Lançamento do Royal Oporto Extra Dry Evento realizado na sede da SBAV, em 29/11/2007
Como vocês podem imaginar, eu já fui a muitos eventos na minha carreira de enófilo. Todos eles, mesmo os mais simples, sempre guardavam aquela pompa e circunstância, que parecem ser inerentes ao mundo dos vinhos.
Até agora... A Importadora Barrinhas e a Real Companhia Velha quebraram os paradigmas e ofereceram um evento sensacional!
O primeiro paradigma a ser quebrado já estava na própria essência do lançamento. A Real Companhia estava apresentando um Vinho do Porto, o Royal Oporto Extra Dry, e o convite exibia um copo do tipo long-drink, com gelo e uma fatia de laranja! Na verdade, o lançamento não era do vinho, mas sim do drink, que foi desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro, com o objetivo de conquistar um público mais jovem!
A festa, conforme falei, foi sensacional, em todos os aspectos! Diversos estandes, atendidos por barmen meio malabaristas, serviam os drinks, em variadas apresentações. Eu experimentei um Porto com gelo de laranja e folhas de hortelã. Na verdade, eu experimentei três vezes para me certificar de que havia gostado... Tudo a ver com o verão! E até os mais puristas se davam bem, pois o Royal Oporto podia ser bebido tipo cowboy! Mas em copos, não em taças. Para esses, vale até a pena descrever que esse vinho é feito com as castas Malvasia Fina, Donzelinho Branco, Viosinho, Gouveio e Esgana-cão e que tem um teor alcoólico de 19%.
Os canapés, variados e deliciosos, passavam a toda a hora. E olha que o evento durou de 18:30h até às 23:30h! Foram 5 horas ininterruptas de serviço impecável! O cenário da SBAV, que todo o mundo já conhece, com aquela vista deslumbrante da Enseada de Botafogo, estava ainda mais bonito com a decoração caprichada, com muitas flores e esculturas de gelo fantásticas, que a toda a hora mudavam de cor, graças à uma iluminação primorosa. E tinha até caricaturistas de plantão para fazer o retrato dos convidados!
De repente, frisson generalizado, todos os convidados ficaram lindinhos. Era Hebe Camargo que adentrava o salão em busca de um Royal Oporto. Muita tietagem, Hebe não conseguia nem se mexer de tanta gente em volta, mas mantinha o sorriso simpático!
A música embalava a animação geral! E os drinks também! Foi realmente uma grande festa! Um investimento de respeito! Inclusive com a presença do presidente da Real Companhia Velha, Pedro Silva Reis, também sempre disposto a agradar os convidados.
Para quem não teve a oportunidade de provar, o Royal Oporto está sendo vendido nos supermercados e lojas de vinho a 49 reais em uma embalagem promocional com as receitas dos drinks e dois copos especiais para apreciá-los! Um ótimo presente de Natal!
O Cláudio Moreira, da Barrinhas e o Pedro Silva Reis, da Real Companhia Velha merecem o nosso aplauso. Realmente, botaram prá quebrar! Os eventos de vinho no Rio de Janeiro nunca mais serão os mesmos!
Oscar Daudt
Royal Oporto Extra Dry ...e as esculturas de gelo
Pedro Silva Reis Presidente da Real Companhia Velha
Pedro e o Royal Oporto
Com Márcia Rocha, da Importadora Barrinhas
Com a Confraria das Amigas do Vinho
Hebe Camargo Referência na televisão brasileira
Com Teresa Jóia
Com Marlene Santos
Com Teresa Jóia e Márcia Rocha
Os barmen ... e a decoração dos bares
O retratista
Os convidados
Claúdio Moreira, diretor da Importadora Barrinhas, e as Amigas do Vinho
Tarcísio Passos, como o diabo gosta...
... e agora, Cláudio Pinto, dos Supermercados Zona Sul
Homero Sodré, diretor da SBAV, com Janani Vilela e Ana Cristina Afonso
Lúcia Canetti, Hélio Kaiserman e Fátima, da Importadora Barrinhas
Vera, Manuel, Délcio (da Churrascaria Tourão) e Juliani (da Barra Grill)
Amauri Moreira e Ângela Santi
Janete e Simone
Jô e Homero Sodré
Kátia, Sandra, Teresa e Cecília
Tarcísio, Ronildo e Guedes
Tarcísio, entre Juliani e Vera, da Churrascaria Barra Grill