Degustando Vinhos
Dirigente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro, da qual faz parte há mais de 20 anos, o escritor e professor Euclides Penedo Borges lançou, na noite da última quarta-feira, dia 24, seu novo livro: Degustando Vinhos - A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados. O coquetel, que movimentou a Livraria da Travessa do Shopping Leblon até após o horário de fechamento, reuniu profissionais da área, ex-alunos, amigos e família do autor.

Os convidados brindaram com dois rótulos da Otaviano Bodega & Viñedos, vinícola localizada em Mendoza em que Euclides assina uma linha de vinhos que leva seu nome. Foram servidas mais de 40 garrafas do Penedo Borges Sauvignon Blanc Clássico e do Penedo Borges Chardonnay Reserva. Por conta da restrição da livraria em servir vinhos tintos – que colocam os livros em perigo – a solução foi servir apenas vinhos brancos, devidamente aprovados pelos convidados.

Euclides autografou mais de 150 exemplares ao longo da noite, que teve filas que passaram de uma hora desde o início, às 19h, até depois das 22h, horário de fechamento da livraria. O autor fez questão de assinar e fazer foto com cada um dos amigos e ex-alunos.

Prestigiaram o autor Luis Nunes, presidente da ABS-Rio, Luiz da Costa Cruz, da consultoria de vinhos SerVino, Ana Luiza Bernacchi Santos, proprietária da Importadora ASA Gourmet e responsável pela importação dos rótulos Penedo Borges, Altanir Gava, produtor de vinhos em Santa Catarina, Luis Novoa, ex-diretor da ABS-Rio, Maria Lucia Rodrigues, Presidente da Confraria Amigas do Vinho, Fred Novaes, instrutor de degustação da ABS, Maria Angela Auler, professora da instituição, Juan Carbonel, executivo da corretora XP, Iduna Weinert, embaixadora dos vinhos Penedo Borges, Sofia Caratsoris, da Vinhos pelo Mundo, a jornalista Maria Helena Esteban, da revista Estação Zona Sul com sua filha Antonia, o diretor da ABS Jorge Kalacho, Otavio e Angela Paiva, sócios da Penedo Borges, Vera e Pedro Oest, companheiros de ABS, Mara Mussini, do consulado da Argentina, e Carlos Sanchez, cônsul-adjunto da Argentina.

Com 280 páginas, o livro inclui curiosidades, como um capítulo dedicado à degustação de bebidas como cognac, armagnac, whisky, cachaça de alambique e cervejas. Outro capítulo que chamou atenção foi o Vocabulário do Degustador, um apanhado de quase 150 verbetes do mundo do vinho.

Laura Cavallieri é jornalista e diretora da assessoria de imprensa Comunica
28/08/2016
A noite de autógrafos
Euclides autografou mais de 200 livros A Livraria da Travessa estava cheia Euclides e sua família
Autografando para Daniel e Anna Lima Iduna Weinert e Ana Luisa Santos Clara Esperanca e Paulo Mauricio Cavalcante
Um autógrafo para Maria Lúcia Rodrigues Eduardo Fernandes e Sofia Caratsoris, da Vinhos pelo Mundo Jorge Kalacho, Osvaldo Mario e Gilberto Penna
Juliana Oscar Borges, Silvana Ribeiro e Cristiana Borges Mara Mussini e Carlos Sanchez Vera e Pedro Oest, com Luis Acatauassu Nunes
 
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br