brasil foram obtidos nas páginas Internet das próprias importadoras.

    Um caso especial é o da Casa Flora que não informa seus preços em sua página. No entanto, há uma loja virtual - a WineStore - que não tem vínculos formais com a importadora, mas é especializada em sua carteira de vinhos. Abrimos, portanto, uma exceção para esta inclusão indireta, principalmente porque seus preços são bastante tentadores.
    VII - Reprodução dos resultados
    Este é um estudo de utilidade pública do EnoEventos. Todos os que quiserem reproduzir, total ou parcialmente, os resultados da análise, podem e devem fazê-lo sem a necessidade de autorização prévia. Quantos mais enófilos tomarem conhecimento de nossa análise, melhor...

    Solicitamos, apenas, que a fonte seja citada.
    VIII - Considerações finais
    Para aqueles que tiverem curiosidade de conferir os dados que foram analisados para a determinação do Índice de Divergência, a planilha utilizada para a compilação de preços e cálculo do índice pode ser obtida clicando aqui.

    E, finalmente, lembramos que esta análise tem como objetivo orientar os enófilos brasileiros em suas opções de compra. Para a elaboração da mesma, não foram empregados métodos estatísticos rigorosos e, portanto, o Índice calculado significa, unicamente, aquilo a que se propõe: a divergência de preços dos vinhos selecionados frente à cotação obtida no mercado americano.
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    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br