 |
 |
 Tela inicial |
Festival de Gastronomia Catalana Jantar harmonizado da Chek Karen Couto, realizado no Caesar Park Ipanema Hotel 08/04/2008 |
 | O restaurante El Bulli pode não ser o melhor restaurante do mundo, mas com certeza é o mais badalado! A criativa cozinha molecular do chef Ferran Adrià é assunto obrigatório de todos os gourmets.
Pois o Festival de Gastronomia Catalana, que acontece de 09/04 a 11/04, no Caesar Park Ipanema Hotel, é comandado pela Chef Karen Couto, que trabalha no El Bulli Catering, em Barcelona. Ela nos mostrou, no jantar de lançamento do festival, que aprendeu direitinho com seu chefe a arte de contrastar sabores, texturas e temperaturas.
Foram apresentadas criações insólitas, inesperadas e, principalmente, deliciosas, que foram harmonizadas com vinhos espanhóis da Catalunha, todos da Importadora Mistral.
As boas-vindas eram dadas com uma Cava Jané Ventura Brut Nature que acompanhava as surpreendentes Azeitonas esferificadas (Como pode uma simples azeitona ser surpreendente? Pode sim, confiram abaixo na descrição da guloseima!) e as Croquetas liqüidas.
Já sentados à mesa, as demais tapas foram acompanhadas do delicioso e refrescante Castell del Remei Blanc Panell 2006, de Costers del Segre, um corte de Macabeo e Sauvignon Blanc, cujo nariz era o arquétipo dessa última, com toques frutados e florais exuberantes.
Quando foram servidos o Empedrat de Bacalhau e, em seguida, o Lagostim com Alcachofras ao Romesco, vieram acompanhados do branco Jané Ventura 2005, um corte de Xarel-lo (85%), Muscat (10%) e Subirat Parent (5%), sem frescor, sem acidez, com fortes aromas resinados. Eu preferi continuar com o Blanc Panell.
E o prato principal, que associava Frango com Cavaquinha, foi servido com o excelente tinto Costers del Segre Gotim Bru Crianza 2003, mas que de forma alguma harmonizava com o prato. O que eu fiz? Continuei com o Blanc Panell e me dei muito bem!
As sobremesas foram harmonizadas com um Julian Chivite Gran Feudo Blanco Dulce Natural 2006 e com o Moscatel J. Robert. Nota 1000 para o Gran Feudo! | As porções eram, com honrosas exceções, microscópicas. Mas eram tantas as tapas, os pratos e as sobremesas que seria impossível alguém sair de lá direto para a lanchonete da esquina. Na verdade, eu queria era ver alguém dar conta de tudo!
Ao final, chamada ao salão pelo grande Chef José Hugo Celidônio, Karen foi ovacionada. Mais do que isso, foi tietada, com tratamento de super-star. Mereceu!
Oscar Daudt |
|