Um mar de enganações
Há cerca de 2 anos, a revista norte-americana de economia Forbes publicou uma matéria comparando a tradicional promoção Black Friday dos Estados Unidos com a recém-adotada versão brasileira. Foi um artigo pouco lisonjeiro para o nosso comércio e a revista apelidou a iniciativa tropical de Black Fraud (ou seja, a "fraude negra").

E estava coberta de razão! O portal de notícias G1 relatou que, na edição de 2014, a página Reclame Aqui recebeu nada menos de 12.000 reclamações de consumidores. As principais queixas em relação ao comércio virtual tinham a ver com:

  • maquiagem de preços, pois foi constatado que nos dias que antecederam a Black Friday, muitos comerciantes aumentaram os preços dos produtos para baixar no dia da promoção, com descontos artificiais;
  • mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra;
  • "sumiço" de produtos no momento de incluí-los no carrinho;
  • problemas no pagamento, com a ausência de opções, como boletos bancários;
  • aumento do preço do frete, compensando o desconto oferecido;
  • produtos com grandes descontos que apareciam como esgotados desde o início da promoção.

    Além dessas reclamações é bastante questionável o comportamento do comércio em relação ao desvirtuamento do uso do nome Black Friday. Enquanto nos Estados Unidos esse nome é utilizado apenas para a promoção que acontece, unica e exclusivamente, na última sexta-feira de novembro, marcando o início da temporada de compras para o Natal, aqui no Brasil a coisa é bem diferente. Desde outubro, eu tenho recebido muitas e muitas ofertas que se identificam indevidamente como Black Friday.

    Compromisso EnoEventos
    Com todos esses problemas, o nome Black Friday perdeu seu apelo em nosso país. Por isso, ficamos relutantes em vincular o nome EnoEventos a uma promoção desacreditada. Mas, ao final, consideramos que não poderíamos deixar de oferecer essa oportunidade a nossos leitores e clientes, para que eles conheçam a verdadeira essência dessa promoção!

    Nossos compromissos são:

  • não haverá aumento de preços para, no dia da promoção, oferecer descontos artificiais; na verdade, muitos de nossos produtos continuam com o mesmo preço do ano passado e os clientes que os compraram podem confirmar isso;
  • vamos respeitar a tradição dos Estados Unidos e nossa Black Friday vai começar às 0 horas de sexta-feira, dia 27, e finalizar às 24 horas do mesmo dia;
  • não haverá alterações em nossa política de frete, incluindo a manutenção do frete grátis para compras acima de R$400,00;
  • não haverá alterações em nossos meios de pagamento, inclusive mantendo a possibilidade de pagamento em 3 vezes sem juros no cartão;
  • a maioria dos 30 produtos que serão oferecidos na promoção tem um estoque razoável, de até 500 garrafas, e todo esse estoque será disponibilizado na Black Friday; poucos produtos - apenas 7 - têm estoque limitado, abaixo de 50 garrafas e pode-se prever que esgotem rapidamente;
  • nossos descontos vão variar entre 20% e 40%;

    Nem tudo são rosas
    Há cerca de um mês, lançamos uma promoção relâmpago, com duração de 3 horas apenas, oferecendo um único vinho com desconto de 40%. A resposta foi excepcional e os acessos à loja foram tantos que nosso servidor não suportou o volume, tendo apresentado dificuldades para muitos clientes. Aprendemos a lição e contratamos um servidor de maior capacidade que - oxalá! - possa atender à grande demanda de acessos que estamos prevendo para esta Black Friday.

    Outra dificuldade que poderá ocorrer será na entrega. Como sabem os clientes, as entregas da Loja EnoEventos são realizadas através do e-SEDEX ou do PAC. Com o aumento do volume das vendas decorrentes da Black Friday no comércio em geral, os prazos prometidos pelos Correios nem sempre conseguem ser cumpridos. Para a entrega e-SEDEX, o problema não é tão sério e a maioria dos pedidos são entregues no prazo, pois os Correios priorizam esse contrato. Mas na entrega via PAC, os prazos podem ser substancialmente alongados e não recomendaremos utilizá-la durante a Black Friday.

    O sistema de entregas LIGEIRINHO, tão apreciado por nossos clientes, no qual os pedidos são entregues no mesmo dia, será desativado durante a promoção, visto que não teremos condições de respeitar esse prazo.

    Até sexta-feira, às 0 horas
    No mais, esperamos que os clientes fiquem satisfeitos e façam ótimas compras por ótimos preços!

    Oscar Daudt
    23/12/2015
  • Comentários
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br