 |
 |
 Tela inicial |
Le Saveurs Special Chef Massimo Bottura Evento realizado no restaurante Le Pré-Catelan, em 30/04/2008 |
Eventos correlatos |
Le Pré-Catelan |
 | Massimo Bottura é o chef da Osteria La Francescana, de Modena, Emilia-Romagna, agraciado com duas cobiçadas estrelas do Guia Michelin. Pois esse consagrado chef comandou um fabuloso festival no restaurante Le Pré-Catelan, no Hotel Sofitel, em Copacabana, nos dias 29 e 30/04/2008.
Quem foi, vai ter história para contar para os netos; quem perdeu, só terá a lamentar, pois foi um exercício de gastronomia criativo, surpreendente e... delicioso! Aqui entre nós, bem caro! Mas quem disse que os prazeres da vida vêm com etiqueta de supermercado?
Nesse jantar, os vinhos foram meros coadjuvantes do chef Massimo. Vale mais a pena falar dos pratos. O jantar de 8 (sic) etapas iniciou com uma entrada que confundia os neurônios: aquilo era entrada mesmo, ou era uma sobremesa que os garçons haviam servido na hora errada? Doce, bem doce, eu preferiria ter deixado o Crocante da Favas de Chocolate para o final!
Mas logo em seguida, as coisas retomaram seu rumo com um picolé! Foi o ponto alto da noite, uma maravilhosa Terrine de foie gras, servida no palito, como um Chica-bon, com crosta de amêndoas e avelãs e recheada com aceto balsâmico! Não fosse o chef Massimo de Modena. Como se diz na minha terra, tri-gostoso. Eu quase pedi o cafezinho e a conta, pois a noite já estava ganha!
E enquanto as papilas ainda aplaudiam em minha boca, eis que aparece a Torta de alho-poró! Covardia, pois esse é meu prato preferido há mais de 20 anos... Só que de torta, não tinha nada, mas nem precisava, já que vinha acompanhada com generosas lascas de trufas negras. Um maná! | A próxima obra do chef veio numa taça de sundae: Pasta e feijão, um tipo caldinho de feijão branco com macarrão de parmigiano! Só comendo para entender...
A etapa seguinte parece ter sido um novo curto-circuito na cabeça dos garçons. O Risoto com abóbora era tão doce que me lembrou daquele livro do Julio Cortázar, o Jogo da Amarelinha: assim como os capítulos, a seqüência dos pratos deveria ser remontada ao gosto do freguês! Eu, por exemplo, colocaria tudo o que era doce ao final!
Mas eu perdoei todos os deslizes açucarados quando chegou a carne Denorex, aquela que parece grelhada, mas não é grelhada! Maravilhosa, macia, suculenta...
A Água de Abacaxi com Espuma de Sálvia veio para limpar a boca e prepará-la para o exuberante Mil folhas de chocolate e café que, embora não tivesse folha nenhuma, era uma explosão de sabores maravilhosos! Nota 10!
Oscar Daudt |
|