Matérias relacionadas
Restaurantes

Minhas casas preferidas
Eu não escondo minha preferência pelos restaurantes de João Carlos e Ana Lúcia Aleixo, dois irmãos que montaram uma rede de casas especiais no Rio de Janeiro: o primeiro foi o Fiorino, na Tijuca; depois o Artigiano, em Ipanema; o Pomodorino, na Lagoa e o mais recente, o Anna, ao lado do Artigiano. E aguardem pois, em breve, também na Lagoa, nascerá o quinto rebento.

Embora dos quatro restaurantes, quem pague IPTU no meu coração seja mesmo o Pomodorino, eu tenho de reconhecer que o Anna é o mais bonito e mais requintado de todos, sendo belissimamente decorado e bastante espaçoso, como raramente se encontra nas praias cariocas. E foi exatamente por causa dele que, esta semana, os dois "restauranteurs" receberam um prêmio inédito.

Fora da Itália, o primeiro
A Accademia Italiana della Cucina foi criada em 1953 com o objetivo de preservar a cultura e as tradições da cozinha italiana. É uma organização poderosa, com nada menos do que 213 Delegações na Itália e 76 no resto do mundo.

Para incentivar a boa cozinha, a Academia instituiu o Prêmio Giovanni Nuvoletti, destinado a homenagear as pessoas ou organizações que tenham contribuído de forma significativa para a preservação, divulgação e valorização da boa mesa italiana tradicional. É um prêmio recente e até agora só havia sido distribuído em 3 ocasiões, para restaurantes da própria Itália.

Nada mais compreensível, portanto, que Ana Lúcia e João Carlos estivessem bastante emocionados por serem o 4º restaurante a receber a honraria e o 1º fora da Itália. E organizaram um jantar para o recebimento do diploma, que contou até mesmo com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta.

Foi uma noite deliciosa e animada e eu gostaria de deixar aqui registrados meus cumprimentos à dupla dos novos diplomados, por tão importante reconhecimento. Parabéns!

Oscar Daudt
31/10/2014
A cerimônia de premiação
Os premiados: Ana Lucia Aleixo Ramos e João Carlos Aleixo
A entrega do diploma O embaixador da Itália, Raffaele Trombetta, prestigiou a cerimônia
Fernanda Maranesi, delegada da Accademia Italiana della Cucina Cláudia Saladini e João Carlos Aleixo O cartunista Chico Caruso encantou os presentes cantando "Te Voglio Bene Assai"
O jantar comemorativo
Salmone marinato all'Aneto e Finocchietto Risotto Primavera Risotto ai Frutti di Mare con Gamberi Croccanti
Vitello da Latte al Forno con Patatine, Fave e Piselli Filetto di Baccalà ai Pomodorini, Capperi e Olive Nere Gelato gratinato allo Zabaione in Cestino Croccante di Mandorle
Os vinhos
Poderi del Paradiso Vernaccia di San Gimigniano 2012 Dogliani Poderi Luigi Einaudi Vigna Tecc 2009
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br