Matérias relacionadas
Bistrô Ouvidor

De outro planeta
Fiquei muito feliz quando, há cerca de duas semanas, o querido sommelier Efraim Moraes (foto), do Bistrô Ouvidor, me convidou para organizar um evento harmonizado em seu restaurante, com os vinhos da Loja EnoEventos. Afinal, seria a primeira oportunidade de apresentar nossos vinhos em uma harmonização. E ainda mais que escolhida pelo Efraim.

Depois de tudo organizado, minha alegria cresceu ainda mais ao conhecer o cardápio, os vinhos escolhidos e a inacreditável honestidade dos preços. Por um almoço ou jantar de 4 etapas, incluídos os vinhos, vamos combinar que o preço de 99 reais é de outro planeta. Claro que com essas condições, a repercussão foi grande, a imprensa divulgou e o evento bombou, com a casa lotada tanto no almoço quanto no jantar. Valeu muito a pena!

Esqueça o regime
O jantar estava espetacular. A primeira etapa era uma mesa de antepastos, da qual o próprio convidado se servia, com irrepreensíveis quitutes. A Terrine de Coelho acompanhada de geleia de tangerina era fantástica. Mas o ponto mais alto era uma pasta de Frango com Curry, delicada e saborosa, impossível de não se repetir. Mas havia muito mais delícias, como um Paté de Campanha, um Carpaccio de Salmão, uma Caponata, dentre outras. Se a gente não se controlasse, a fome acabaria toda por aí mesmo! E o vinho que Efraim escolheu para acompanhar essa etapa foi o multifuncional e requintado Guatambu Espumante Extra-Brut.

Mas havia mais coisas pela frente e o Dourado em Ervas com Torre Mediterrânea estava uma maravilha, com a sutil combinação de ervas valorizando o peixe. O sommelier escolheu, para acompanhar esse prato, o surpreendente Tobelos Blanco 2012, corte de Viura e Garnacha Blanca, fermentado em barricas e com estágio de 6 meses em carvalho francês. Profundo e complexo, vivo e direto, valorizou o prato até dizer chega!

Para continuar o desfile, um Escalope de Wagyu com Gratin de Batatas era grandioso, macio e suculento. E Efraim escolheu a companhia certa para esse prato: um Ferraton La Matinière Crozes-Hermitage 2010, vinho do Rhône, vinificado pelo grande Michel Chapoutier, um 100% Syrah, elegante, vibrante e sedutor. Uma festa!

E ainda teve sobremesa!

Oscar Daudt
02/03/2015
O jantar harmonizado
Carpaccio de Salmão Paté de Campanha Pasta de Frango com Curry
Terrine de Coelho Geleia de Tangerina Caponata
Dourado em Ervas com Torre Mediterrânea Escalope de Wagyu com Gratin de Batatas Doce de Leite Lapataia com Flor de Sal
Os vinhos da EnoEventos
Guatambu Espumante Extra-Brut Tobelos Blanco 2012 Ferraton La Matinière Crozes-Hermitage 2010
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br