Matérias relacionadas
Viagens

Sou paulista, mas morei quatro anos no Rio de Janeiro, cidade que habita em meu coração. Na época trabalhava para um importador de vinhos de São Paulo e regularmente frequentava a ponte aérea entre as duas cidades. Em uma destas viagens, sem ter o que ler nos cinquenta minutos de voo, comprei um livro que saltou aos meus olhos pela sua capa e seu título: "Um Vinhedo na Toscana".

Certamente a leitura do livro foi muito agradável e divertida, mas mais ainda fiquei curiosa em conhecer a propriedade em Montalcino, na Toscana, a família Máté e seus vinhos. Em 2011, em uma viagem de férias à Itália, pus em prática e realizei este meu desejo. O lugar era exatamente como descrito no livro. Os vinhos, com excelente resultado para seu tempo de existência. Pude também conhecer Candace Máté, mas infelizmente Ferenc, seu marido e autor de diversos livros, estava ausente em mais uma de suas viagens de aventura.

De certa forma, me mantive conectada com a história da família, pois além de tudo Ferenc é de origem húngara, exatamente como meus pais.

Em momentos diferentes, mas épocas sincrônicas, pude encontrar Oscar Daudt em um evento de vinho no Rio de Janeiro. Oscar sempre simpático com sua máquina fotográfica registrando todos os detalhes do mundo do vinho.

Finalmente chegamos à época presente, onde meu caminho me levou a morar em Verona, na Itália, trabalhando e organizando roteiros enogastronômicos personalizados nas principais regiões vitivinícolas italianas. E seguindo os passos da misteriosa linha da sincronia mágica da vida, Oscar Daudt através de sua recente importadora, é responsável pela importação dos vinhos Máté no Brasil.

E você sonha com um roteiro exclusivo para conhecer a cidade de Montalcino? Sonha em descobrir os segredos da culinária do sul da Toscana, podendo degustar os vinhos da família Máté e conhecer um pouco mais de sua história e paixão pela Toscana?

Nosso “day tour” começa logo cedo com um passeio pelo centro histórico de Montalcino, aos pontos mais escondidos da cidade, até o seu majestoso Forte, que nos permite ter uma vista esplêndida das colinas. Não muito distante dali, nos espera a Osteria do casal Piero e Silvia, indicados também pelo guia Slow Food. Após o almoço partimos para a Vinícola Máté para finalmente respiramos o ar da natureza e do verde. Somos recepcionados por Candace Máté e seu filho Peter, que nos contam um pouco da história do lugar e de seus vinhos.

Só nos resta fazer um brinde e degustar seus maravilhosos vinhos acompanhados de um salame da Toscana e de alguns queijos regionais! Salute!

Patrícia Kozmann
30/04/2015
www.kozmann.com
Para maiores informações sobre os roteiros personalizados, escreva para Patrícia no endereço patricia@kozmann.com
Imagens do roteiro
A vinícola Máté Degustação de vinhos A família Máté: Candace, Ferenc e Peter
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br