Matérias relacionadas
Restaurantes

Como no primeiro mundo
Os leitores são testemunhas de quanto eu aprecio um menu-degustação e o quanto eu reclamo dos restaurantes cariocas por sonegarem essa opção a seus clientes. Nas principais capitais gastronômicas do mundo, oferecer um ou mais menus-degustação é de praxe, revelando respeito e apreço pelos consumidores. Mas não aqui nas praias cariocas! Contam-se nos dedos - de uma mão só! - as casas que oferecem essa alternativa. Pois qual não foi minha satisfação ao chegar ao Ibérico e saber que o belo restaurante da Lagoa aderiu a essa prática.

Acompanhando as estações
Compondo o menu, chegam 4 entradas, 1 prato principal e 1 sobremesa. Mesmo os mais gulosos ficarão satisfeitos. Enquanto as entradas são fixas, o prato principal pode ser escolhido pelo cliente dentre três opções: Costillas con Crocante de Almendras y Jamón, Solomillo con Setas y Pastellitos e Bacalao Ibérico; e a sobremesa pode ser escolhida dentre duas opções.

O menu-degustação é servido de segunda a sábado no jantar. E me explicou Antonio Alcaraz, sócio do restaurante: "Este é o menu de inverno e a cada três meses o chefe Jan Santos criará novos pratos harmonizados com a estação que surge."

Obras primas
As várias etapas do menu são servidas com o cuidado de um artista, em belas composições plásticas, nas quais o chefe libera sua criatividade na releitura de clássicos espanhóis. Um bom exemplo é o tradicional Gazpacho que conta com o auxílio luxuoso de frutas vermelhas para trazer mais frescor ao conjunto.

Especialmente deliciosa é a Flor de Arzak, em que um ovo orgânico se exibe - sei lá como! - em forma de flor de lótus e sua gema molenga se derrete sobre uma mousse de tâmaras e chorizo e faz contraponto com a crocância do Jamón Serrano.

Mas o melhor de tudo, é mesmo a costelinha de porco pacientemente cozida durante 12 horas (!!!), com crosta de amêndoas e presunto. Seu acompanhante é uma criação aparentemente simples: um purê de batatas cremoso temperado com limão siciliano, o que provoca quase um orgasmo gastronômico nas papilas. E eu só pensava: a partir de agora, todos os meus purês serão assim!

E o precinho, oh!
Com toda a variedade oferecida, o requinte das apresentações e a gostosura dos pratos, era de se esperar que o menu-degustação do Ibérico tivesse um preço, digamos, salgado. Mas, qual o quê! Para minha surpresa e ainda maior alegria, a festa custa honestíssimos R$95 por pessoa. Apreciadores, correi!

Oscar Daudt
03/08/2014


Serviço:
Ibérico
Rua Saturnino de Brito, 84
Jardim Botânico
(21)3197-4227
Horário: de segunda a sábado, de 19h às 0h
O menu-degustação
Gazpacho de frutos rojos com crocante de peixe azul marinado Canelones de mango con tartar de atún Flor de Arzak
(foto de divulgação)
Pimientos de piquillo com brandada de bacalao Costilla crocante de almendras y jamón
(foto de divulgação)
Espuma de crema catalana con manga confitada
Pan de Calatrava com crema de azafrán y PX O menu-degustação
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br