"LF""LF""LF""LF""LF"


Matérias relacionadas
Brasil
Colunistas
 
Um convite à degustação de vinhos brasileiros!
É com muito prazer que inicio, a convite de Oscar Daudt, minhas atividades como colunista em Enoturismo do reconhecido site EnoEventos. Mensalmente, pretendo informar aos enófilos integrantes deste site, acontecimentos, eventos, dicas e lugares para conhecer, apreciar e comprar um bom vinho na Serra Gaúcha.

Sou, além de enófila, pesquisadora e professora de Enoturismo no Rio Grande do Sul e já pude viajar para alguns destinos de Enoturismo na Europa difundindo meus conhecimentos e estudos por meio de palestras e treinamentos para órgãos públicos e privados, envolvidos no planejamento do turismo e no desenvolvimento do enoturismo em nível local. Caro leitor, gostaria, portanto, de contar com sugestões e também críticas pertinentes aos assuntos que irei apresentar no EnoEventos, pois acredito que o debate e os diferentes pontos de vista devem existir e são imprescindíveis para o aprimoramento desta coluna Enoturismo na Serra Gaúcha.

A Fenavinho
Como natural e residente nesta região serrana, com tradição na vitivinicultura, inicio minha trajetória apresentando um evento de grande importância: a Fenavinho Brasil 2011. A Fenavinho iniciou em 1967, na cidade de Bento Gonçalves, um importante destino vitivinícola da Serra Gaúcha. Mas foi a partir da edição de 2007 que o evento ganhou a concepção de Festa-Feira, com seu maior objetivo de integrar, comercializar e promover os vinhos e a cultura de todas as regiões vitivinícolas brasileiras. O evento é tão importante em nível nacional que eu o considero como sendo um dos maiores e mais relevantes eventos de Enoturismo no Brasil. E, por isto, destaco como um prerrequisito para você, enófilo, que quer conhecer ou acompanhar as novidades que o conjunto vinho e turismo podem lhe oferecer.

A 15ª edição, de 29 de abril a 8 de maio, conta com uma programação variada. A mudança de data do evento, passando do verão para o outono, potencializa os negócios, facilita a participação do setor vitivinícola e abre espaço para trabalhar com mais ênfase a colheita da uva. Além de uma nova data, a Fenavinho também passa a ter um novo período de duração. Ao contrário dos últimos anos, quando se estendia por feriados e finais de semana de um mês, agora o evento ocorre de forma ininterrupta, abrangendo dois finais de semana e totalizando 10 dias.

Principais atrações
No Parque de Eventos de Bento Gonçalves algumas das principais atrações são:

  • Projeto comprador;
  • Espetáculo Cênico;
  • Concurso de Gastronomia;
  • Jantares harmonizados e preparados por chefs brasileiros, italianos e portugueses;
  • Exposição Os sentidos e o vinho;
  • Enoteca com coleção de vinhos;
  • Workshop O Mundo do Turismo e do Vinho.

    Além disso, no centro da cidade, haverá distribuição de vinho encanado e o Passeio Ciclístico de Outono no Vale dos Vinhedos.

    Cursos de degustação
    Destaco, também, o que considero de grande relevância neste evento, que são os Cursos de Degustação de Vinhos Temáticos, assim como as vinícolas brasileiras expositoras. O leitor poderá conferir a relação de todos os expositores clicando aqui.

    Em relação às degustações, ocorrerão Cursos de Degustação de Vinhos aos sábados (30 de abril e 7 de maio) e domingos (1º e 8 de maio), às 11h, 15h e 18h, com duração de 1 hora, no valor de R$ 10,00, com direito a certificado e uma taça de degustação. E a programação envolve também, em dias específicos, Cursos de Degustação de Vinhos Temáticos.

    No dia 2 de maio, segunda-feira, às 19 horas, ocorrerá o Curso de Degustação de Vinhos Italianos, com o Sommelier Roberto Rabachino. Esta degustação em particular será somente para convidados, porém, para participar nos demais dias, listados abaixo, é preciso, somente, fazer a inscrição através de formulário no site, devido à quantidade limitada de participantes:

  • dia 3 de maio, terça-feira, Curso de Degustação de Vinhos da Campanha Gaúcha e Serra Sudeste do RS;
  • dia 4 de maio, quarta-feira, Curso de Degustação de Vinhos do Nordeste Brasileiro;
  • dia 5 de maio, quinta-feira, Curso de Degustação de Vinhos de Santa Catarina - Acavitis;
  • dia 6 de maio, sexta-feira, Curso de Degustação de Vinhos da Serra Gaúcha.

