Retorna à página inicial
Lançamento dos vinhos de Denis Dubourdieu
Evento realizado no restaurante Le Pré-Catelan, em Copacabana, em 26/11/2007
Elegância foi a palavra-chave desse evento!

Elegância do restaurante, do cardápío... A elegância da figura simpática de Denis Dubourdieu e, é claro, a extrema elegância de seus vinhos!

Foi um privilégio participar do almoço de lançamento dos vinhos Domaines Denis Dubourdieu, que a Casa Flora ofereceu no restaurante Le Pré-Catelan, em 26/11/2007.

O agradável Denis é tanto o proprietário quanto o enólogo dos Domaines. Formado em agronomia, é professor de enologia na Universidade de Bordeaux, ciência na qual é considerado um dos maiores especialistas.

Seus Domaines são constituídos de 5 propriedades:

  • Château Doisy-Daëne: Barsac Sauternes e Bordeaux Blanc Sec
  • Château Cantegril: Sauternes
  • Château Reynon: Premières Côtes de Bordeaux, Bordeaux Blanc Sec e Cadillac
  • Clos Floridene: Graves Rouge e Graves Blanc (como curiosidade, o nome dessa propriedade é uma mistura Denis com Florence, nome de sua mulher)
  • Château Haura: Graves Rouge e Cérons

    Tivemos a oportunidade de degustar vinhos de 4 dos châteaux acima, o que nos permitiu viajar pelos diversos estilos dos vinhos de Denis. Viagem sempre de 1ª classe, é claro! Vejam só os vinhos que nos foram servidos:

  • Château Reynon Rosé 2006 : é um 50/50 de Merlot e Cabernet Sauvignon; Denis nos explicou que seu objetivo ao criá-lo, foi fazer um vinho fácil de beber, sem ser simplista, buscando atender ao constante crescimento de consumo observado no mundo inteiro de vinhos rosés. Segundo Denis, um vinho que no Brasil deve ser, idealmente, utilizado como aperitivo. Com uma cor muito bonita, esse vinho foi servido no bar do restaurante, para recepcionar os convidados, acompanhado de deliciosos salgadinhos de papoula, cajú, nozes e gergelim.
  • Château Cantegril 2005: um Sauternes de Semillon e Sauvignon Blanc que para nossa felicidade foi servido em duas etapas do almoço: na entrada, para acompanhar o foie gras e quase ao final para acompanhar uma quenelle de queijo azul, duas harmonizações clássicas para um Sauternes. Não dá para reclamar da vida! (Denis nos deu a dica de que, atualmente em Bordeaux, a moda é harmonizar os Sauternes com presunto Pata Negra ou com comida asiática com pronunciado gengibre). Proveniente de um vinhedo de 20ha em Barsac, cujo terroir lhe proporciona um excelente equilíbrio entre riqueza e acidez.

  • Château Reynon Sauvignon Blanc 2006: 100% Sauvignon Blanc, com 13,5% de álcool, é um vinho que prima pela elegância! Todo equilibrado (aliás, Denis nos disse que o equilíbrio é o que ele sempre busca imprimir a seus vinhos), complexo, totalmente seco, sua sutileza foi uma experiência toda nova para quem, como eu, está acostumado com a exuberãncia dos vinhos do Novo Mundo! Este vinho e o vinho a seguir, foram servidos em dupla para que escolhêssemos a melhor harmonização com uma bavarois de ervilha com camarões.

  • Clos Floridene Blanc 2006: um Graves, corte de Semillon, Sauvignon Blanc e um pouco de Muscadet, com 12,5% de álcool, é um vinho com aromas de frutas cítricas e tostados e que apresenta uma excelente acidez. Mas, dentre este e o Château Reynon, preferi a sutileza e a seca acidez do segundo para acompanhar os camarões!

  • Clos Floridene Rouge 2004: outro Graves, corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, com moderados 12,5% de álcool, é um vinho com aromas complexos e intensos, que foi o contraponto ideal para o cordeiro do chef Roland Villard.

  • Château Doisy-Daëne 2005: o almoço foi finalizado com mais um Sauternes, para acompanhar a sobremesa. Foi a cerejinha do almoço! Se o Château Cantegril já era maravilhoso, a gente fica sem adjetivos para descrever as sensações que esse mega-Sauternes nos proporcionou! O doce do vinho perfeitamente equilibrado com a acidez, um veludo na boca, e aromas de pêssego, cítricos e mel.

    Bem, só resta agradecer a um monte de gente: ao Denis, pelos maravilhosos vinhos; ao Roland Villar, pela perfeita harmonização com seus pratos bonitos e deliciosos; à Casa Flora e à Porto a Porto pela tarde inesquecível e à Cristina Neves, organizadora do evento, pelo gentil convite!

    Oscar Daudt
  • Os vinhos
    Château Reynon Rosé 2006 Château Cantegril Sauternes 2005 Château Reynon Sauvignon Blanc 2006
    Château Floridene Graves Branco 2006 Château Floridene Graves Tinto 2004 Château Doisy-Daëne Sauternes 2005
    Domaines Denis Dubourdieu
    Essas fotos, infelizmente, não foram feitas por mim, mas sim retiradas do site da Dubourdieu. Mas dão uma boa idéia da dimensão dos Domaines
    Château Reynon Château Cantegril Château Doisy-Daëne
    Clos Floridene Château Haura Mapa de localização dos Châteaux
    Denis Dubourdieu
    O enólogo e proprietário A tradução simultânea - nota 10, por sinal - foi feita por Jeanne Marioton Cristina Neves apresentou Denis
     
    Com Paulo Decat, vice-presidente da ABS, e Roberto Rodrigues, diretor O enólogo e eu  
    O almoço do chef Roland Villard
    Roland Villard Foie gras sobre torta de maçã e palmito Bavarois de ervilha com camarão marinado
    Costeleta de cordeiro com cannelloni de beringela Quenelle de queijo azul marinado com Sauternes Allumette folheado de mousse de baunilha com sorbet de manga
       
    O cardápio do almoço    
    Os convidados
    A cúpula da ABS: Célio Alzer, João Fontes, Euclides Penedo Borges (presidente) e Paulo Decat (vice-presidente) Homero (diretor da SBAV) e Jô Sodré (vice-presidente da Confraria Amigas do Vinho) Ricardo (diretor da ABS) e Lucília Farias (monitora)
    Sônia Góes (colunista da Tribuna da Imprensa) e Reinaldo Paes Barreto (diretor do Jornal do Brasil)
    Os sommeliers Paulo Nicolay e Marcos Lima O cor do rosé era realmente marcante!
    Lívia Salgado e Roberto Rodrigues (diretor da ABS) O consultor Mike Taylor e jornalista Danúsia Bárbara Valdiney Ferreira, da L'Orangerie, e André Pereira, da Candy
    Marcelo Copello e Homero Sodré, diretores da SBAV Jeanne Marioton e o chef Joel Guérin Rodrigo de Oliveira, da Porto a Porto, Rafael Cabral, da Lidador, e Valdiney
    Cristina Neves, promotora do evento, e Fernando Correia, proprietário da Porto a Porto O artista plástico Armando Romanelli e Luci Lucília e Célio
    Adilson Carvalhal Junior, proprietário da Casa Flora, e Carminha Rajzman Floris Boyen, do Copacabana Palace, e Danilo, sommelier da Churrascaria Palace Danúsia e Lívia
    Eu e Reinaldo Luci e Cristina Euclides e Paulo
    Roland Villar e Jô Sodré Floris, Roland e Marcos
    Jeanne, Ricardo e Lucília Sônia Góes Cristina e eu
    Visão geral do almoço