Retorna ao índice de entrevistas
Entrevista com a Amiga do Vinho Jackie Barroso
Caros enoamigos,

Entrevistar amigos queridos é difícil, muito difícil, mais ainda quando você vê talento e inteligência associados com bom humor, frescor, dinamismo, e o mais importante: caráter. Com vocês, a minha AMIGA DO VINHO: Jackie Barroso!

Cheers!

Enoabraços,

Mike
Mike Taylor Jackie Barroso
Vinho. Por quê? Quando começou seu interesse? Eu já apreciava a bebida há muito tempo. Sempre procurei experimentar rótulos novos, mas sem maiores pretensões, e junto lia alguns livros básicos. Foi quando minha amiga Paula Barroso (que também é uma grande enófila), me disse que um amigo dela, Guilherme Studart (o qual eu ainda não conhecia), falou que nós deveríamos fazer um curso na ABS. Eu nunca tinha ouvido falar da ABS. Achei a glória! No dia seguinte liguei para me informar e, posteriormente, fiz a minha inscrição no curso básico.

Já na primeira aula, que foi ministrada por Ricardo Farias, fiquei simplesmente encantada com o tema e a bagagem histórica. Foi paixão das fortes, do coração palpitar. Na segunda aula, completamente apaixonada, tive certeza que além de estar enamorada, queria me casar...(risos)!!!

Então concluí meu curso básico e parti para o avançado, com a determinação de migrar da minha profissão para o mundo vinho. E aqui estou!!!
Qual é a sua formação? Administradora de Empresas.
Como vê a indústria de Alimentos e Bebidas no Rio de Janeiro? Atualmente, a concorrência é enorme em todas as áreas. A cada dia surgem marcas novas de todos os cantos do mundo. O consumidor tem a oportunidade de escolhas diversas conforme seu gosto e bolso. A concorrência é positiva e produtiva, aliás, é um desafio de cada empresa e sua equipe conseguir destacar-se no mercado, e o mais importante, se manter e não ser engolido. Isso não é fácil. É necessario ter uma estratégia comercial/logística/marketing bem estruturada de conquista e permanência, aliada a produtos de qualidade e preços reais.

A equipe de vendedores é um fator de extrema importância para atingir o objetivo, pois são eles a "cara" de uma empresa.

Na minha opinião, as importadoras/vinícolas/lojas especializadas deviam treinar mais suas equipes de vendas. Não só treinar para que tenham pelo menos um conhecimento à altura dos produtos que vendem, assim como treinamento de venda/atendimento. Saber os diferentes tipos de abordagem, de conquista, de demonstração de segurança, confiança e profissionalismo. O vendedor tem que conhecer, acreditar e admirar realmente o que ele vende, para garantir o sucesso do objetivo final. Tem que ter diferencial no atendimento, tem que primar pela excelência.

Vejo hoje uma "dança" de vendedores nas importadoras/vinícolas muito grande...

Muitos vendedores têm grande capacidade de desenvolver um belíssimo trabalho, mas infelizmente não são aproveitados. É claro que estou falando de profissionais competentes e comprometidos.
Um dos seus objetivos é ser sommelier profissional. Qual será seu limite? Sim, estou fazendo o curso profissionalizante da ABS. Tenho muitos planos e diversos objetivos a serem atingidos, dentre eles aprimorar-me cada vez mais. Este curso é para mim como se fosse o meu mestrado.

Você me pergunta qual será o meu limite? Acredito que para o aprendizado, conhecimento e aperfeiçoamento, não há limites.
Ser mulher no mundo masculino do vinho, lhe abriu portas? Por quê? Muitos pensam que por ser mulher é mais facil vender. Este é um ledo engano!! É exatamente ao contrário, pelo menos no meu caso.

Quando comecei a minha carreira profissional de vendedora, tive inúmeros obstáculos por ser mulher. A grande maioria dos compradores era masculina e quando me viam entrar nos seus estabelecimentos, não entendiam o que uma mulher bem educada, que sabe falar, bem vestida, e bem-apessoada, estava fazendo ali, vendendo vinho. Isso não é sério, essa mulher só vai nos visitar uma vez e nunca mais vai aparecer, diziam...

Já passei por uma situação limite: fui expulsa da loja de um cliente...

Eles estavam errados em seus julgamentos em relação a minha pessoa. Com determinação e persistência, fui e venci todo tipo de preconceitos e desfiz a imagem que alguns deles tinham...

Hoje acontece o contrário, são eles que querem ser atendidos por mim e ainda dizem que sou uma das melhores vendedoras do Rio de Janeiro... Pode uma coisa dessas? (risos)

Acho que você pode imaginar o meu orgulho e realização profissional e pessoal...
Você foi fundadora das Amigas do Vinho. Como vê essa confraria? Mike, muito obrigada por essa pergunta, você nunca se esquece disso.

Sim, eu e Maria Lúcia Rodrigues, fundamos as Amigas do Vinho em 2 de agosto de 2004. Foi muito legal ter fundado essa confraria com o intuito de aproximar as mulheres do vinho.

Com o meu crescimento profissional, fiquei assoberbada de compromissos e o tempo com minha família comprometido, uma vez que eu tinha que me ausentar do lar algumas noites.

