Matérias relacionadas
Taxas de rolha dos restaurantes cariocas

Um mundo de restaurantes
Quando publiquei, esta semana, um estudo sobre as taxas de rolha cobradas pelos restaurantes cariocas, recebi alguns pedidos de leitores paulistas que, invejando a informação, gostariam que o mesmo fosse feito para a capital de São Paulo. E aqui eu atendo aos pedidos!

Como eu não tinha a revista Veja São Paulo em mãos, usei o aplicativo da própria revista, disponível para telefones celulares.

Se construir uma análise dessas para o Rio de Janeiro já é trabalhoso, para São Paulo é quase impossível. Enquanto a revista Veja Rio lista 410 restaurantes para os cariocas, a relação dos restaurantes paulistanos chega a estonteantes 2.620 endereços! Eu não teria condições de avaliar tantas taxas de rolha assim. E fiz alguns cortes para tornar a amostra viável de ser trabalhada:

  • considerei apenas os restaurantes classificados com 3, 4 ou 5 estrelas pela própria revista;
  • desconsiderei alguns tipos de restaurantes que não me parecem compatíveis com o ato de levar um vinho especial de casa; são eles: Comida Rápida, Galeterias, Naturais, Vegetarianos e Indianos.

    Torneio Roberto Gomes Pedrosa
    Ainda assim, a quantidade de restaurantes avaliados para São Paulo foi maior do que aquela considerada para o Rio de Janeiro: São Paulo 294 x 236 Rio de Janeiro!

    Embora a capital dos paulistas seja muito mais rica do que nossa cidade, temos sempre a impressão de que os preços nas praias cariocas são normalmente mais elevados. E esse fenômeno se mostrou claramente nas taxas de rolha. Os consumidores paulistas, mais uma vez saem ganhando, pois sua rolha média é de R$39,10, enquanto que aqui no Rio a média é de R$46,80. Ou seja, pagamos 20% a mais do que nossos vizinhos para levar um vinho ao restaurante.

    E ainda devemos considerar que a amostra utilizada para os restaurantes paulistas, devido ao corte efetuado, é teoricamente mais cara, com apenas os restaurantes mais bem avaliados, enquanto a amostra do Rio de Janeiro não teve essa estratificação. A diferença real deve ser bem maior!

    E com isso, mais uma vez, os paulistas são os campeões do Torneiro Rio x São Paulo das Taxas de Rolha.

    Oscar Daudt
    11/11/2014
  • ATENÇÃO
    Muito embora os valores tenham sido recentemente pesquisados pela revista Veja São Paulo, devido às constantes mudanças das taxas de rolha, é recomendável sempre contactar previamente o restaurante para conferir se o valor continua o mesmo.
    Os restaurantes com rolha zero
    As taxas de rolha mais altas
    As rolhas dos restaurantes 5 estrelas
    As rolhas dos restaurantes 4 estrelas
    As rolhas por especialidade
    Árabes
    Asiáticos
    Brasileiros
    Cantinas italianas
    Carnes/rodízios
    Chineses
    Contemporâneos
    Espanhóis
    Franceses
    Italianos
    Japoneses
    Peixes e frutos do mar
    Pizzarias
    Portugueses
    Variados
    Outros
     
    Comentários
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br