Matérias relacionadas
Restaurantes

De pai prá filho
Claude Lapeyre foi um dos precursores da alta gastromonia francesa no Rio de Janeiro, onde chegou em 1977 para assumir o comando da cozinha do Hippopotamus, boate que reinou absoluta no Rio de Janeiro por mais de 20 anos.

Apaixonado por nossa cidade, Claude ficou por aqui e aqui teve um filho, Ricardo, que herdou o talento do pai e seguiu seus passos na cozinha. Lapeyre, o filho, teve uma trajetória fulminante nas mesas cariocas: assumiu o Laguiole e foi escolhido como o chefe-revelação, em 2013, pela revista Veja. Partiu, em seguida, para um projeto personalíssimo, baseado na cozinha clássica da França, a Brasserie Lapeyre, no edifício Rio Branco 1, que, em poucos meses, foi escolhido como o melhor restaurante francês do Rio de Janeiro, também pela Veja, desbancando monstros sagrados já há muito estabelecidos em nosso balneário.

Se, cada um por si, pai e filho são um sucesso, imaginem quando eles juntarem seus predicados! E é o que vai acontecer muito em breve. A Brasserie Lapeyre fecha suas portas, na próxima semana, e ambos vão assumir o controle de uma nova casa, no Vogue Square, na Barra da Tijuca. Explica Ricardo: "O foco permanece na cozinha clássica francesa, mesma diretriz da Brasserie Lapeyre".

E para, digamos, despedir-se do centro da cidade, pai e filho organizaram um almoço para a imprensa, em que exibiram o que são capazes de realizar em conjunto. Foi um grande almoço que, em breve, poderá ser desfrutado pelos cariocas. O sucesso já está garantido!

Oscar Daudt
02/05/2016
O almoço a quatro mãos
Dodine de pato Patê de coelho en croute Patê de campagne
Terrine de salmão Bouchée de Crustaces, sauce au Riesling Rouget en écailles de pomme de terre, sauce vermouth
(cultuado prato de Paul Bocuse)
Gigot d’agneau rôti, jus de navarrin, petits légumes d’automne, endívias braseadas em lardo Queijo Coração em Brasa, de Joanópolis Pâtisserie
Os vinhos
A sommelière Elaine de Oliveira deu um show de harmonização Este Côtes du Jura 2012, harmonizado com os patês, foi uma aula Kuentz-Bas Riesling Tradition 2012
Domaine de la Motte Chablis 1er Cru Vau-Ligneau 2012 Château Renard Mondesir Fronsac 2008
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br