 |
 |
 Tela inicial |
Almoço com Alvaro Palacios Realizado no restaurante Gero, em 06/05/2008 |
Eventos correlatos |
Espanha Mistral |
 | Não é todos os dias que se tem a oportunidade de almoçar com uma lenda viva! Pois foi exatamente isso que me proporcionou o convite da Importadora Mistral para o almoço com o reverenciado Alvaro Palacios, no restaurante Gero, em Ipanema.
Considerando ser uma lenda e respeitado por gregos e troianos, eu fui preparado para encontrar um senhor encanecido, sisudo, modorrento... Que nada! O enólogo é um jovem, muito articulado e tremendamente simpático. E nos brindou, durante todo o almoço com as histórias de seus vinhos. E com direito a prática, é claro, pois nem só de teoria vive o homem!
E já que o assunto é lenda, vou contar uma sobre as origens do Priorato: dizem que um camponês teve uma visão de anjos que subiam e desciam uma escada para o céu. O rei Alfonso II impressionou-se tanto com o relato que decidiu construir um monastério no exato local do milagre, o qual foi inaugurado em 1163 e ficou conhecido como Scala Dei (Escada de Deus). E o nome da região deriva dos domínios do monge-prior.
Discutindo essa história com Álvaro, ele contou que, de seus vinhedos, de vez em quando pode ver raios de sol por entre as nuvens que iluminam exatamente as ruínas do monastério e, conseqüentemente, essa deve ser a explicação para o que viu o tal camponês (que, por certo, devia estar prá lá de Marrakech...).
Voltando ao mundo real, até 1990, o Priorato era uma região desconhecida, quando alguns enólogos visionários - dentre eles, o Alvaro - reconheceram seu potencial para a produção de vinhos de altíssima qualidade e se mudaram para lá de mala e cuia. | Em poucos anos, o Priorato virou a vedete da Espanha e seus vinhos complexos, longevos e concentrados, à base de Garnacha, são o objeto do desejo dos enófilos do mundo inteiro.
E o Alvaro elabora dois dos mais cobiçados vinhos dessa região: o L'Ermita (100% Garnacha) e o Finca Dofí, o qual tivemos a alegria de degustar durante o almoço, junto com o saboroso, frutado e acessível Les Terrasses 2005.
Mas nem só de Priorato vive a família Palacios: da bodega original, em Rioja, provamos o excelente Propriedad 2005, e da bodega de seu irmão, a Descendientes de J. Palacios, localizada na região de Bierzo, o estupendo San Martin Corullón 2001. Eu nem disse nada para não despertar a inveja entre os irmãos, mas cá entre nós, embora eu seja fissurado por um Priorato, gostei mais desse Bierzo!
Oscar Daudt |
|