A confraria estava em plena expansão, tínhamos nosso espaço e reconhecimento, e esse processo exigia mais dedicação da minha parte. Ao mesmo tempo, a minha carreira estava também em franca expansão e devia pensar em mim mesma. Comecei a analisar o meu momento e cheguei à conclusão que, infelizmente, não dava para fazermos tudo ao mesmo tempo e que eu teria que fazer escolhas...

Então resolvi me desligar da confraria e Maria Lúcia teve a idéia de convidar Jô Sodré para acompanhá-la nessa jornada. Digo que não poderia ter outra mulher/enófila mais bem preparada para tal função.

Vejo as Amigas do Vinho como um filho que vemos crescer e se desenvolver à distância. Estou muito feliz e orgulhosa delas, devido ao grande trabalho de divulgação e dedicação de Maria Lúcia e de Jô Sodré. Hoje as Amigas do Vinho têm representantes em várias das cidades mais importantes do país.
Como vê os cursos de vinhos da ABS? A ABS, sem dúvida nenhuma, é a maior formadora de opinião do Rio de Janeiro. Instituição de respeito e credibilidade nacional e internacional.

Vejo seus cursos bem diversificados e com pessoas totalmente comprometidas.
Como vê os cursos de vinhos fora da ABS? Existem vários cursos de vinhos hoje oferecidos além dos da ABS. São cursos esclarecedores e de muita valia para agregar o crescimento e a divulgação desse tema tão precioso, encantador e vivo que é o vinho.

Os seus cursos, Mike, por exemplo, são de uma didática irreparável. O seu preciosismo e como você passa o seu conhecimento e divulga o vinho é feito de uma forma muito diferente e louvável. É de extrema importância o seu trabalho para a crescente demanda "sedenta" de conhecimento sobre vinhos tanto na nossa cidade quanto em São Paulo.

Além de tudo isso, você agrega pessoas e desse seu trabalho, várias amizades e negócios foram concretizados. Pois você vê também no vinho "Networking".
Como gostaria de ver as mulheres dentro do mercado? Mundialmente falando, as mulheres se destacam cada vez mais no mercado. Inúmeras delas tem cargos de altíssimo escalão, desenvolvendo diversos trabalhos com muita maestria e competência. Somos criteriosas e firmes.

Nao é a toa que são mulheres as que fazem a seleção das uvas nas esteiras das vinícolas.

Temos jornadas diversas, temos a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e muitas coisas dependem de nós. Inclusive somos nós que trazemos a espécie ao mundo. Gostaria ver as mulheres com mais reconhecimento...
Metas de venda: quais são as suas? Minha meta de venda é diretamente proporcional à minha dedicação e ao meu atendimento diferenciado, ou seja, meu objetivo é ultrapassá-la sempre que possível...
Apesar de ser considerada como a melhor vendedora no mercado carioca, você usa o conceito de sinergia com outras mulheres. Não tem medo de uma potencial concorrência? Como disse anteriormente, acho a concorrência positiva e produtiva.

Para uma profissional dedicada e totalmente comprometida com seu trabalho e desafios, a concorrência é instigante...

Acredito no trabalho de equipe. Tem espaço para todos a partir do momento que sejamos sérios, honestos e de grande ética profissional. No nosso universo, se houvesse mais camaradagem e união, tenho certeza que o sucesso de todos nós seria maior.

Tenho um projeto em andamento exatamente com esse objetivo e voltado para mulheres. Não tenho medo da concorrência, pelo contrário, precisamos de união para nos potencializarmos.

Por exemplo, muitos clientes me pedem o telefone do vendedor da concorrência ou me consultam sobre quem vende tal vinho. O que eu faço? Passo os dados com enorme prazer!

Como diz Maria Lúcia Rodrigues: "No céu do vinho cabem todas as estrelas!"
Uma mulher da indústria que admire e por quê? Pode ser enóloga, empresária, etc... Admiro Susana Balbo. Seu trabalho é feito de forma honesta, dedicada e com muita paixão. Identifico-me com o seu modo "batalhador" e coeso de dirigir a sua empresa e a dedicação a sua família.
Um homem da indústria que admire e por quê? Pode ser enólogo, empresário, etc... Admiro José Grimberg, empresário. Este que é um apaixonado por vinhos e que vem se destacando no mercado, e com a sua 3ª loja. Empresário que me deu o primeiro emprego, que acreditou e confiou em mim... Para quem não sabe, José Grimberg é dono, juntamente com seu filho André, das franquias das lojas Expand do centro da cidade e Niterói.
Um vinho inesquecível, e por quê? Torrontés Etchart Privado. Eu ainda não apreciava vinho branco e este foi servido no curso básico da ABS. Quando levei a taça ao nariz e senti todos aqueles aromas deliciosos de frutas frescas e flor, pensei: "Que coisa gostosa, que delícia de cheiros" (ainda não eram aromas, estava aprendendo... risos).

Quando bebi o vinho, foi uma explosão de sentidos. A partir daquele momento passei a apreciar vinho branco e vê-lo de uma outra forma.

Comecei a comprar vinho branco e tinha sempre em casa esse Torrontés Etchart Privado.
Defina vinho, por favor. Vinho é bastante complexo. Além da definição clássica de que é uma bebida hidroalcoólica obtida a partir da fermentação do mosto de uvas viníferas frescas, vinho para mim tem várias definições, dentre elas:

  • Vinho é paixao
  • Vinho é vida
  • Vinho é desafio
  • Vinho é amizade
  • Vinho é trabalho árduo
  • Vinho é respeito a natureza
  • Vinho é realização
  •