Matérias relacionadas
Taxas de rolha 2013
Taxas de rolha 2010

Para escolher melhor
Nos anos de 2010 e 2013, realizamos a análise dos valores das taxas de rolha cobradas pelos restaurantes cariocas. Em ambas as ocasiões, o interesse demonstrado pelos leitores foi grande. Com isso, agora em 2014, atualizamos o estudo para orientar nossos leitores na hora de escolher uma casa para jantar e levar aquele seu vinho especial.

Como sempre, a variação dos valores cobrados é assustadora e o intervalo vai de 0 até 120 reais por garrafa. E há mesmo aqueles restaurantes que simplesmente não permitem que se leve o vinho e pronto!

Fonte dos dados
Tanto nas edições anteriores quanto agora, a fonte dos dados para esta análise foi o levantamento publicado pela revista Veja Rio, em seu especial anual Comer & Beber.

Pesquisamos, nesta nova edição, os valores cobrados por 235 estabelecimentos, dos mais diversos níveis. É uma análise bastante completa que, com certeza, irá ajudar os consumidores.

Critérios diversos
No estabelecimento dos valores cobrados, há de tudo, mas esmagadora maioria simplesmente fixa um valor e é isso aí.

Outros, com simpatia, liberam a taxa de rolha para o cliente se este consumir um vinho da carta.

Dois deles estabelecem um valor de rolha maior para os espumantes do que para os vinhos tranquilos, o que se pode até compreender, visto que o serviço de um espumante á um pouco mais trabalhoso.

Mais difícil de entender, é o critério adotado por 3 casas diferentes, que estabele taxas de rolha mais altas para os vinhos importados do que para os nacionais. Bem, se for um incentivo ao consumo do vinho brasileiro, a medida é até louvável. Mas será que é isso mesmo?

Oscar Daudt
09/11/2014
ATENÇÃO
Muito embora os valores tenham sido recentemente pesquisados pela revista Veja Rio, devido às constantes mudanças das taxas de rolha, é recomendável sempre contactar previamente o restaurante para conferir se o valor continua o mesmo.
Os restaurantes que não cobram rolha
Os restaurantes que não aceitam que se leve vinho
As mais caras taxas de rolha do Rio de Janeiro
As taxas de rolha por especialidade do restaurante
Asiáticos
Brasileiros
Carnes e rodízio
Contemporâneos
Cozinha rápida
Franceses
Italianos
Japoneses
Peixes e frutos do mar
Pizzarias
Portugueses
Variados
Outros
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br