Matérias relacionadas
Espanha

O poder da fruta
A Mencía é a casta tinta mais emblemática do noroeste da Espanha, que no decorrer dos últimos anos vem ganhando crescente prestígio internacional. Galícia e Castilla y León são as regiões vinícolas onde essa variedade reina absoluta, sendo a mais importante uva das DO's de Bierzo, Monterrei, Ribera Sacra e Valdeorras. Em Portugal, onde é conhecida pelo nome de Jaén, é mais plantada na região do Dão.

Por muito tempo, imaginou-se que a Mencía era aparentada com a Cabernet Franc, devido ao perfil aromático similar, mas as recentes análises de DNA descartaram essa hipótese.

Tradicionalmente vinificada para obter vinhos leves e fáceis, sem surpresas, era até recentemente uma ilustre desconhecida no mercado internacional. No entanto, foi graças aos esforços de dois produtores - Descendientes de J. Palacio e Dominio de Tares - que apostaram no potencial da casta e que, com adequado trabalho no vinhedo, diminuindo o rendimento, passaram a elaborar vinhos espetaculares, provando a sua alta qualidade, que a Mencía conquistou seu espaço nos corações e mentes dos consumidores.

Com o novo estilo, os vinhos de Mencía passaram a oferecer uma concentração invejável. Acompanhando a elevação da qualidade, os preços foram atrás e, atualmente, pode-se encontrar exemplares com etiquetas proibitivas para os simples mortais. Há, no entanto, ótimas alternativas a serem descobertas por preços ainda bem acessíveis.

A variedade é caracterizada por ser bastante aromática, emprestando aos vinhos nuances sedutoras no olfato. Normalmente seus exemplares não têm passagem em madeira, quando revelam todo o potencial exuberante da fruta. Mas quando o vinho estagia com equilíbrio em barricas de carvalho, adquire uma complexidade e desperta intrigantes paletas olfativas.

Três vinhos, três estilos
Na Loja EnoEventos oferecemos 3 vinhos elaborados com a casta Mencía:

Viñaredo Mencía 2013: 100% varietal, é um vinho elaborado pelas Bodegas Santa Marta, uma vinícola familiar localizada na DO Valdeorras. Seus vinhedos estão situados a 600m de altitude e foram plantados pelos antepassados da família, contando atualmente com idade média de mais de 50 anos. Um vinho fresco, jovem e delicioso, que aposta em sua vocação gastronômica. No nariz acontece um verdadeiro "kaboom" de frutas, onde se exibem as amoras e as cerejas, temperadas com notas de rosas vermelhas. Na boca é macio, bem seco e com taninos agradáveis.

Crego e Monaguillo Mencía 2014: uma amiga espanhola me esclareceu o estranho nome do vinho: Crego e Monaguillo quer dizer Padre e Coroinha, representados no rótulo do vinho. A vinícola está localizada na DO Monterrei, uma denominação por muito tempo desconhecida do mercado internacional, até que em 2008 Robert Parker a "revelou" para o mundo. Lá, a Mencía é a casta tinta mais importante e mais disseminada. Neste caso, no entanto, o vinho é cortado com a casta Arauxa, que nada mais é do que o nome local da muito conhecida Tempranillo. Elaborado com uvas mais amadurecidas, seus aromas passeiam pela framboesa, ameixa madura, chocolate e jasmim. Fresco, com ótima estrutura, aveludado e suculento, é um vinho sem estágio em madeira.

Viñaredo Barrica Selección 2011: mais um exemplar das Bodegas Santa Marta, este vinho é elaborado com 100% de Mencía com idade média de 25 anos e que passa por um estágio de 6 meses em barricas de carvalho, o que lhe oferece maior complexidade e deliciosos aromas de doce de leite, café, terrosos e muita fruta madura. Com boca volumosa, taninos adocicados, alta octanagem, excelente acidez e marcante permanência, é um vinho exclusivo, do qual foram feitas apenas 1950 garrafas.

Oscar Daudt
18/05/2015
Os vinhos de Mencía na Loja EnoEventos
Viñaredo Mencía 2013 Crego e Monaguillo Mencía 2014 Viñaredo Barrica Selección 2011
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br