 | Excelentes essas degustações promovidas pelo Jornal Vinho & Cia visando a harmonização de pratos selecionados com variados vinhos! A coisa funciona da seguinte maneira: o cardápio de pratos a serem harmonizados, de um determinado restaurante, é submetido a vinícolas nacionais e importadoras, que escolhem os vinhos que eles avaliam serem a melhor combinação. Os vinhos escolhidos são enviados ao jornal que organiza, então, com destacados enófilos, um jantar-harmonização no restaurante da vez.
Acostumado a realizar essas provas em São Paulo, essa foi a primeira vez que Régis Oliveira, editor do jornal, realiza esse tipo de evento no Rio de Janeiro, dentro de um projeto de regionalização que inclui também a minha querida Porto Alegre. E a prova foi realizada no restaurante Don Camillo, na Av. Atlântica, em Copacabana, um típico restaurante italiano, com direito a um conjunto musical de fazer chegar às lágrimas os oriundi!
O tema escolhido foram as massas e os pratos a harmonizar eram:
Farfalle al salmonePenne con pomodorinoLasagna di funghi misti
Para cada prato, havia a pré-seleção de 9 vinhos, o que totalizava a inacreditável quantidade de 27 vinhos a degustar! | Felizmente, Régis teve o bom-senso de dividir os degustadores em 3 grupos, cabendo a cada um a tarefa de avaliar a harmonização de 3 vinhos, às cegas, para cada prato. Os escolhidos de cada grupo eram, então, degustados pelos demais grupos, para então se fazer a votação final!
Foi um esquema muito interessante e os degustadores, ao final, estavam com uma curiosidade quase infantil de saber quais os vinhos haviam sido eleitos! Mas isso eu não posso contar, pois o resultado será matéria da próxima edição do Jornal Vinho & Cia. O que eu posso contar, no entanto, é que esses mesmos 3 pratos e os melhores 3 vinhos para cada um estarão, em breve, em um festival enogastronômico no Don Camillo, até o dia 15 de junho próximo! Aproveitem!
Oscar Daudt |