Vinícola Cordelier Visita realizada em 21/12/2007, no Vale dos Vinhedos
Estando em Porto Alegre por alguns poucos dias, decidi subir a serra e visitar o Vale dos Vinhedos, à exemplo do que já havia feito no ano anterior. Dessa vez, pensei, farei uma visita à Vinícola Cordelier, a fim de comprar alguns espumantes para o Natal e, também, conhecer pessoalmente Lídio e Natércia Ziero, proprietários da empresa, com quem mantinha contatos apenas por e-mail. Sábia decisão!
A Vinícola Cordelier é uma visita imperdível quando se viaja ao Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Com localização privilegiada, exatamente no início da estrada que corta o Vale, é um empreendimento muito bonito. No térreo, uma ampla loja de vinhos, com balcão de degustação. Nela, a gente encontra toda a extensa linha de vinhos da Cordelier e da Granja União, bem como uísques e cachaças finas.
No segundo andar, um espaçoso e bem decorado restaurante que, felizmente, foge do esquema "frango com polenta", tão comum na serra gaúcha e oferece pratos sofisticados a preços para lá de módicos!
Lídio, gentilmente, convidou-nos para almoçar! E foi um almoço e tanto! Iniciamos pelo Espumante Cordelier Brut, devidamente sabrado pelo anfitrião, e que acompanhou o couvert.
Escolhi, como prato principal, um risoto de tomates secos e espinafre. Com que harmonizar esse prato? As opções eram duas: o Cordelier Reserva Chardonnay e o Cordelier Reserva Merlot!
Achei que o frescor do branco acompanhou melhor o risoto. Como eu tenho uma certa implicância com chardonnays barricados, que escondem a fruta, fiquei como pinto no lixo com esse vinho fresco que não tinha estágio em barrica, revelando todo o perfume da casta. Mas o Merlot e seu nariz inebriante me chamavam a toda hora. E, na dúvida, terminei harmonizando com os dois vinhos!
A sobremesa foi surpreendente: sorvete de creme com calda de feijão! Claro que a primeira reação é intuitiva: dá vontade de dizer que você tem problemas de diabetes e recusar! Mas recuperado do susto, experimentei. E não é que era uma delícia! Felizmente, a 1ª Viagem do EnoEventos, em fevereiro, tem um jantar planejado na Cordelier! Com certeza vou repetir os vinhos e a sobremesa! Valem a pena!
Gostaria de agradecer, de público, a simpatia de Lídio e Natércia em nos receber com tanto carinho e deferência! Nota 10!