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Entrevista com o jornalista Gilberto Scofield Jr.
Gilberto Scofield é brasileiro, correspondente de "O Globo" na China, autor do livro "Um brasileiro na China" (Editora Ediouro) e membro do Forum de Eno-Gastronomia.

O jornalista tem um blog, muito interessante: Diários de um ocidental no coração da Ásia (http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/).
Mike Taylor Gilberto Scofield Jr.
Por que a China? Quais foram os motivos que levaram você ao país da Grande Muralha? Bem, ser correspondente na China foi, na verdade, um convite do diretor de redação do Globo, Rodolfo Fernandes. Ele me abordou, ainda em 2003, querendo saber o que eu achava de ser um correspondente fixo do jornal na China. Eu confesso que é um desses convites que não dá para recusar.

A China é hoje o lugar para se estar. Transformou-se no terceiro maior parceiro comercial do Brasil em apenas seis anos. Trata-se do país sobre o qual todos falam, que mais consome matérias-primas no mundo, etc. etc. etc. E eu pensei: por que não? Estou aqui há três anos.
Como vê essa convivência da releitura do comunismo maoísta com o consumo de bens e acumulação capitalista na China de hoje? É um dilema definido pelos próprios chineses como "socialismo de mercado com características chinesas". Na verdade, é um tufão que engolfa com suas contradições 30 anos de comunismo puro. Não sei bem se os próprios chineses entendem a magnitude das mudanças que ocorrem por aqui.
Gastronomia na China: poderia nos descrever a China atual através da sua culinária?
  • Da culinária de Sichuan: pratos apimentados e misturas exóticas
  • De Guangdong, pratos agridoces, raiz de lírio, aipo e macadâmias sautée
  • De Yunnan, o vinho de meizi e seus cogumelos...
  • Vinhos: o chinês está sendo seduzido pelo Deus Baco? Está sim. Inclusive o consumo de vinho é um sinal exterior de riqueza. O consumo de vinho explode na China emergente.
    O vinho é coisa "snob" na China? Totalmente. Mas vai aos poucos ficando mais popular à medida em que a própria produção chinesa cresce. Mas consumir vinho é, fundamentalmente, uma coisa de rico na China hoje.
    Vinhos caros: indicador de quê na China? Indicador de emergência social (no sentido de subir na escala, claro). Os ricos japoneses e cingapurianos que hoje torcem o nariz para os chineses - "um povo que mistura vinho com Coca-cola nas boates", segundo alguns estrangeiros - têm que engolir o fato de que a China se transformou, hoje, no maior produtor e consumidor de vinho da Ásia em volumes.

    Segundo estatísticas da inglesa International Wine and Spirit Record (IWSR), levando em consideração números de 2004, a China produziu naquele ano 3,7 milhões de hectolitros de vinho para um consumo de 3,8 milhões de hectolitros. O vinho produzido na China - e dominado pelas empresas Great Wall, Dragon Seal e Dinasty - ainda representa 98% do mercado, mas os estrangeiros, especialmente australianos e franceses, começam a abocanhar uma fatia maior a cada ano.

    A razão, segundo um comerciante de uma grande rede de varejo que não quis se identificar, é simples: "Os vinhos chineses ainda vão levar anos para se equiparar, em qualidade, aos mais fracos vinhos de países como França e Itália. O que significa que, mesmo o pior vinho italiano, francês, australiano ou chileno, na China, é um néctar se comparado com a produção local. O crescimento do consumo na China vem num momento em que os supersubsidiados produtores europeus estão com seus estoques altíssimos. O resultado é uma enxurrada de vinho europeu ruim na China".
    A China pretende elaborar grandes vinhos? Onde? Pode indicar novas regiões? O conhecimento de vinho dos chineses ainda não chegou ao ponto de recusar a novidade (os cursos de vinhos que se espalham por Pequim mostram bem esta febre). E estimulam projeções vigorosas. Segundo a IWSR, o consumo de vinhos e espumantes vai crescer 48% até 2010 na China, chegando a 9,2 milhões de hectolitros. Ou 4% do consumo mundial. A Baía de Bohai, 250 quilômetros a leste de Pequim, tem sido uma região muito procurada por produtores de vinho chineses e estrangeiros.
    Um nome promissor na vitivinicultura chinesa? Bodega Langes é um cabernet sauvignon excepcional, produzido por Gernot Langes-Swarovski nesta região que eu falei para vocês. O vinho não é vendido em supermercados, como a maioria dos vinhos chineses, mas somente por telefone. Eu provei na casa de uns amigos e é absolutamente superior. A marca em chinês é Changyu e o vinho já é considerado o melhor do país, entre chineses e estrangeiros. De qualquer forma, segundo os especialistas, 90% dos vinhos vendidos na China hoje são considerados de baixa qualidade, o que abre um imenso potencial de mercado para vinhos considerados de razoáveis para cima.
    Harmonizando pratos locais com vinhos chineses ... Poderia indicar pelo menos 4 casos de eno-gastronomia? Não me atrevo. Primeiro, porque a culinária chinesa não prevê a combinação de bebidas com comida. Todos os pratos, segundo os chineses, são melhor degustados com chá, o que transforma a eno-gastronomia chinesa num terreno muito, mas muito movediço.
    Uma situação bizarra que tenha vivido? Seja um prato, uma bebida, etc. O restaurante Guolizhuang que, à primeira vista, parece um restaurante de comida chinesa como todos os outros, não fossem as duas faixas em chinês que decoram a porta principal do lugar. Do lado direito está escrito: "Prove o pênis, converse sobre o pênis". E do lado esquerdo: "Não diga que não existe uma cultura do pênis". De fato, se há um lugar em Pequim onde o pênis é cultuado, este local é o Guolizhuang, especializado em pratos a base de pênis de nove animais: touro, jumento, cão, cobra, cervo, carneiro, búfalo, foca e cavalo.

    Mas que ninguém pense que o lugar tem qualquer conotação gay. Muito pelo contrário. Aberto ano passado por Guo Jian Sheng, um empreendedor de uma família de médicos que seguem a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Guolizhuang é considerado uma espécie de templo gastronômico para quem deseja ter ereções duradouras sem o risco de complicações cardíacas que muitos acreditam correr ao ingerir uma pílula de Viagra. E pode?