Matérias relacionadas
Brasil

A maior festa do vinho brasileiro
Sem dúvidas, a Vinum Brasilis é a mais importante feira de vinhos brasileiros realizada fora do Rio Grande do Sul.

Fruto do sonho e da dedicação de seu organizador, Petrus Elesbão, a feira se aperfeiçoa a cada ano, firmando sua posição de grande divulgadora da produção brasileira de vinhos.

Apesar da crise que afeta nossa economia, ainda assim a Vinum Brasilis segue crescendo. Em 2015, foram 22 vinícolas participantes e, agora em 2016 o número de expositores de vinhos cresceu para 25.

Mas não era só isso. Havia expositores de fiambres, de queijos, de azeites, de café, dentre muitos outros.

Com isso, a quantidade de visitantes impressiona. Apenas no primeiro dia, circularam pelo salão nada menos do que 1.300 apreciadores. Não sei quantos visitaram a feira no segundo dia, mas pela ocupação do salão, estimo que tenham sido outros tantos ou mais. Foi uma bela festa!

Lançamento na feira
Para atestar a importância do evento, a feira contou com a presença de Manuel Beato, um dos mais importantes sommeliers do Brasil - responsável pelo Grupo Fasano - que lá estava para lançar seu novo livro, Queijos brasileiros à mesa com cachaça, vinho e cerveja.

O livro, escrito em parceria com o queijeiro Bruno Cabral, tem edição caprichada, ilustrada e colorida, que ensina a fazer a harmonização dos queijos nacionais com as bebidas. Uma obra de referência obrigatória.

Os melhores da feira
Como tradicionalmente faz, a feira organizou, com o apoio da revista Prazeres da Mesa, a Grande Seleção Vinum Brasilis 2016, na qual um grupo de degustadores - dentre as figuras mais destacadas do Distrito Federal - escolheu às cegas os 11 melhores vinhos do evento.

Foram inscritas 49 amostras de 21 vinícolas e os premiados foram os seguintes:

Foi bom constatar que a vinícola que representamos, a Valmarino, emplacou dois rótulos nessa exclusiva lista!

Aguardem 2017!
Como este ano foi a 9ª edição do evento, o organizador está bastante entusiasmado para o ano que vem, quando será comemorado o 10º aniversário da Vinum Brasilis. Conforme prometido por Petrus, haverá muitas novidades que irão abrilhantar ainda mais essa feira. Aguardem...

Oscar Daudt
23/08/2016
Algumas vinícolas expositoras
Batalha Vinhas e Vinhos Coopeg Produtos Orgânicos Larentis
Quinta Don Bonifácio Santa Augusta Torcello
Valmarino Vinhas da Loucura
Outros expositores
Haciendas Reserva Estande dos queijos Azeites Ouro de Sant'Ana
Momentos da feira
Petrus Elesbão, o organizador da feira Na cerimônia de premiação dos Top 11 O lançamento do livro de Manoel Beato
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br