Matérias relacionadas
EnoEventos

Como na Sardenha
Há algumas semanas, o chefe Silvio Podda (foto), um dos sócios da Casa do Sardo, nos propôs a realização de um jantar para harmonizar apenas frutos do mar com vinhos brancos. Claro, o chefe é natural da Sardenha, a quintessência da cozinha mediterrânea, e está acostumado ao consumo de vinhos brancos.

Aqui no Rio de Janeiro, apesar de ser uma cidade tropical por excelência, o consumo de vinhos brancos ainda é visto com certa reserva pelos consumidores e eu fiquei um pouco apreensivo sobre a receptividade de nossos clientes a um jantar sem vinhos tintos. Mas, qual o quê! A venda de convites foi em ritmo acelerado e em 2 dias vendemos todos os 50 convites para a noite.

E quem lá esteve, saiu entusiasmado. Foi uma noite espetacular, com uma gastronomia autenticamente insular e deliciosa.

Lagosta, Fregola e uva Vitovska
O consumo de vinhos foi a prova definitiva da aprovação dos presentes aos vinhos brancos. Em média, cada convidado foi servido de nada menos do que 850ml de vinho. Sucesso maior é impossível!

E o ponto alto da noite foi o último prato, quando o chefe Silvio nos preparou uma Fregola e Aragosta. Bem, aragosta, pode-se imaginar pela semelhança, é nada menos do que a nobre lagosta. Mas Fregola, quem sabe o que é?

Trata-se de uma massa típica da Sardenha, umas pequenas bolinhas (do tamanho de uma ervilha) de semolina que são tostadas no forno. Absolutamente deliciosas! E acompanhando a lagosta era um prato sofisticado, surpreendente e muito gostoso.

Claro que, para harmonizar com uma especialidade como essa, optamos por servir um vinho laranja do Friuli, elaborado com a igualmente desconhecida uva Vitovska. Deu certo demais e os elogios eram rasgados. Um prato para se guardar na memória.

Oscar Daudt
31/10/2016
O vídeo do evento
O jantar de frutos do mar
Cozze gratinate Fritturina di pesce Carpaccio di polpo
Cernia in escabeche Tortelloni al nero di seppia ripieno di gamberetto Fregola e aragosta
Os vinhos da noite
Antigniano B Bianco di Torgiano 2014 - Umbria Tola Catarratto Insolia 2014 - Sicilia Antigniano Nido del Falco Bianco 2014 - Umbria
Ca' de' Rocchi Custoza 2015 - Veneto Skerk Vitovska 2011 - Friuli Todos os vinhos da noite
Os convidados
Luiz e Elza Calôba Maria de Fátima Duarte e Neri Cavalheiro Jair Lima e Carmen Lucia Branquinho
Jazbell Salas e Benito Ciriza Julia e Alessandro Giupponi, Regina e Jorge Luiz Silva Márcia e Flávia Trigueiro
João Carlos e Bianca Vaz O Bonde do Vinho Ângela Arruda e Rene de Carvalho
Terezinha e Affonso Guerreiro Liane Vieira e Maria Elisa Khal Jean Jules Eleutério e Emília Leandro
Érmio e Karla Patrão Francisco e Indiara de Menezes
Lucia Helena Velloso Sabrina e Thiago Salame
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br