Matérias relacionadas
Análises estatísticas
Um mercado em expansão
O desenvolvimento do mercado online - não apenas de vinhos, mas de quase todos os bens de consumo - vem apresentando uma expansão espetacular aqui no Brasil. Uma matéria publicada na Folha de São Paulo, ano passado, mostra que as projeções são de um crescimento médio anual de 12,4% até 2021, conforme o gráfico abaixo:

Nos próximos 5 anos, projeta-se que mais 27 milhões de consumidores vão passar a comprar no mercado on-line, atingindo um total de 67,4 milhões de consumidores. Um dos fatores mais importantes para essa grande expansão é a disseminação dos smartphones.

Os motivos da popularização das compras on-line são bastante claros. O mercado virtual oferece grandes vantagens para o consumidor, que pode realizar suas compras sem sair de casa, sem enfrentar engarrafamentos. A pesquisa de preços é bastante facilitada pelos sites de busca. A variedade de produtos é muito maior do que nas lojas físicas e os preços, usualmente, bastante mais em conta. É até de estranhar que o crescimento não aconteça em taxas maiores...

O mercado de vinhos segue a mesma tendência - aqui e no exterior - e o volume vendido pela Internet vem crescendo significativamente.

Muitas lojas para escolher
Para analisar este mercado, a EnoEventos decidiu fazer um levantamento das lojas virtuais de vinho no Brasil. Sem considerar os supermercados e as lojas de departamentos, encontramos em uma pesquisa rápida, nada menos do que 64 lojas especializadas em vinho, sejam de vinícolas, importadoras ou especializadas. Isso bem demonstra a pujança do mercado.

Mas uma coisa é abrir a loja. Outra coisa, bem mais complicada, é fazer com que os consumidores virtuais a visitem.

Portanto, em nossa análise, decidimos classificar as 64 lojas de acordo com o tráfego de internautas brasileiros, medido pelo Alexa, uma empresa do grupo amazon.com, especializada em medir o movimento de visitantes nos endereços virtuais. Os dados foram levantados no dia 19/junho. Os resultados foram esclarecedores.

A tabela de classificação
Das 64 lojas analisadas, apenas 34 foram classificadas. As demais 30 lojas (47% do total) apresentam um tráfego tão pequeno que não pode ser medido pela metodologia do Alexa.

Sem surpresas, as duas lojas mais visitadas na classificação foram a Wine e a Evino, gigantes do setor, com investimentos milionários.

Mas nossa alegria foi verificar que a Loja EnoEventos, uma participante relativamente nova, ocupa um honroso 3º lugar, à frente de grandes importadoras e vinícolas e de lojas há bastante tempo estabelecidas. Foi motivo de muita emoção pelo reconhecimento dos consumidores a nosso trabalho sério e honesto.

Confiram a tabela de classificação completa:

Muito obrigado a todos os nossos clientes atuais e futuros!

Oscar Daudt
20/06/2017
Comentários
EnoEventos - Oscar Daudt - (21)99636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br