Matérias relacionadas
EnoEventos

Os diamantes da cozinha
As trufas são fungos que se desenvolvem em baixo da terra, normalmente junto às raizes do carvalho ou da avelaneira. São bastante raras e difíceis de encontrar, o que determina seus altos preços no mercado internacional, sendo um dos mais caros ingredientes culinários do mundo. O grande chefe francês do século XVIII, Brillat-Savarin, as chamava de "os diamantes da cozinha".

Seus aromas são pungentes e sensuais, emprestando às receitas mais simples uma sofisticação inigualável. Devido à sua presença dominante, as trufas são usadas em pequenas quantidades para a finalização dos pratos. Massas, carnes, aves, ovos, bruschettas são tradicionais utilizações para as trufas.

Muito embora algumas tentativas de cultivo das trufas tenham obtido moderado sucesso, até hoje não se conseguiu atingir a viabilidade de uma produção comercial. As trufas continuam sendo caçadas por cães ou porcos treinados.

As trufas de Molise
Molise é uma pequena região italiana, com a segunda menor densidade populacional de toda a Itália. A maior parte de seu território é coberto de florestas intocadas, protegidas por parques nacionais.

É de lá que provêem algumas das trufas mais valorizadas do mundo. E foi nesse privilegiado meio-ambiente que, em 2014 foi encontrada a maior trufa branca até hoje descoberta no mundo, com incríveis 1,5kg de peso.

Harmonização
A loja EnoEventos acaba de importar uma variedade de produtos trufados em conserva, de alta qualidade, elaborados com os melhores e mais frescos ingredientes e conservados em azeite de oliva extra-virgem.

Como uma das maiores preciosidades da gastronomia, obviamente as trufas andam de braços dados com os vinhos, formando harmonizações quase celestiais. Seus aromas pungentes parecem destacar as qualidades dos melhores vinhos.

Tradicionalmente, as trufas são harmonizadas com vinhos tintos profundos e elegantes. Mas há quem prefira acompanhá-las com espumantes e até vinhos brancos.

Na verdade, a melhor harmonização vai depender do prato que se escolher para preparar as trufas. Fique, portanto, à vontade para escolher o vinho que irá acompanhar suas receitas.

Oscar Daudt
04/12/2016
Conheça nossos produtos trufados
Tartufata Crema di Funghi e Tartufo Bianco Tartufo Macinato


A Tartufata é uma deliciosa combinação de cogumelos, azeitonas e trufas negras. Elaborada com azeite de oliva extra-virgem, contém no mínimo 5% de trufa negra de verão (Tuber Aestivum Vitt).

Experimente utilizar uma pequena porção sobre um prato de massa fresca na manteiga e sinta os sabores e aromas das trufas que vão transformá-lo em uma verdadeira iguaria digna de um gourmet.


Este Creme de Cogumelos e Trufas Brancas mistura a delicadeza de cogumelos frescos com os intensos aromas e sabores das nobres trufas brancas, temperados com vinho branco de Molise.

Sirva sobre bruschettas para sentir, em toda a sua pureza, os raros e pungentes aromas e sabores das trufas brancas.


Um produto refinado, com aromas e sabores pungentes, mas delicados e elegantes. Elaborado com 100% de trufas negras cuidadosamente selecionadas e picadas. O sabor é realçado pelo uso do azeite extra-virgem de alta qualidade.

Espetacular quando usado com massas, risottos, polentas, omeletes e bruschettas, assim como para rechear raviolis e tortellinis.
Carpaccio di Tartufo Asparagi e Tartufo Carciofi e Tartufo


Este Carpaccio de Trufas Fatiadas é feito com delicadas fatias de trufas negras prontas para o uso em pratos principais como massas, risotos e carnes, adicionando a estes os sabores e os aromas exclusivos e inconfundíveis. O Carpaccio é misturado com azeite de oliva extra-virgem, o que realça o sabor apaixonante das trufas.


Um delicioso creme elaborado com trufas negras e aspargos frescos e tenros, que oferece um sabor refinado e agradável.

Recomendado para a cobertura de crostinis, bruschettas e canapés, ou para temperar risotos, massas, carnes e omeletes.


As mais tenras alcachofras são combinadas com trufas negras selecionadas oferecendo este creme delicioso e refinado.

Recomendado para a cobertura de crostinis, bruschettas e canapés, ou para temperar risotos, massas, carnes e omeletes.
Burro al Tartufo Miele al Tartufo Olio Extra Vergine d'Oliva al Tartufo Bianco


Deliciosa manteiga obtida de vacas de Molise temperada com raspas de trufas negras.

Um requintado ingrediente para temperar massas, omeletes ou bruschettas. Experimente colocar uma esfera de manteiga sobre um steak grelhado. Pode ser utilizada, também, antes de assar um frango, espalhando-a por debaixo da pele. Sensacional!


Delicioso e aveludado mel de acácia com uma generosa fatia de trufa negra.

Ideal para acompanhar bolos, sorvetes e sobremesas em geral, assim como queijos de longa cura. Experimente com muzzarela e veja só a perfeita combinação!


Este sedutor azeite de oliva extra-virgem temperado com trufas brancas é ideal para finalizar pratos como risotos, massas, carnes e pescados e também entradas e pratos frios, adicionando os deliciosos aromas da trufa.
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br