    Jantares Harmonizados
    Serão de 2 a 6 de maio, as 19h 30min:

  • dia 2 de maio, segunda-feira, com a chef gaúcha Roberta Sudbrack;
  • dia 3 de maio, terça-feira, com o sushimen Maguil Tadashi Korogui;
  • dia 4 de maio, quarta-feira, com o chef Junior Paz;
  • dia 5 de maio, quinta-feira, com o chef italiano Mauro Cingolani;
  • e, por fim, no dia 6 de maio, sexta-feira, com o chef português Luís Américo Aguiar de Moura Rodrigues Teixeira.

    É preciso fazer reserva no fone (54)3451-7500. No valor do jantar estão incluídos água, vinho e espumante.

    Acesse o site para conferir a programação completa da Festa e da Feira, Fenavinho 2011, e não perca esta oportunidade de conhecer o que existe em termos de Enoturismo no Brasil.

    Fotos: Gilmar Gomes
  •  
    Comentários
    Monica Kich
    Enófila, Palestrante, Tradutora
    Porto Alegre
    RS
    27/04/2011 Prezada Joice:

    Parabéns pela nova coluna! Que bom que teremos a Serra Gaúcha mais amplamente divulgada! Os eventos, os roteiros, as particularidades e tipicidades...

    Percebo que é necessário também um olhar de fora sobre as festas relacionadas à uva e ao vinho. Fatos, objetos, alimentos e modos de comportamento que parecem naturais para os cidadãos locais, para quem vem de fora são grandes novidades ou, eventualmente, motivo de estranheza ou até stress: a alegria dos italianos, sua história, a rápida intimidade ao falar, as comidas típicas com nomes estranhos, até mesmo o sotaque gaúcho...

    Ao visitar vários desses eventos nos últimos anos percebi que formados em turismo na região estão longe de terem uma visão mais abrangente, cosmopolita, comercial e até mesmo digital do potencial que existe nessa maravilhosa região. Será ótimo acompanhar teus textos, com um olhar curioso e animado!

    Avanti! Votos de muito sucesso!
    Joice Lavandoski
    Colunista Enoturismo
    Caxias do Sul
    RS
    27/04/2011 Monica,

    Obrigada pelos seus comentários. É com grande prazer que inicio minha trajetória no EnoEventos, me comprometendo a trazer informações peculiares de nossa região.

    Também concordo com sua afirmação de que alguns aspectos não são atrativos para os moradores (autóctones), mas já para os turistas são muito relevantes! Isto inclusive pude comprovar in loco nas minhas pesquisas com Enoturistas no Vale dos Vinhedos.

    Saudações!
    Cris Beltrão
    Bazzar
    Rio de Janeiro
    RJ
    27/04/2011 Adorei essa agenda. Parabéns!
    José Pinto
    Restaurante Peña del Sur
    Montenegro
    RS
    28/04/2011 Cara Joice

    Primeiramente, parabéns pelo novo espaço. Faz dois anos que inaugurei um restaurante de parrilada uruguaia em Montenegro, na real também me inaugurei no negócio, não tinha experiência no ramo e busco atualmente conhecimento para melhor atender a distinta clientela que pede bons vinhos para acompanhar nossas carnes.

    Semana que vem vou a Bento fazer um workshop na Fenavinho pra começar a entender melhor do nosso vinho, também com intuito de promover a região da serra aqui no Vale do Caí, se puderes me passar teu email, tenho algumas dúvidas básicas que creio possa me ajudar..

    Saludos
    José
    www.penadelsur.com.br
    jose@penadelsur.com.br
    Marcela Pastório
    Vinícola Marco Luigi
    Bento Gonçalves
    RS
    29/04/2011 Parabéns, Oscar, pela iniciativa de divulgar a região gaúcha. Adorei a reportagem da Joice.
    José Paulo Schiffini
    Enófilo da velha guarda
    Rio de Janeiro
    RJ
    02/05/2011 Joice,

    Que bom termos informações e notícias atuais e fresquinhas da Serra Gaucha, onde o vinho brasileiro cresceu e conseguiu ultrapassar fronteiras. Que bom ver a terceira geração dos Brandelli, Miolo, Valduga e tantos outros heróis serem notícias de toda hora desbravando outras paragens no Brasil.

    Parabéns, escreva sempre.
    Schiffini
    EnoEventos - Oscar Daudt - (21)9636-8643 - odaudt@enoeventos.com.br