Retorna à página inicial
Miolo Wine Group - Apresentação
Evento realizado no Restaurante Carioca, no Centro, em 12/11/2007
Meu amigo Tarcísio Passos me convidou para participar de uma apresentação do Miolo Wine Group no Restaurante Carioca, na Rua São José, no centro do Rio. Eu já havia assistido a uma apresentação do Adriano Miolo, na ABS, mas é sempre uma satisfação e um orgulho para minha alma de gaúcho ouvir a história de sucesso desse grupo empresarial do Vale dos Vinhedos. E a cada apresentação, a gente aprende mais um pouco sobre eles.

Foi com surpresa que descobri que essa história de sucesso é recente e que apenas em 1989 a Miolo começou a produzir como vinícola. Vamos reconhecer que é uma trajetória meteórica em pouquíssimos anos. Atualmente, a Miolo é uma grande potência na indústria viti-vinícola, mantendo joint-ventures com empresas de vários países: Chile, Portugal e Espanha. E mais ainda, a recente criação do grupo ViaSul, uma parceria entre a Miolo e a Via Wines (do Chile) com o objetivo de explorar e difundir os "terroirs" sul-americanos, com projetos no Chile, Brasil, Argentina e Uruguai.

A apresentação, conduzida pelo enólogo Ruan Rodrigues, discorreu sobre a classificação das diversas linhas de vinhos desenvolvidas pela Miolo e seus parceiros e com a prova de alguns de seus vinhos:

  • Espumante Miolo Brut: elaborado pelo método champenoise, com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e apresentando aromas de maçã, abacaxi e mel, com refrescante acidez
  • Fortaleza do Seival Pinot Grigio 2007: elaborado na Campanha gaúcha, é um vinho com aromas de lima, abacaxi e maçã verde, com leves toques florais
  • Lovara Merlot 2006: produzido na Serra Gaúcha, é um vinho bastante jovem, vermelho-púrpura, com aromas de amora e groselha:
  • Costa Pacífico Carmenère 2006: produzido no Valle Central do Chile, com a madeira bem integrada aos aromas de amora
  • Terranova Cabernet Sauvignon-Shiraz 2006: produzido no Vale do São Francisco, apresenta aromas de ameixa, pimentão, castanhas e chocolateReserva Miolo Cabernet Sauvignon 2005: aromas de cereja, café e tostados, foi considerado por muitos como o melhor vinho da noite.

    Não se pode deixar de mencionar, também, o tratamento simpático e atencioso, dispensado pela equipe do restaurante Carioca, comandado pelo Assis, que nos ofereceu petiscos, ao longo da degustação e, ao final, um delicioso buffet, conforme pode ser visto nas fotos abaixo.

    Fica meu agradecimento à Miolo, ao Restaurante Carioca e a meu amigo Tarcísio pela oportunidade dessa noite tão especial!

    Oscar Daudt
  • Os vinhos
    Fortaleza do Seival Pinot Grigio 2007 Lovara Merlot 2006 Costa Pacífico Carmenère 2006
     
    Terranova Cabernet Sauvignon-Shiraz 2006 Reserva Miolo Cabernet Sauvignon 2005  
    A apresentação
    O enólogo Ruan Rodrigues  
    O buffet
       
    Os convidados
    Tarcísio, Ana Alice, Quartarone, Nice e Luciano Ana, Fábio e Márcio Luna Márcia e Karla
    Os irmãos Eduardo e Raphael Pereira, com o maître Assis Nice e Luciano Fábio, Assis e Márcio
    Ana Alice e Quartarone Tarcísio e Ana Alice Fábio, Tarcísio, Assis e Márcio
    Vista geral do salão