Retorna à página inicial
Apresentação da Vila Galé e da Casa de Santa Vitória
Evento ocorrido no Consulado Português no Rio de Janeiro, em 22/11/2007
O Vila Galé é um grupo português que possui diversos hotéis em Portugal, na Ilha da Madeira e no Brasil. Aqui no Brasil, os hotéis estão localizados em Fortaleza, Salvador e na Praia de Guarajuba, em Camaçari, Bahia.

Além dos empreendimentos hoteleiros, o Vila Galé também é proprietário da Casa de Santa Vitória, uma vinícola alentejana, bem nossa conhecida, pois tem seus vinhos importados no Brasil pela Reloco.

No dia 22/11/2007, as portas do Consulado de Portugal, na rua São Clemente, em Botafogo, abriram-se para receber não só os enófilos cariocas, como também boa parte do setor de turismo carioca, num evento bastante eclético.

O evento foi comandado por Jorge Rebello de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, que apresentou os projetos brasileiros no setor de turismo.

E, logo a seguir, o que nos interessa, tivemos uma degustação dos vinhos da Casa de Santa Vitória, dirigida por seu enólogo, Bernardo Cabral. Foram os seguintes os vinhos degustados:

  • Versátil Branco 2006: um refrescante corte de Arinto, Antão Vaz e Roupeiro, com 12,5% de álcool
  • Casa de Santa Vitória Branco 2006: delicioso corte de Arinto, Antão Vaz e, olhem só, Chardonnay! Com 13% de álcool, muito frescor e intensos aromas frutados, excelente para nosso verão!
  • Versátil Tinto 2006: um corte de Trincadeira e Aragonez, com 13,5% de álcool, muito, muito frutado, foi considerado pelo Roberto Rodrigues uma das melhores relações custo x benefício que o Alentejo nos manda! Por falar nele, postei em nosso blog uma matéria sobre esse vinho, há uma semana atrás contando que a Wine Spectator havia concedido 87 pontos para ele. Isso tudo para um vinho que a Reloco vende por apenas 29 reais!
  • Casa de Santa Vitória Reserva Tinto 2004: feito com Touriga Nacional, Alfrocheiro e Syrah, com 14% de álcool, é bastante equilibrado. Juliani, a sommelier do Barra Grill, que estava a meu lado, definiu com muita propriedade, que achava que estava bebendo geléia de amoras! Bem persistente!
  • Inevitável 2004: um vinho de Touriga Nacional e Merlot, com 14% de álcool, foi a estrela da noite. Maravilhoso! Bastante encorpado, com muita fruta madura, uma madeira bem integrada ao conjunto, algumas especiarias e tostados. Um vinho que harmonizou, à perfeição, com os requintados salões do Consulado de Portugal!

    Oscar Daudt
  • Os vinhos
    Versátil Tinto 2006 Vejam só que interessante! Quando se vira o Versátil de ponta-cabeça, ele continua a exibir figuras normais no rótulo. É a garrafa ideal para quem exagerou na dose e não sabe mais onde é o gargalo! Casa de Santa Vitória Rosé 2006
    Esse rosé eu gosto muito! Infelizmente não foi degustado no evento...
    O fantástico Inevitável 2004 Esses 2 vinhos, o Monte de Vilar e o Duque de Beja, eu não conhecia, não foram degustados, a Reloco não importa e o site da Casa de Santa Vitória não fala sobre eles. São um mistério...
    A apresentação da Vila Galé
    Jorge Rebello de Almeida A platéia
    O enólogo
    Bernardo Cabral O enólogo e o consultor de enogastronomia Mike Taylor
    O consulado de Portugal
    Os convidados
    Joubert, Márcia e Leila Roberto, Paula e Mike Denise Albuquerque e Paulo Nicolay
    Denise e Marcos Alves Humberto Cárcamo, da Reloco Vera e Juliani, do Barra Grill
    Jô Sodré, vice-presidente da Confraria das Amigas do Vinho Fábio Afonso e Emerson Paulo Prado e Mike
    Mike, Márcia, Joubert, Leila, Roberto e Madeleine Vera, Juliani, Marcos, Denise e eu Leila, Mike, Joubert e Márcia
    Homero e Jô Sodré Fábio e eu O salão de degustação