Retorna à página inicial
Lançamento dos Vinhos Brokenwood, da Importadora KMM
Jantar no Restaurante Terzetto, em Ipanema, no dia 06/12/2007

A Brokenwood é uma das mais cultuadas vinícolas australianas, localizada na região de Hunter Valley. Fundada em 1970, é comandada pelo enólogo Iain Riggs, considerado uma das maiores autoridades em Shiraz e, principalmente, Semillon. Conforme nos disse Ken Marshall, da Importadora KMM, "é uma honra comercializar esses vinhos aqui no Brasil!"

E, para comemorar esse lançamento e apresentar os vinhos para a imprensa carioca, a KMM convidou um pequeno grupo de afortunados enófilos para um jantar no Restaurante Terzetto, em Ipanema.

A proposta do encontro era harmonizar os novos vinhos da Brokenwood (e mais 2 outros vinhos, conforme vou contar a seguir), com os maravilhosos menus-degustação do Terzetto! Eu e toda a torcida do Flamengo escolhemos como entrada, conforme não podia deixar de ser, os famosos lagostins grelhados do Terzetto para acompanhar o Brokenwood Semillon (110 reais), um vinho bem seco, com bela acidez e aromas cítricos, que valorizou o prato!

Para o primeiro prato, escolhi uns raviolis de figo que deveriam ser conferidos com o Brokenwood Harlequin Shiraz Grenache (67 reais) e com o Westend Estate Calabria Saint Macaire (o primeiro dos 2 vinhos que não eram da Brokenwood, 80 reais). A jovialidade do Harlequin, no entanto, não foi páreo para a exuberância floral do Calabria, feito com 100% da uva Saint Macaire! Saint o quê??? Ninguém, nem mesmo o Alexandre Lalas, conhecia essa uva.
O release dizia que o nariz característico dela era de violetas e rosas! E, realmente, o vinho era fortemente floral, com uma boca diferente de tudo o que eu já havia provado antes. Para Heitor Lyra, que pediu o mesmo prato, e para mim também, foi a harmonização ideal para esse ravioli finamente adocicado. Um alavancava o outro! Bingo!

O segundo prato deveria fazer face a três vinhos de alta estirpe: o Brokenwood Mistress Block Shiraz (280 reais), o Hope Estate Virgin Hills (o segundo vinho estranho no ninho, um corte de Cabernet Sauvignon, com pequenas percentagens de Shiraz, Merlot e Malbec, 318 reais) e o Brokenwood Graveyard Vineyard Shiraz (se preparem! 525 reais!!!). Pedi um magret de canard com molho de framboesas! Hummmmm... Sei lá, talvez influenciado pelo preço, eu gostei mais do Graveyard, mas eu beberia feliz qualquer um dos 3 vinhos até para acompanhar um Angu do Gomes! Eram muito bons!

E, para finalizar, o vinho de sobremesa: o Brokenwood Umpire's Vineyard (um corte de Semillon, Chardonnay e Sauvignon Blanc, 110 reais). Para esse vinho, não tivemos opção: o sommelier João Souza, gaúcho de Caxias do Sul, nos apresentou uma sobremesa de morango com massa folheada e creme, leve, leve. O vinho, também bastante sutil, com apenas 10% de álcool, tem sua doçura bem equilibrada por deliciosa acidez! Foi um fecho de ouro.

Bem, conforme disse a jornalista Danúsia Bárbara, uma mesa redonda tem o seu valor! A noite foi muito agradável e muito divertida. Também, mesa em que o Marcelo Copello está presente, é garantia de um bom papo. Uma noite daquelas para a gente ficar lembrando por muito tempo!

Obrigado à KMM, ao Ken Marshall e ao Robert Phillips pelo convite!

Oscar Daudt
Os vinhos
Brokenwood Semillon
Álcool: 11%
100% Semillon
Região: Hunter Valley - Nova Gales do Sul
Safra: 2006
Brokenwood Harlequin Shiraz Grenache
Álcool: 14,5%
51% Shiraz e 49% Grenache
Região: McLaren Valley - Austrália do Sul
Safra: 2005
Westend Estate Calabria
Álcool: 14,0%
100% Saint Macaire
Região: Riverina - Nova Gales do Sul
Safra: 2006
Brokenwood Mistress Block
Álcool: 13,5%
100% Shiraz
Região: Hunter Valley - Nova Gales do Sul
Safra: 2005
Hope Estate Virgin Hills
Álcool: 13,0%
85% Cabernet Sauvignon, 3,5% Shiraz, 8% Merlot e 3,5% Malbec
Região: Macedon Ranges - Victoria
Safra: 2002
Brokenwood Graveyard Vineyard
Álcool: 13,5%
100% Shiraz
Região: Hunter Valley - Nova Gales do Sul
Safra: 2004
 
Brokenwood Umpire's Vineyard
Álcool: 10,0%
50% Semillon, 25% Chardonnay e 25% Sauvignon Blanc
Região: Cowra - Nova Gales do Sul
Safra: 2006
Todos os vinhos da noite  
O jantar
 
As taças
De qualquer ângulo que você olhasse, de cima, de lado, de baixo, eram taças e mais taças!
Os participantes
Marcelo Copello e Ken Marshall Danúsia Bárbara e Robert Phillips Robert, Danúsia, eu e Lalas
Heitor Lyra
A mesa completa, brindando... Robert e Lalas
Danúsia e Ken Danúsia, o sommelier João Souza, Robert e Lalas Ken, Danúsia e eu
Marcelo, concentrado... Nossa vizinha de mesa, a alemã Brigitte Anna Hölck, não resistiu à curiosidade e quis saber por que bebíamos tantos vinhos! E a outra vizinha, a portuguesa Maria Helena Teixeira de Souza. Sua família foi proprietária da Quinta Sá de Baixo, no Douro. Ambas ganharam uma taça de vinho australiano, para confraternizar.
A embaixada do Rio Grande do Sul: eu e João Mais um brinde... João e Marcelo